terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Societas Rosicruciana in Anglia

A Sociedade Rosa-Cruz para os Maçons

História e Origem

A forma atual da moderna Sociedade Rosa-Cruz foi elaborada em 1865 por Robert Wentworth Little, que, juntamente com outros entusiastas maçons, fundou essa Ordem após a descoberta de certos manuscritos dos arquivos da Grande Loja. Essa Sociedade se baseia em tradições e simbolismos de uma Sociedade muito antiga, conhecida como Fraternidade da Rosa e da Cruz, a qual, por sua vez, alegava que suas origens eram de um caráter imortal, real ou mítico, conhecido como Christian Rosenkreutz e normalmente designado pelas suas iniciais CRC. Essa sociedade posteriormente serviu de modelo para as modernas sociedades na Escócia e nos Estados Unidos da América, as quais não se afastaram da Antiga Ordem e continuaram com a eterna busca pelo conhecimento. Isso é evidenciado pelo encorajamento dado aos membros em produzir documentos e fazer palestras como parte vital do trabalho do Colégio. A Sociedade tem o poder de conferir nove Graus, como se segue:

Iº - Zelator
IIº - Theoricus
IIIº - Practicus
IVº - Philosophus
Vº - Adeptus Minor
VIº - Adeptus Major
VIIº - Adeptus Exemptus
VIIIº - Magister
IXº- Magus

Existem 70 Colégios na sociedade inglesa, distribuídos em locais tão distantes como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, França e Holanda.

Estrutura e Qualificação

As Assembléias da Sociedade são denominadas Colégios e são agrupadas em Províncias sob Chefes Peritos e seus Sufragâneos. Os oficiais são:

Celebrante
Expoente
*Capelão
Secretário
Tesoureiro
*Diretor de Cerimônias
Anciões (quatro)
*Diretor de Estudos
*Assistente de Diretor de Cerimônias
Condutor de Noviços
Porta-Archote
*Organista
*Chantre
*Assistente de Secretário
*Bibliotecário
*Escrivão de Divisas
Arauto
Guardião
*Despenseiros (3)
Coroinha

É mandatório para um Perito Chefe ou seu Sufragâneo instalar o Celebrante de cada Colégio em sua Província, na ausência do Magus Supremo, embora possa apontar algum outro Magus devidamente qualificado (um Delegado) para substituí-lo na instalação. Em todos os casos, o Celebrante deve antes da instalação ter recebido o Grau de Adeptus Exemptus e servido a posição de Expoente de um Colégio. Todos os candidatos devem ser Mestres Maçons ativos e pertencer a Lojas Regulares da Grande Loja Unida da Inglaterra ou de outra Potência maçônica com a qual ela possua tratados de reconhecimento. Além disso, os candidatos devem ter caráter e abraçar totalmente os princípios do Cristianismo; espera-se que eles possam ter habilidade suficiente para apreciar os estudos da Sociedade, que incluem a revelação da Filosofia, Ciência e Teosofia.

Paramentos

Todos os membros da Sociedade devem usar as jóias de seu grau conforme descrito a seguir:

Graus de I-IV: Um losango de metal dourado esmaltado em branco é utilizado, contendo uma cruz vermelha de braços de iguais dimensões, suspensa por uma tira de seda verde anexada a uma barra dourada que possui as iniciais SRIA.


Graus de V-VII: Os membros utilizam uma joia idêntica aos primeiros quatro Graus, mas suspensa por uma tira de seda amarela com os respectivos numerais romanos bordados em seda violeta.


Grau VIII: Como um Magister (Honoris Causa 8º), o padrão de losango branco e vermelho é utilizado sobreposto por uma mitra dourada com a palavra LUX suspensa por uma tira de seda vermelha. Um Alto Conselheiro Magister VIIIº utiliza a mesma joia, mas suspensa por um collarette de seda vermelha.

Grau IX: Como um Magus (Honoris Causa 9º), uma cruz calvária preta com uma pequena rosa de prata em cada braço e uma miniatura do losango da Sociedade no centro é usada suspensa de uma tira de seda vermelha. O Magus Supremo e o Substituto Magi IXº usam cruzes maiores de padrão similar suspensas por collarette de veludo vermelho, sendo a do Magus Supremo sobreposta por uma coroa celestial.
Além disso, aos Oficiais de um Colégio é dado um manto do ofício, que denota a cor ou o emblema de sua função particular.
Celebrante: O celebrante de um Colégio veste um manto sobrepeliz carmesim, contendo uma cruz branca de quatro braços iguais no lado esquerdo do peito, juntamente com um collarette de seda vermelha, do qual é suspenso o losango esmaltado de branco da Ordem, sobreposto por uma coroa celestial. Um Celebrante Passado veste um manto carmesim similar no qual a cruz é cercada por um losango branco com galão, enquanto ele possui um losango esmaltado de branco suspenso por uma tira vermelha no lado esquerdo do peito. Quando um Celebrante ou Celebrante Passado é um Magister (8º ou VIIIº), o emblema do manto é sobreposto por uma mitra branca.

