terça-feira, 13 de outubro de 2009

Cavaleiros Templários e 13 de outubro de 1307.

"Uma coisa amarga, uma coisa lamentável, uma coisa horrível de pensar e terrível para ouvir, um crime abominável, um ato execrável mal, uma obra abominável, uma desgraça detestável, uma coisa totalmente desumana, externa a toda a humanidade, tem, graças aos relatos de várias pessoas dignas de fé, chegado a nossos ouvidos, não sem impressionar nos com grande espanto e fazendo-nos tremer de terror violento, e, como nós consideramos a sua gravidade uma dor imensa se levanta em nós, ainda mais cruel porque não há dúvida de que a enormidade do crime transborda, a ponto de ser uma ofensa à majestade divina, uma vergonha para a humanidade, um exemplo pernicioso do mal e um escândalo universal."


Assim começa a ordens secretas do rei Filipe, o Belo aos seus senescais para a prisão dos Templários dentro de seu território em 13 de outubro de 1307.

A prisão dos templários pelo rei Filipe neste dia 702 anos atrás era o começo do fim para os monges guerreiros que tinham atingido o auge do poder da cristandade. Os cavaleiros templários, sargentos, os administradores e sacerdotes foram presos simultaneamente em todo o país, embora muitos escaparam com a frota dos Templários e do tesouro do Templo, tendo desaparecidos, na noite anterior, sem deixar vestígios para a história, ou simplesmente ocultaram-se no meio da população. Depois de um pouco de tortura da Inquisição, a confissão veio rapidamente, confirmando os atos mais sórdidos de heresia, profanação da cruz, certos atos sexuais e adoração de um chefe misterioso conhecido como "Baphomet. Os templários foram queimados.
Vários dos historiadores maçônicos e Templários estabeleceram a teoria de que a superstição da sexta-feira 13 e a associação como sendo um dia de azar pode traçar suas origens até as prisões dos templários:

"E assim foi na madrugada do dia seguinte, sexta-feira o décimo terceiro em outubro de 1307, que quase todos os cavaleiros templários, padres, sargentos, e criados na França, foram presos e postos em cadeias. A Ordem de prender o Templo de Paris foi liderada pelo chanceler do rei, em pessoa, provavelmente para garantir sucesso. A data foi para sempre considerada como um tempo sinistro, mas, embora para o resto do mundo poderia ter se tornado uma superstição divertida, para os Templários, que sexta-feira o décimo terceiro dia foi o mais azarado desse ou de qualquer outro ano. A tortura começou no mesmo dia. "
Dungeon, Fire and Sword:
The Knights Templar in the Crusade
John J. Robinson

"Quando [Jacques] de Molay foi preso naquela noite, não havia como ele saber que pouco antes do amanhecer do dia seguinte iria ocorrer um evento de dimensões tão impactantes que a data, sexta-feira 13, que viveria durante séculos na mentes de milhões como o dia mais azarado do ano. "
Born in Blood:
The Lost Secrets of Freemasonry
John J. Robinson

"devemos lembrar que o Templo era, com a única exceção feita ao papado, a instituição mais importante, mais poderosa, mais prestigiada, e aparentemente, a mais inabalável de sua época. Na ocasião do ataque de Philippe,ela já tinha perto de dois séculos de existência e era tida como um dos principais pilares da cristandade ocidental. Para a grande maioria de seus contemporâneos, ela parecia tão imutável, tão duradour e tão permanente como a própria Igreja. Parecia que um edifício assim jamais poderia ser tão sumariamente demolido, estando tão fortemente fundamentado nas crenças e nos alicerces da época. Por isso, por exemplo, Dante, em sua "A Divina Comédia", expressa o seu choque e sua simpatia pelos perseguidos 'Mantos Brancos ". Na verdade, acredita-se que a superstição que acompanha as sextas-feiras 13, dando-lhes o estigma de ser um dia de azar, tenha se originado do dia 13 de outubro de 1307, dia em que Philippe deflagrou seus primeiros ataques"
The Temple and the Lodge he Temple and the Lodge
Michael Baigent and Richard
(Publicado no Brasil pela Editora Madras – O Templo e a Loja, o surgimento da maçonaria e a herança templária)

"Eventualmente, após os Templários terem sido expulsos da Terra Santa, eles montaram a sua sede em França. Mas por volta de 1306, Philip IV de França (Filipe, o Belo) com medo de seu crescimento, tentou destruí-los, esperando também confiscar os seus tesouros . Na sexta-feira 13 de outubro de 1307, Philip tinha todos os Templários em França presos. Este é dito ser a origem da superstição de que a má sorte cai em todas as sextas-feiras 13 ".
New World Order:
The Ancient Plan of Secret Societies
William T. Still

Agora, as pessoas com stress, pela data, não precisam ter um medo irracional da data. Podem ter um medo racional mesmo.