terça-feira, 20 de dezembro de 2011

NASCE A LOJA IRMÃOS DO BURITI NO GOB-MS

Tudo começou com o sonho de levantar uma Loja Maçônica no oriente de Dois Irmãos Do Buriti/MS, pelos maçons de Anastácio/MS da ARLS GENEROSIDADE E AMOR, 2919 – GOB-MS.
Quando o Irmão Luiz Emídio dos Santos Fabiano, da Loja “GENEROSIDADE E AMOR”, foi transferido para Dois Irmãos do Buriti para assumir a chefia da Agencia Fazendária (AGENFA), começou a trabalhar nos primeiros passos para fundação de Loja e reunir o numero mínimo de maçons para levantar a Loja. O papel do Irmão Luiz Emídio foi de fundamental importância para a fundação da Loja, fazendo os primeiros contatos com os prováveis profanos que poderiam entrar na ordem maçônica, sondando um a um os candidatos procurando saber de suas qualidades.
Com o passar do tempo o Irmão Luiz Emídio se tornou conhecido na comunidade Buritiense, facilitando nos primeiros contatos com possíveis candidatos a maçom, assim o primeiro encontro dos maçons da loja “GENEROSIDADE E AMOR” com os profanos escolhidos se deu no dia 21 de abril de 2.008, numa segunda-feira, feriado de Tiradentes.
O local escolhido foi no lava jato Corumbá Buriti de propriedade do profano Carlos Augusto Barbosa Leite, na ocasião estiveram presentes oito Irmão entre eles: Venerável Mestre da loja “GENEROSIDADE E AMOR” Ricardo Gomes Ribeiro, Luiz Emídio dos Santos Fabiano, Gilson Rodolfo Martins, Antônio de Pádua Medeiros, Moezis José dos Santos, Ernandes Peixoto de Miranda, o assessor do grão-mestre da Grande Loja de Goiás, Waldir Lemes De Oliveira e o Irmão Eder Oliveira Pereira. Os profanos presentes eram: Eder Viana Aguiar, Reginaldo Lemes de Oliveira, Ricardo Noboyuki Higashi, Carlos Augusto Barbosa Leite e Daniel (gerente do Banco do Brasil, Campo Grande).
No dia 14 de março de 2.009, foram iniciados os primeiros Irmãos moradores da cidade, Ricardo Noboyuki Higashi, Reginaldo Lemes de Oliveira e Carlos Augusto Barbosa Leite, os novos maçons de Dois Irmãos Do Buriti começaram então a longa caminhada de estudos dentro da maçonaria simbólica até chegarem a Mestre Maçom.  Neste período percorreram todas as segundas-feiras, um trajeto de 140 km de ida e volta até a Loja Generosidade e Amor, no Oriente de Anastácio/MS, durante aproximadamente um ano e meio. Além das dificuldades da distancia e dos perigos de uma viagem longa e noturna, os Irmãos também enfrentaram a oposição de um padre transferido de São Paulo no inicio do ano de 2.009. Os Irmãos não se intimidaram e prosseguiram em sua caminhada, não se importando com os ataques.
Já Mestres Maçons, foram incumbidos da missão de procurar novos candidatos a entrarem para ordem maçônica, para prosseguirem na fundação da Loja e no dia 26 de fevereiro de 2.011, foram iniciados os Irmãos Luiz Angelino Miranda, Sergio Yoshiharu Kato e Pedro Américo.  Reunidos na residência do Irmão Reginaldo Lemes De Oliveira, decidiram a data da fundação para o dia 11 de novembro de 2.011, o local onde funcionaria a loja provisoriamente seria no clube nipo-brasileiro (Kaikan), o nome da Loja sugerida pelos Irmãos seria “Irmãos do Buriti”.
Ás 19:30 horas do dia 11 de novembro de 2011, no clube KAIKAM, foi fundada a ARLS Irmãos do Buriti, que passara a fazer parte do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul. A sessão contou com a presença de 38 Irmãos de vários Orientes do Brasil, mostrando a união e a força da maçonaria, um grande sonho se realizara neste dia.
Imagens Irmão Jorge Kenji Maki - 3342-3111 / 9981-2410