segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Reunião do Capítulo Geral do Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa


Neste ultimo dia 11 de fevereiro de 2012 as 09h00minh, aconteceu a Reunião do Capítulo Geral do Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, na sede do GOB-SP em São Paulo, na ocasião foi instalado com Grão Prior e Grão Mestre Nacional o Mui Revendo Cavaleiro Irmão Wagner Veneziani Costa, tendo com Grão Prior Adjunto o Revendo Cavaleiro Irmão Custódio Junqueira Ferraz.
Na sessão o Grão Prior e GM Nacional Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras outorgou honrarias aos que colaboraram com o Priorado, além de instalar o Soberano Irmão Marcos José da Silva, Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil, o Sapientíssimo Irmão Claudio Roque Buono, o Eminente Irmão Marinho, Grão Mestre do GOB-SP, o Eminente Irmão Tullio Colacioppo, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOB, todos como Grão Prior de honra.
O Grão Prior Irmão Wagner Veneziani Costa, procedeu à instalação do Mui Revendo Irmão Santiago Ansaldo com Grão Prior Fundador do Grande Priorado, em seguida deu posse aos novos oficiais do Priorado. Participaram da sessão o Eminente Irmão Wagner Sandoval Barbosa, Grão Mestre do GOB-SC, Poderoso Irmão Benilo Allegretti, Grão Mestre Adj. de Honra do GOB-MS, Eminente Irmão Fernando Nery de Sá, presidente da PAEL-RJ, Eminente Irmão Ronaldo Junqueira, Grande Secretário de Administração do GOB. Da Grande Loja de Maçons da Marca do Brasil, estiveram presentes o Grão Mestre Soberano Irmão Gerson Magdaleno, o Grão Mestre Adjunto Irmão Paulo Roberto de Medeiros e o Grão Mestre Assistente Irmão Marco Antonio Queixada. Também estiveram presentes os Irmãos do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, Soberano Lugar Tenente Comendador Irmão Cid Ney Filardi Ramos, Soberano Grande Secretário de Administração, Poderoso Irmão João Baptista Maciel Monteiro, Delegado Liturgico do Mato Grosso do Sul e Irmãos de diversas partes do país.
Com a instalação do Irmão Wagner Veneziani o Priorado começa uma nova fase, a de expansão, uma vez que o bonito trabalho do Irmão Santiago Ansaldo foi de implantação e consolidação da Ordem no Brasil.
No Brasil o Regime se iniciou sob os auspícios do Grande Priorado Independente da Lusitânia que outorgou as Cartas Constitutivas das primeiras Lojas de Santo André e logo das primeiras Prefeituras, constituindo-se uma Delegação Nacional com sede no Brasil e nomeando-se como seu Delegado ao Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, CBCS.
Em 7 de Setembro 2008 o Grande Priorado da Helvetia, Mãe do Mundo, e com o acordo unânime e presença de todos os Grandes Priorados, outorgou Carta Patente e sagrou o Grande Priorado do Brasil da Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, com jurisdição nacional exclusiva, instalando como seu primeiro Grão Prior/Grão Mestre Nacional ao Mui Reverendo Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui, CBCS, GCT e seu primeiro Grão Prior Adjunto ao Reverendo Cavaleiro Manoel Oliveira Leite, CBC, GCT.
Igualmente e seguindo a Tradição Templária constituiu a XIª Província denominada Terras de Vera Cruz, que abrange o território da República Federativa do Brasil.
O Grande Priorado do Brasil está posto sob o governo supremo de um Grão Prior/Grão Mestre Nacional que dirige a Ordem assistido por um Diretório composto de Grandes Oficiais. Um Grande Capítulo constitui o órgão deliberante e se reúne ao menos uma vez ao ano. Por outra parte, um Rei de Armas cuida do Armorial do Grande Priorado.
As Prefeituras estão dirigidas por um Prefeito e reúne os C.B.C.S. e os Escudeiros Noviços do território. Do Prefeito dependem as Lojas de Mestres Escoceses de Santo André a ele vinculadas.
Imagens: Irmão Adler Friozi e Rede Colmeia