domingo, 26 de setembro de 2010

O MAÇOM MARCOS JOSÉ DA SILVA

Era final de novembro de 2008, o momento era de expectativa. Nosso CA (Centro Administrativo) estava finalmente concluído, para entregarmos aos Maçons do Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso do Sul planejávamos uma grande festa. Uma festa que pudesse demonstrar o quando estávamos felizes por ter conseguido concluir parte de nosso projeto para o GOB-MS.
A ocasião requeria muitos convidados, e o ponto alto seria a presença do nosso Soberano Grão Mestre Geral Marcos José da Silva. As negociações para a presença do soberano foram iniciadas e finalmente agendamos a data, seria dia 12 de dezembro de 2008.
Com uma agenda bastante apertada nosso Soberano Irmão Marcos, chega a Campo Grande na manhã do dia 12 de dezembro, após o encontro com nosso Eminente Grão Mestre Estadual Irmão Gessírio Domingos Mendes, fomos para o almoço, o local escolhido foi à Casa do Peixe, restaurante reconhecido nacionalmente pela elaboração de pratos à base de peixe e pertencente ao nosso querido Irmão Sergio Oyadomari. Ao terminarmos o almoço com uma conversa agradável, o Irmão Marcos diz-me que gostaria de visitar um Irmão que tivesse enfermo. Nesse momento senti a grandeza de caráter do Maçom Marcos José da Silva, todos estávamos pensando em ir para nossos lares a fim de fazermos a sesta, coisa comum no lugar, e nosso Soberano em busca de praticar os mais sagrados preceitos de nossa Ordem, confortar os Irmãos em momentos difíceis.
Lembrei-me então de um Maçom com quem tive a honra de conviver e conhecer sua história, Edson Gianotti, membro da ARLS Edificadores de Templos nº 2013, agora enfermo e com pouca mobilidade, liguei para a cunhada, Glorinha, que alegre pelo contato, relatou que o “Gia” iria ficar muito contente com a visita. Ao chegarmos à residência do Irmão Gianotti fomos gentilmente recebidos pela cunhada Glorinha, carioca, tal qual nosso Soberano, e iniciou-se uma agradável conversa junto ao Gianotti.
Despedimo-nos e o Irmão Marcos, pede-me para levá-lo ao hotel, pois teria que ver seus e-mails e estudar a edição do Ritual da Marca, que o Irmão Gerson Magdaleno havia revisado e fazer alguns contatos.
A inauguração do Centro Administrativo chamado de Barão de Batovi, em homenagem ao primeiro Venerável Mestre de Mato Grosso do Sul, estava prevista para as 20 horas, passo no hotel ás 18 horas e nosso Soberano já está a postos.
A solenidade acontece, o Irmão Marcos recebe o Titulo de Visitante Ilustre, concedido pela Câmara Municipal de Campo Grande, uma grande festa, banda da Policia Militar, autoridades civis e maçônicas. Passamos ao salão de festas para o jantar, uma deliciosa obra prima da culinária de Campo Grande. O Soberano deveria participar na manhã do dia 13 da sessão da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa do GOB-MS, porém uma noticia vinda de Brasília, antecipa sua volta.
O voo sai às 03h50min horas, e prontifico-me a levá-lo, independentemente de sua vontade. Despedimo-nos e vejo entrar na sala de embarque um dos maiores Maçons que conheço, algo que não se deve ao cargo que ocupa, e que para mim deve ser cultuado com um Rei, pois ser Grão Mestre de uma potência maçônica como o Grande Oriente do Brasil, além de conduzir milhares de homens livres e de bons costumes, é participar dos destinos do país.
Um maçom que pratica a solidariedade humana sem ostentação, sem vaidade, sem orgulho, com a verdadeira humildade maçônica, guardando deste ato profundo segredo; e que agora indevidamente eu exponho.


Luiz Adive Palmeira
MI da ARLS 8 de MAIO 2083 – GOB-MS
CAMPO GRANDE/MS