segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Lojas Simbólicas do Rito Escocês nos Estados Unidos

As quarenta e nove Grandes Lojas dos Estados Unidos são do Rito de York e empregam o Ritual do Rito para conferir os Graus Simbólicos. Há muitas variações desses rituais entre as jurisdições, mas com poucas exceções, não há uniformidade geral em cada jurisdição.
A Maçonaria da Louisiana nasceu de um parentesco diverso, sua origem e história tiveram um efeito marcante sobre o trabalho esotérico. Embora cartas constitutivas fossem concedidas para Lojas na Louisiana por Grandes Lojas Maçônicas que trabalhavam no Rito de York, as novas Lojas trabalhavam na língua materna e os Rituais usados são derivados do Rito Francês ou Moderno, quando a Grande Loja de Louisiana foi fundada, havia Lojas que estavam trabalhando no Rito de York no Rito Francês ou Moderno e uma no Rito Escocês com a autorização de uma Carta do Grande Consistório da Jamaica.
A divergência de posições por causa dos vários ritos durante o período inicial da Maçonaria na Louisiana foi causa de muita discórdia e dissensão. Em um esforço para dar a cada Rito reconhecimento próprio, a Grande Loja foi composta de câmaras simbólicas, uma para o Rito de York, uma para o Rito Escocês e uma para o Rito Francês. Este capítulo da história da Maçonaria na Louisiana é bastante interessante e, talvez, pode ser objeto de um artigo futuro.
Após a aprovação da Constituição em 1850, o Rito de York foi o único Rito reconhecido, mas nas velhas Lojas foram respeitadas as formas do Rito Escocês e do Rito Francês ou Moderno. Mesmo depois de 1885 quando, através do trabalho do Respeitável Irmão John C. Gordy, o trabalho esotérico do Rito Escocês foi uniformizado, as Lojas mencionadas continuaram a usar os mesmos rituais e tem feito desde esse dia com a autorização da Grande Loja. Foi a partir de 1921 que a Grande Loja aprovou uma resolução que proíbe qualquer Loja nova trabalhar em Rito diferente do Rito de York, no mesmo ano em que a última Loja do Rito Escocês foi fundada.
As dez Lojas na cidade de Nova Orleans, que não usam o Rito de York e são comumente referidas como "Lojas do Rito Escocês" são as seguintes:
·
Etoile Polaire No. 1 (1794) - French
· Perserverance No. 4 (1810) - English, formerly French
· Cervantes No. 5 (1842) - Spanish
· Germania No. 46 (1844) - English, formerly German
· Kosmos No. 171 (1864) - English, formerly German
· Union No. 172 (1865) - English
· Dante No. 174 (1866) - Italian
· Galileo Mazzini No. 368 (1917) - English, formerly Italian
· Albert Pike No. 376 (1919) - English
· Paul M. Schneidau No. 391 (1921) - English
As Lojas que estão agora trabalhando em Inglês usam o mesmo Ritual, mas é diferente dos que usavam antigamente antes da conversão para o Inglês. Nem esta tradução do Ritual, nem a Francesa, Italiana ou Espanhola (são iguais ao ritual original antes de ser traduzido) e, portanto não há uniformidade no Ritual dentre estas dez assim chamadas Lojas do Rito Escocês.
Basta dizer que a continuação destes rituais diversos na Louisiana é única, e os maçons de outras jurisdições que tenham testemunhado os graus aqui, ou nas suas próprias jurisdições, quando os trabalhos do Rito foram apresentados por equipes visitantes, tinham o Rito como sem valor, mas depois o elogiam por sua beleza, eloqüência e profundidade de sentido.
Fonte : From the past...
The Louisiana Freemason, Vol. 1, No. 2 - November, 1949
The Summer 1976 Issue The Louisiana Freemason