domingo, 22 de novembro de 2009

A Polícia Montada e a Maçonaria

Como qualquer menino que cresce no Canadá, eu tinha um grande fascínio pela Polícia Montada. Com seu uniforme de gala, chapéu de abas largas, jaqueta escarlate, e calça azul com uma faixa amarela, seu passeio musical, os seus cavalos, tudo a eles associados. Eles tiveram cães chamados rei e salvaram o mundo de todos os tipos de ações covardes. Imagine a minha alegria quando soube que a Polícia Montada tinha sido associada com a Maçonaria em seu início.
No início do século 19, os moradores da América do Norte Britânica começaram a temer que os Estados Unidos quisessem absorver toda a América do Norte. Como resultado muitos colonos procuraram unificar as colônias britânicas. Em 1867, o Parlamento britânico aprovou o British North America Act, que agruparam as colônias em um sindicato chamado o Domínio do Canadá: os quatro primeiros a participarem foram New Brunswick, Nova Escócia, Ontário e Quebec.
Em 1873 o povo canadense e seu governo foram estimulados pela perspectiva de um Canadá maior. Uma nova era começou, a expansão e a unidade se tornaram o tema principal da discussão, um convite à aventura foi soado. Naquele mesmo ano, a atenção do governo foi atraída para uma proclamação Imperial de 1870, através da qual os territórios de Rupert's Land e o North-West tinham sido adicionados ao Canadá e, ainda, que prometeu para o Domínio do Canadá cuidar e proteger os milhares de índios que lá viviam. Isso foi em forte contraste com a situação ao sul da fronteira, onde um estado de guerra contra os índios prevaleceu.

A Força de Polícia para os Territórios
O governo canadense teve, de tempos em tempos, contemplou a patrulha da fronteira ocidental com um pequeno número de homens montados, mas sentiu-se que algo mais abrangente era necessário. Uma aplicação adequada da lei, sem mostrar agressão, foi o principal requisito. Em 28 de Abril de 1873, o Primeiro-Ministro, e maçom, Sir John Macdonald, deu um aviso a Bill: 'Respeitar a Administração da Justiça e o estabelecimento de uma força policial nos Territórios do Noroeste. No dia seguinte, uma invasão de Montana culminou em uma explosão da depravação na fronteira. Em Battle Creek, no longínquo sul de Saskatchewan, sede de sangue e de bebidas era a combinação para acabar com um bando de índios infelizes e injustamente acusados de roubar cavalos. Assassinatos por atacado por parte das gangues do Missouri River atingiu um clímax chocante em solo canadense.
Conforme notícia espalhada pelo 'Cypress Hills Massacre', indignação e raiva explodiram nas primeiras páginas da imprensa do Leste do Canadá e quando os avisos de problemas começaram a chegar o regime de tutela dos territórios mais longes foram acelerados. Em 23 de Maio de 1873 foi dado parecer favorável ao projeto de lei Real e a Polícia Montada se tornou uma realidade. Seus primeiros 150 homens foram enviados para o Ocidente e passaram o inverno em Lower Fort Garry. Rapidamente percebeu-se que eram necessários mais homens e mais 150 se juntaram a eles no ano seguinte. Esta força reforçada viajou até ao sopé das Montanhas Rochosas, onde foi construído um quartel em Fort MacLeod.
O comissário, um tenente-coronel francês, e metade dos homens, em seguida, se deslocaram a leste deixando o Coronel MacLeod no comando do quartel. O último logo foi totalmente absorvido em pacificar milhares de índios, incluindo o Chefe Sitting Bull, que se mudou para o Canadá depois da batalha de Little Bighorn em que Custer e seu Sétimo regimento de cavalaria foram aniquilados. MacLeod e seus homens foram direcionados para os comerciantes e contrabandistas whisky americanos e ajudaram na construção de acordos com as tribos indígenas.
Maçonaria e Polícia Montada
Cerca de três meses antes uma sede da Polícia Montada foi criada em Regina, a capital de Saskatchewan. A Grande Loja de Manitoba, que tinha jurisdição sobre todos os territórios do Noroeste, concedeu uma dispensa para a formação de uma loja maçônica lá a Wascana Lodge, No. 23. Entre os membros da Policia Montada havia vários maçons. A maior parte deles filiou-se na nova Loja, outros foram iniciados nela. Nos meados da década de 1880, foi decidido fundar uma nova Loja exclusivamente para os membros da Polícia Montada. Finalmente, em 24 de Agosto de 1894, foi realizada uma reunião de catorze maçons. Onze deles vieram da Wascana Lodge, nº 23, um da Antiga St John.s Lodge, No.3, um da Bow River Lodge, No. 28 e um da St. John Lodge, No. 175, em Greenock, na Escócia. Que põem as suas assinaturas numa petição para a Grande Loja de Manitoba, em Winnipeg. Eles se tornaram os fundadores da nova Loja: North-West Mounted Police Lodge, No. 61. O primeiro regimento, da Loja, do ano de 1895 continha uma introdução histórica:
Em uma grande massa de homens como a Policia Montada,
cujos membros estão espalhados por uma extensão tão vasta de território, e que são escolhidos a partir de quase todos os países civilizados do mundo, uma determinada percentagem de maçons é obrigada a ser encontrada, e que não teria sido coerente com a perseverança de costume e iluminados ensinamentos da Maçonaria os membros da Ordem não conseguirem organizar uma Loja, e assim estar em melhor posição para realizar os preceitos e princípios da Ordem do que poderia ter sido feito de outra maneira quando estavam em Lojas diferentes.

