terça-feira, 7 de agosto de 2012

GRANDE PRIORADO DO BRASIL DA ORDEM DE CAVALEIROS BENFEITORES DA CIDADE SANTA – C.B.C.S.


No ultimo dia 26 de julho de 2012 as 20:00h reuniu-se o Capítulo Geral do Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, em São Paulo na Rua São Joaquim nº 457 - Liberdade no templo Piratininga ao Oriente de São Paulo, onde foram armados Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa os Irmãos Fernando Nery de Sá, Harley Correia da Cunha, Klaus Monteiro Fins, Alexandre Garzeri, André Luiz Cottet , Andre Luiz Netto, Antonio Carlos de Mello Pacheco Filho, Antonio Claudio Cardoso Mocarzel, Antonio Coelho Junior, Brunno Behrens Lima, Cesar Augusto Laurenti, Claudio Reynbaldo Figueiredo Amaral, Cleber Oliveira de Souza, Douglas Cetertic, Edson Lopes, Eduardo de Moraes Alonso, Felipe Rocha Sanches, Giuseppe S. Mordenti Novaes, Jose Cherington Neves Boarin, Jose Moretzsohn de Castro, José Reginaldo de Lima, Marco Antonio Queixada, Marcos Acildo Ferreira, Marcus Vinicius Laurenti, Matheus Casado Martins, Nelson Lourenço Martins, Paulo Luiz da Cunha, Rafael Souza Silva, Ricardo Moreira, Sylvio Carlos Fernandes, Vicente Pereira Soares Neto, Vinicius Aurelio Constantino.

A sessão foi presidida pelo BAI Wagner Veneziani Costa, Grão Prior e Grão Mestre Nacional do GRANDE PRIORADO DO BRASIL DA ORDEM DE CAVALEIROS BENFEITORES DA CIDADE SANTA – C.B.C.S. e contou com a presença do Grão Prior e GM Nacional GP CBCS Mui Rev. Cav. Passado Santiago Ansaldo de Aróstegui,  do Grão Prior e GM Nacional GP CBCS Mui Rev. Cav. Passado Manoel de Oliveira Leite,do  Grão Prior e GM Nacional GP CBCS Mui Rev. Cav. Passado de honra Claudio Roque Buono Ferreira, do Grão Prior e GM Nacional GP CBCS Mui Rev. Cav. Passado de honra Mario Sergio Nunes da Costa, do Visitador Geral, do Rev. Cav. Roberto E. Casemiro, Grão Prior Adj. Passado, do Prefeito da Vera Cruz Rev. Cav. Paulo Roberto de Medeiros, do Mui Rev. Cavaleiro Saulo Ortega Trevisam, Grande Chanceler de Relações Interiores, do Mui Rev. Cavaleiro Carlos Chiarioni, Grande Tesoureiro, do Mui Rev. Cavaleiro Dino Brugnera, Prefeito da Prefeitura Brasil e muitosi RRev. Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa.

Para serem armados CBCS, passaram antes pela iniciação ao Grau de Mestre Escocês de Santo André do Rito Escocês Retificado, também conhecido com Mestre X. O Regime, assim denominado este sistema maçônico, nasceu na França na segunda metade do sec. XVIII.
O Rito é ecumênico. Nos três primeiros graus, como é óbvio, admite nas suas Oficinas Irmãos visitantes de outros Ritos, sejam eles Cristãos, Judeus ou Muçulmanos. Nos graus IV, V e VI somente se admite como visitantes Irmãos da Ordem do Templo e Malta assim como Grau 33 - Inspetor Geral do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito. Nos trabalhos está presente o Evangelho segundo São João (incluindo nas Lojas de Santo André), aberto no primeiro Capítulo. O Rito é fundamentalmente Joanita. Está ligado à mensagem de Amor e Tolerância do Novo Testamento sem detrimento da Justiça vinculada pelo Antigo Testamento. Está ligado à "Tradição Templária" em termos de Herança Espiritual e próximo da "Gnose".
É provavelmente o Rito mais próximo da Maçonaria Operativa de origem Medieval, ou seja da Maçonaria anterior a 24 de Junho de 1717.
Em Loja Simbólica os obreiros, além de avental e luvas, usam todos, uma espada e um chapéu triangular embora só a partir do grau de Mestre se possam cobrir.
O Regime é resultante dos trabalhos de vários Maçons ilustres em que se deve destacar Jean Baptiste Willermoz.
O Grau de Mestre Escocês de Santo André, o quarto Grau,  faz referência à tradição divina do Templo de Salomão e a presença permanente da Santa Shekinah. Também se deduz que enquanto o primeiro Templo foi destruído, dentro das ruínas permanecia o sagrado conhecimento do Deus de Israel. Também indica a chegada da Nova Jerusalém, a mística Sión.
No quinto Grau, o candidato é submetido a um período de reflexão dentro de um Colégio Escocês, antes de ser juramentado no Capítulo de noviços. A lenda conta que, nos primórdios da Era Cristã, Magos Sábios e iluminados que residiam na Cidade Santa foram convertidos ao Cristianismo por São Marcos. O trabalho esotérico de iniciação exigia que sua doutrina fosse transmitida por tradição oral secreta, o que era feito e culminava nos Cavaleiros Templários, que eram reputados em serem os últimos depositários desse divino conhecimento.
No sexto e final Grau, quando é armado Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa, é revelado ao Noviço, em seu enobrecimento dentro de uma “Prefeitura”, um Convento. Idêntico ao Cristianismo Antigo, no zênite da antiga civilização egípcia, equiparado a Orfeu, Pitágoras e Platão. Também lhe é explicado que a Cavalaria da Cidade Santa se manifestava em obras beneficentes que eram o caminho perfeito para Deus, e pela difusão desses trabalhos, assegurando a maior bondade para a família humana e a obtenção final da verdadeira iluminação.

A Ordem tem feito grandes avanços no Brasil e sessão foi preparatória para a fundação de três Lojas de  Mestre Escocês de Santo André e uma Prefeitura no Oriente do Rio de Janeiro.
Conheça mais sobre o Rito visitando a bonita pagina do Priorado: http://www.gprerbrasil.org.br/

Fonte: BAI Wagner Veneziani Costa
Imagens: BAI Fernando Collacioppo - Rede Colméia