 Oficiais Provinciais: O Perito-Chefe de uma Província veste manto coberto carmesim contendo uma cruz calvária com uma mitra acima bordada em ouro no lado esquerdo do peito. Ele também usa um padrão de losango da Sociedade, em ouro e sobreposto por uma mitra colorida, suspensa por um collarette de seda vermelha. Seu Sufragâneo (Adjunto) veste um manto similar com os símbolos em branco, enquanto a joia dourada do collarette não possui a mitra. Os Oficiais Provinciais também vestem a mesma joia do Sufragâneo, mas não possuem nenhum manto especial.
Alto Conselheiro: Um Alto Conselheiro VIIº veste um manto carmesim com acabamento de seda azul contendo uma cruz com braços de igual comprimento bordada a ouro no peito, juntamente com uma placa de ouro triangular portando uma cruz vermelha esmaltada no centro, suspensa por um collarette amarelo (a cor dos Peritos). O Magister Alto Conselheiro VIIIº possui um manto similar, com a adição de uma mitra em ouro, e veste o collarette acima especificado. (Veja o Grau VIIIº)
Oficiais do Alto Conselho: Com a exceção do Magi, estes vestem manto carmesim com acabamento de cores diversas, pertinentes ao seu cargo, juntamente com um símbolo bordado apropriado no peito esquerdo. Os Magi vestem mantos de veludo vermelho.
Os Graus
Dos nove Graus, quatro estão agrupados na Primeira Ordem e podem ser conferidos por um Celebrante de um Colégio em Templo aberto.
Iº Zelator: Esse é o primeiro Grau da Sociedade, em que o aspirante é recebido em cerimônia muito comovente e colorida, sendo exortado a iniciar sua busca pela verdadeira sabedoria. Todos os assuntos do Colégio são tratados nesse Grau.
IIº Theoricus: Como mostrado pelo seu título, o ritual de admissão diz respeito aos aspectos teóricos da divindade em todas as suas formas. Esse Grau incorpora uma preleção erudita em cores.
IIIº Practicus: O estudo e o ritual desse Grau fazem referência especial à faceta espiritual da antiga arte da Alquimia.
IVº Philosophus: Aqui o aspirante é encorajado a expandir o seu conhecimento por meio de um estudo cuidadoso das várias filosofias e escrituras sagradas das religiões do mundo.

A Segunda Ordem, que compreende os Graus de V a VII, é conhecida como os Graus de Adepto, que são conferidos em um Colégio de Adeptos por um Perito-Chefe ou por um adjunto devidamente constituído. Somente o Magus Supremo ou Adepto-Chefe podem aprovar a seleção para o avançamento para os Graus de Adepto.
Vº Adeptus Minor: A admissão a esse Grau não é permissível antes de um período de quatro anos de serviços à Sociedade. Esse é um Grau pré-requisito para o avançamento ao cargo de Antigo em um Colégio.
VIº Adeptus Major: O sexto grau possui grande significância e demanda alto grau de contemplação na preparação para o avançamento ao sétimo Grau de...
VIIº Adeptus Exemptus: Esse é o Grau final da “Segunda Ordem”, o qual é um pré-requisito para a instalação na cadeira de um Colégio. Os ensinamentos incorporados são de natureza etérea e divina, feitos para elevar a mente para a preparação da iniciação completa.
A Terceira Ordem: As eleições para esses graus eminentes são realizadas somente pelo Magus Supremo, e como tal compreendem a Ordem administradora da Sociedade. Somente o Magus Supremo ou seu Delegado (por dispensa) podem conferir esses Graus.
VIIIº Magister: Esse Grau é conferido aos Oficiais do Alto Conselho designados nos Decretos da Sociedade e pode ser outorgado a outros membros do Alto Conselho. A honra de Magister (Honoris Causa 8º) pode ser conferida a outros Fratres que mostrem serviços importantes para a Sociedade. O Alto Conselheiro Magister que deixar de ser um membro do Alto Conselho retorna à posição de Magister (Honoris Causa 8º).
IXº Magus: O Magus Supremo, o Sênior e Junior Magus Substituto são os únicos membros que possuem o Grau ativo do IXº. O Grau de Magus (Honoris Causa 9º) pode também ser conferido pelo Magus Supremo em ocasiões muito especiais, usualmente em Fratres que tenham realizado serviços excepcionais ou mostrado projeção e devoção aos objetivos da Sociedade. Obviamente, são poucos os Fratres que conseguem essa honra.
O Colégio Eleitoral é composto de todos os membros da Terceira Ordem que sejam regulares de um Colégio da Sociedade, e é responsável pela eleição de um novo Magus Supremo quando esse cargo fica vago.
Por Wagner Veneziani Costa
Além da Maçonaria Simbólica, Madras Editora, 2009