sábado, 21 de abril de 2012

Irmão Palmeira é filiado na Virtus Et Labor nº 2386 do GOB-MS

Aconteceu nessa ultima quarta-feira, dia 18 de abril de 2012, a filiação do Irmão Luiz Adive Palmeira na ARLS VIRTUS ET LABOR N° 2386 do GOB-MS, a cerimônia desenvolveu-se no templo da Loja, que está em fase de conclusão.
A ARLS VIRTUS ET LABOR N° 2386 do GOB-MS, Rito de York, foi fundada no dia 21 de abril de 1986, no Oriente de Campo Grande/MS, e teve como seus fundadores os Irmãos Benilo Allegretti, João Roberto Ambrosio, Sebastião Alves Pereira, Valdemir Pinto Costa, Salvador Ferreira dos Santos, José Aedo Camilo, João Sperdião Junior, Wiliam Felício da Mota, Orlando Lopes e Domingos Sávio Rondon.
Seu primeiro Venerável Mestre foi o Irmão Benilo Allegretti, que nos relata que numa viagem a Ponta Porã, o Irmão Max Jegger, Garante de Amizade da Áustria com o GOB, propôs ao então Grão Mestre do GOB-MS, Irmão Fadel T. Yunes a criação de uma Loja para trabalhar no rito inglês, e que estando presente, tomou para si a incumbência da criação da nova Loja.
Surgia assim a Virtus Et Labor, que nos primeiros dias de sua existência contou com o auxilio de alguns Irmãos do Rio de Janeiro, pertencentes às Lojas Inglesas, entre eles o Irmão Carlos Augusto Ramos Filho, hoje na Grande Loja Celestial e que foi homenageado pela Loja com o nome do Capitulo do Arco Real “Carlos Augusto Ramos Filho n° 64 do Supremo Grande Capitulo do Brasil, patrocinado pela Loja.
Para o Irmão Palmeira “O Ritual de Emulação, criado em 1816, após a união das duas Grandes Lojas Rivais na Inglaterra, e praticado pela Virtus proporciona excepcional entendimento do trabalho maçônico. A pratica do ritual, que tem como objetivo a preparação de Mestres Maçons para assumirem a cadeira de Venerável Mestre é sem duvida de grande beleza. E é com esse objetivo que me junto aos Irmãos da Virtus, trabalhar para formar Mestres Maçons preparados para transmitirem os princípios maçônicos puros e imaculados”.
Disse ainda “Ao me ligar a Loja Virtus estou mais próximo das Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico, das quais sou grande admirador, e que são a extensão do Simbolismo e adotadas pelas Lojas que praticam o Ritual de Emulação. Temos o Capítulo do Arco Real, Loja de Marca, Loja de Nauta e já estamos trabalhando para a fundação de um Preceptorio de Cavaleiros Templarios. Assim sinto me muito agradecido de poder estar nesse time que dele fazem parte grandes Homens e Maçons, e para não esquecer ninguém só cito o Irmão Benilo Allegretti, com quem eu estou aprendendo a ser uma melhor pessoa e melhor Maçom”.
A sessão foi também marcada pela qualidade do trabalho apresentado pelo Irmão Companheiro Ildeberto de Santana, que explanou sobre a Escada de Jacó, na Tábua de Delinear do Primeiro Grau, chegando até um paralelo com o Rito Escoces, e foi dirigida pelo Irmão Angelo Donato Pescumo, que é Venerável Mestre da Loja. O Irmão Benilo falou sobre sua participação juntamente com o Irmão Palmeira e Moezes na sessão de instalação da Loja Campos Salles 5565, do Distrito Ingles em São Paulo/SP, onde foi instalado o Irmão Lubas. O Irmão Herbert Assunção de Freitas, Presidente do TEC-GOB-MS, felicitou a Loja pela filiação do Irmão Palmeira. Ao final os Irmãos foram brindados com um delicioso churrasco na área de lazer da Loja.