domingo, 4 de dezembro de 2011

Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa

Aconteceu neste ultimo dia 24 de novembro de 2011, Reunião do Capítulo Geral do Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, em São Paulo.
Nesse dia tomaram posse dos novos Grandes Oficiais do GPB, estavam presentes na reunião o Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono, Grão Mestre Adjunto do GOB, o Eminente Irmão Dalmo Louzada, Grão Mestre do GOB-PR, o Eminente Irmão Wagner Veneziani Costa, Grande Secretário de Educação e Cultura do GOB, que tomou posse como Grão Prior Adjunto, o poderoso Irmão Gerson Magdaleno, Secretário de Orientação Ritualística do GOB-SP.
O Grande Priorado ficou assim constituído:
O Mui Rev. Cavaleiro Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerin y de Contreras, Grão-Prior/Grão-Mestre Nacional do Grande Priorado,
Mui Rev. Cavaleiro Wagner Veneziani Costa, Grão Prior Adjunto,
Mui Rev. Cavaleiro Manoel de Oliveira Leite, Grão-Prior/ Grão-Mestre Nacional de Honra Passado,
Mui Rev. Cavaleiro Roberto Expedito Casemiro, Grão-Prior/Grão-Mestre Nacional de Honra Passado,
Mui Rev. Cavaleiro Claudio Roque Buono Ferreira, Grande Mérito da Ordem,
Mui Rev. Cavaleiro Dalmo Wilson Louzada, Grande Inspetor da Ordem,
Mui Rev. Cavaleiro Gerson Magdaleno, Grande Chanceler de Relações Interiores Passado,
Mui Rev. Cavaleiro Carlos Chiarioni, Grande Tesoureiro,
Mui Rev. Cavaleiro Saulo Ortega Trevisan, Grande Chanceler de Relações Interiores,
Mui Rev. Cavaleiro Custódio Junqueira Ferraz, Grande Visitador,
Mui Rev. Cavaleiro Dino Brugnera, Grande Prelado,
Além dos Mui RRev. Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa, Gert Egon Frischknecht, Wagner Ramos, Gerald Koppe Jr., Paulo Roberto de Medeiros, Edson Costiuc, Sergio Grosso, Mario Holderegger, José Aleixo Vieira, Alexandre Giandoni Wolkoff, Claudio Atsushi Yokoyama.
Um pouco da Ordem
Os Cavaleiros Beneficentes da Santa Cidade, mais conhecidos como Chevalieurs Bienfaisants de la Cite Sainte (CBCS), surgiram após uma Convenção realizada em Wilhelmsbad em 1782, tratando-se da mais antiga Ordem ligada à Maçonaria que tenha existência contínua. Ela deriva do Rito da Estrita Observância erigido em 1754, cuja fundação é atribuída ao barão Von Hund, que propunha a teoria de que a Maçonaria se originara diretamente dos Templários Cruzados, incorporando a ideia de que a Ordem seria governada por “superiores desconhecidos”. Ela chegou a possuir muitas Províncias espalhadas pela Europa, mas lentamente, após 28 anos, a influência da Estrita Observância diminuiu e a Ordem foi finalmente reconstruída para se tornar o Rito Escocês Retificado (CBCS). Os Graus da Ordem (não trabalhados por completo por todos os Priorados) são aqueles praticados na Loja de Santo André e na Ordem do Interior, que operam sob o Grande Priorado da Helvetia. Os Graus do Rito são estruturados como se segue:
Conferidos em uma Loja de Santo André
4. (a) Mestre Escocês
(b) Mestre Escocês de Santo André
Conferidos em uma Jurisdição do Comandante e Capítulo da Ordem Interna
5. Escudeiro Noviço
6. Cavaleiro Beneficente da Santa Cidade
Cada Grande Priorado é governado por um Mui Reverendo Grão-Prior/Grande Mestre Nacional, que são eleitos. Ele é apoiado por um Grão-Prior Adjunto, um Grande Chanceler (Grande Secretário) e um conjunto de Grandes Oficiais, enquanto os membros são denominados Reverendos Cavaleiros. O ingresso a essa Ordem é cuidadosamente controlado, estando à prerrogativa do convite nas mãos da Hierarquia; dessa forma, raramente se faz referência à Ordem nos círculos maçônicos, com exceção talvez dos próprios membros do CBCS.
Importante salientar que o pré-requisito necessário para o candidato ser Armado Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa, o 6º Grau, além de ser Escudeiro Noviço, deve ser Mestre Instalado no Simbolismo, ou seja, todos os CBCS são Mestres Instalados.