terça-feira, 27 de outubro de 2009

ARLS RAZÃO E FORÇA Nº 1997 DO GOB-MS, INICIA SEIS NOVOS IRMÃOS

A ARLS Razão e Força nº 1997, do GOB-MS, Oriente de Porto Murtinho/MS realizou duas sessões magnas de Iniciação. No dia 23 e 24 de outubro de 2009, foram iniciados os Irmãos Henrique Maculan Pavesi, Laercio Antonio Polizer, Roberto Julian da Silva Graça, Lucas Henrique Gaiofato Pires, Rodrigo Cleber de Araújo e Robson Jara Areco.

“Porto Murtinho é um município sul-mato-grossense, distante 443 km da capital do Estado - Campo Grande/MS. O município de Porto Murtinho foi criado em 20 de Setembro de 1911, mas comemora seu aniversário no dia 13 de Junho, data que marca sua emancipação Político-administrativa. É considerada a última guardiã do Rio Paraguai, seu nome é uma homenagem a Joaquim Murtinho, presidente do Banco Rio e Mato Grosso.
Porto Murtinho é banhada pelo Rio Paraguai, situado na fronteira com a República do Paraguai. A cidade é conhecida principalmente pelo turismo de pesca. O ecoturismo chegou em Porto Murtinho devido suas belezas naturais e a biodiversidade do Pantanal sul matogrossense.
Possui hotéis especializados em atender o turista, oferece infra - estrutura para pesca esportiva e para o ecoturismo.
A cidade tem um forte elo histórico - cultural, e grande importância nas questões relacionadas aos acontecimentos da Guerra Brasil - Paraguai. É visível e preservado seu patrimônio como as igrejas, antigos casarões, as festas regionais e manifestações culturais. Na região há a reserva indígena dos índios Kadiwéus, população ainda típica do Estado do Mato Grosso do Sul.”

As sessões foram marcadas pela expressiva presença de Irmãos visitantes de diversas Lojas e Orientes, 16 Lojas fizeram-se presentes as sessões e comemorações do acontecimento, em especial lembra o VM José Miranda a Loja Deus, Justiça e Caridade do Oriente de Itapira/SP.
Para os Irmãos da Razão e Força o momento é de grande expectativa, pois a Loja não fazia iniciações há dois anos. Para o VM Irmão José Miranda, esses novos Irmãos vão trazer para os Mestres da Loja um novo desafio que é de preparar esses novos Aprendizes para o mundo maçônico.
O Poderoso Irmão Moises M. Alves, Secretário de Educação de Cultura do GOB-MS, representou o Eminente Irmão Gessírio Domingos Mendes, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul, trazendo votos de felicidades a Loja e boas vindas ao novos Irmãos em nome do Grão Mestre.
Para o Poderoso Irmão Benilo Allegretti, Grão Mestre Adjunto Honorário do GOB-MS, as Lojas do Interior podem identificar com maior precisão os Homens Livres e de Bons Costumes de que precisa a Ordem Maçônica para se perpetuar, e que o trabalho de Lojas, como a Força e Razão, é necessário a medida em que Inicia Militares que em outros centros não teriam a possibilidade de pertencer a Maçonaria.
O VM Ilustre Irmão José Miranda, agradeceu a presença dos Irmãos, da caravana de Campo Grande, que contou ainda com o Poderoso Irmão Luiz Adive Palmeira, Secretário de Planejamento do GOB-MS, Ilustre Irmão Ronaldo Domingos Veras, Conselheiro do Ilustre Conselho Estadual da Ordem e diversos Veneráveis de Lojas da Capital.
As comemorações iniciaram-se na noite de sábado, quando os novos Aprendizes recepcionaram os Irmãos, suas famílias e convidados num delicioso jantar, onde as Cunhadas da Loja fizeram uma homenagem aos Maçons cantando o Hino à Maçonaria, todos se divertiram num balei onde tocaram bandas do Brasil e Paraguai.
Na manhã de domingo, dia 25 de outubro de 2009, os Irmãos da Força e Razão, receberam as cunhadas e Irmãos visitantes para um churrasco, onde também foi servido um ensopado de carneiro. A agradável manhã aconteceu no salão de eventos da Loja e foi abrilhantada pela apresentação de um conjunto paraguaio, e com a participação especial da Cunhada Conceição, esposa do Irmão Toninho do Saladero Cuê (http://www.hotelsaladerocue.com.br/).



















































































































































CURIOSIDADE: Causo sobre a doma do Jaú, com a presença do Irmão Toninho, proprietário do Hotel Saladero Cue.