quinta-feira, 24 de junho de 2010

Posse do Presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa do GOB-MS.

Quis o Grande Arquiteto do Universo, criador de tudo e de todos, que nesta manhã memorável, conduzido pelas mãos unânimes dos Veneráveis Deputados, na presença e sob os auspícios de tão insignes autoridades, meus amados e queridos irmãos e amigos, que a ARLS ATHAMARIL SALDANHA, nº 3.119 tivesse um de seus filhos assumindo tão honroso cargo, o de Presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa do GOB-MS.

Meus Irmãos, a vaidade e a falta de humildade, não permitem que eu deixe de dizer o quão satisfeito eu estou, por estar assumindo este cargo, fruto da benevolência e beneplácito dos Veneráveis Deputados, que como disse, por unanimidade de votos me conduziram para esta cadeira.

Agradeço o prestígio recebido de todos, e fundamentalmente a orientação recebida dos mais experientes, que por vezes me chamaram de lado e me deram luzes de orientação sobre como deveria me portar.

Costumo dizer que na maçonaria existe a hora e a vez. Meus pares decidiram que a minha vez é agora. Agradeço a todos que apoiaram a CHAPA CONSENSO NA PAEL, até mesmo aqueles que mesmo não sendo deputados, mas simpáticos com nossa causa, trabalharam sem descanso para o sucesso dessa candidatura.

Todo o processo foi conduzido de forma harmônica e tranqüila pelos Eminentes Irmãos João Jurandir Prette e Valfrido Alaman Ribeiro, que não mediram esforços para o sucesso desta empreitada. Obrigado de coração a estes dois excelentes maçons.

Juntamente com alguns Veneráveis Deputados tentamos compor uma equipe que abrangesse o maior número possível de cidades, ou seja, temos na chapa eletiva e nas comissões, deputados de todos os quadrantes de nosso Estado.

Recebemos apoio de um grande número de deputados, tanto é verdade que tivemos caso de faltar cargo na chapa, pois o número de irmãos que se propuseram a nos ajudar era maior que a composição original.

Não citarei nomes para não incorrer na injustiça de me esquecer de algum. Agradeço a todos, indistintamente, desde os Deputados mais antigos aos que hoje tomaram posse na Sessão Ordinária da manhã, que seguindo seus instintos e/ou por orientação dos demais, votaram na CHAPA CONSENSO NA PAEL, mesmo sem conhecer muito sobre nossos projetos.

Da trajetória na PAEL, lembro de alguns fatos que me marcaram sobejamente, contudo, o que mais me impressionou foi a forma da condução dos trabalhos imposto pelos Presidentes que me antecederam.

Também bastante marcante foi quando aceitei ser o líder do Grão Mestre na PAEL, experiência que muito me ajudou na minha carreira, notadamente pelo fato da relativa hostilidade que existia entre os poderes Legislativo e Executivo e vice versa, contudo penso que desempenhei essa função sem nenhum problema, tanto é verdade, que hoje existe uma maior harmonia entre os poderes. Não ouso me achar responsável por isso, porém, com certeza dei uma parcela de contribuição, e essa experiência por certo me ajudou e me ajudará na minha carreira na PAEL.

Na C\C\J\, coloquei o meu escritório profissional à disposição dos demais membros, e muitas reuniões ali realizamos para implantar um novo modelo de trabalho para a Comissão de Constituição e Justiça.

Enquanto Orador já na Administração do Eminente Irmão João Jurandir Prette, tentei fazer um trabalho, na condição de fiscal da Lei, apoiando as decisões da mesa diretora e opinando quando determinado pelo Presidente, sempre de forma serena e concisa, buscando sempre a harmonia e a concórdia.

Portanto meus irmãos, minha responsabilidade aumentou sensivelmente, quanto perante o Livro Sagrado proferi meu juramento de cumprir e fazer cumprir as leis e o Regimento Interno da PAEL.

Terei que buscar ser no mínimo próximo daquilo que foram meus antecessores, sob pena de total frustração, não só minha, mas daqueles que depositaram em mim total confiança.

Não pretendo ser mais um Presidente da PAEL simplesmente. Pretendo sim, juntamente com a diretoria eleita e empossada, juntamente com cada um dos meus pares, levar e elevar o bom nome da PAEL para conhecimento dos irmãos, das Lojas e trazer os irmãos para assistirem nossos trabalhos e saberem da nossa nobre missão.

É pretensão da nossa diretoria, fazer uma interlocução com as Lojas, fazendo uma política de aproximação, para que os irmãos de um modo geral saibam as competências, jurisdição e atividades da PAEL.

Pretendemos implantar uma agenda da PAEL (não do Presidente, mas da PAEL), onde deveremos visitar os Poderes, Tribunais, etc, e todas as Lojas da capital, e a grande maioria das Lojas do interior, nas Sessões Ordinárias, independente de convite, para levar a nossa mensagem. Esta tarefa não será tarefa só do Presidente, pois não pretendo realizar sozinho, mas sempre em comitiva. Todos estão convidados a me acompanhar.

Pretendemos que a PAEL seja convidada para participar das Sessões Magnas, e quando isso ocorrer, pretendemos que ela seja representada nas Sessões se não pela mesa diretora, pelo menos por um dos nossos Veneráveis Deputados que falará em nome da PAEL.

Essa interlocução começou já na Administração do Eminente Irmão João Jurandir Prette, que de forma inteligente e com sabedoria exemplar, convidou os Membros do Poder Executivo, cuja visita muito nos agradou; os membros do Ilustre Conselho, cuja presença também agradecemos; do Poder Judiciário, com a presença dos membros do Tribunal de Justiça e do Tribunal Eleitoral os quais também agradecemos; do Tribunal Estadual de Contas da mesma forma; Ministério Público, que também agradecemos; Autoridades do filosofismo, também agradecemos; Representantes de Lojas, grato também pela presença.

Esse fato, senão for inédito, é no mínimo pouco comum. Não me lembro de ter visto o Plenário da PAEL tão ilustrado com presença de tanta gente importante no mundo maçônico. Se me permite o irmão Jurandir, este exemplo de direção é que vou seguir.

Meus irmãos, agradeço a presença de todos, nesta memorável manhã de sábado, principalmente os irmãos da ARLS ATHAMARIL SALDANHA n. 3119, da qual tenho orgulho e satisfação de ser seu representante neste Parlamento, por terem vindo em massa prestigiar este obreiro daquela oficina que assume esta importante função.

Agradeço a cada um dos irmãos que usaram da palavra. Saibam que cada um de vocês, com essa elegância e prestígio que me dão, certamente me marcam de forma indelével e aumentam sobremaneira a minha responsabilidade.

Aos meus pares, conto com todos para o desempenho do mister que ora me inventem. Tenho certeza de que não me faltarão. Sei que cada um de vocês, quando necessário estará empunhando a bandeira e o estandarte da PAEL, que é a bandeira e o estandarte da maçonaria Universal.

Sejamos felizes, e que o GADU possa aspergir sobre todos nós as bênçãos da sabedoria, e da inteligência, para que possamos cada um cumprir da melhor forma a nossa missão.

Obrigado.


Marcio Lolli Ghetti
Presidente PAEL/GOB-MS