segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Lions Clube de Campo Grande e a Loja Maçônica União Força e Trabalho n° 3266 do GOB-MS realizaram a 1° Feijoada da solidariedade

Na sede do 26° Quarteirão de Amigos, o Lions Clube de Campo Grande e a Loja Maçônica União Força e Trabalho n° 3266 do GOB-MS realizaram a 1° Feijoada da solidariedade.
Segundo o VM Irmão Alcir Caramalac, o evento teve como objetivo atender obras assistenciais da cidade de Campo Grande, Capital de Mato Grosso do Sul e recebeu cerca de 300 pessoas que saborearam a deliciosa iguaria ao som de boa musica regional.
HISTORIA DA FEIJOADA (uma versão)
Ao contrario do que muitos afirmam, a receita da feijoada não é uma invenção dos escravos, mas uma derivação de pratos europeus como o cassoulet, o cozido madrileno e a caldeirada portuguesa.
Por desinformação histórica e sem fundamento na tradição culinária brasileira, muitos acreditam que a feijoada nasceu na senzala, entre o período da Colônia e do Império. Seria um prato criado pelos escravos como os “restos” do porco. Nada mais errado. Quando os portugueses colonizaram o Brasil, trouxeram receitas que formaram a base da cozinha nacional. Algumas tinham como matérias-primas justamente a orelha, focinho, rabo e língua de porco.
Nos livros “Comidas Meu Santo”, de Guilherme Figueiredo e “Historia da Alimentação no Brasil” de Luís da Câmara Cascudo, temos a confirmação desta versão das origens da Feijoada.