O primeiro Venerável Mestre foi o terceiro funcionário mais alto do Regimento, Robert Belcher, que se juntou a Loja em 1873, ascendeu na hierarquia e foi instalado em 1893. O altar, pedestais dos Vigilantes e colunas foram feitas no quartel de Regina. Eles foram pintados de branco e enfeitados com a Polícia Montada nas cores azul e ouro. Os pilares ainda podem ser vistos no Templo Maçônico de Regina. A espada original foi dada de presente pelo inspetor da Igreja, que originou o famoso Passeio Musical. Seu pai a levou na carga da Brigada Ligeira de Balaclava. Também no Templo de Regina podem ser vistos as pedras bruta e polida originais, lavradas pelos primeiros membros da Loja.
Como a Polícia Montada crescia em estatura assim também floresceu na maçonaria, e mais e mais membros tornaram-se iniciados na Maçonaria. Este foi um desenvolvimento natural, como os altos ideais são semelhantes e se misturam uns com as dos outros.
Com a grande política de imigração do Governo, a partir de 1896, a descoberta do ouro no Yukon, em 1898, e da Guerra Boer, membros da Polícia Montada do Noroeste ficaram extremamente ocupados servindo em todas as esferas e assumindo responsabilidades múltiplas. O número de membros da Loja em Regina tornou-se relativamente pequeno, e destes apenas dois maçons continuaram a manter viva a Loja. O Grão-Mestre de Manitoba movimentou-se para deter a Carta. Mas os irmãos queriam salvar a Carta, e fazê-lo relaxar o costume de que só membros da polícia poderiam inscrever-se na Loja.
Assim, em 1906, foi decidido realizar reuniões futuras na cidade de Regina. O Grão-Mestre Adjunto Distrital Isaac Forbes, ele próprio um membro da Força, relatou a Grande Loja, nos seguintes termos:
N.W.M.P. Lodge No. 11 (G.R.S.), Regina. Eu paguei a minha visita oficial a esta Loja em 2 de maio. Sendo esta a minha própria Loja, e freqüentando regularmente, eu tenho um grande interesse por ela. Devido ao fato de que todos os membros pertenciam à Polícia Montada, e que a maioria deles tinham sido transferidos para lugares diferentes, deixando a pequena Loja os membros com os quais era possível a realização de reuniões, nos últimos quatro anos, têm vindo a descer ladeira. Apraz-me dizer que isto é agora uma coisa do passado. A remoção do local de reunião da NWMP Barracas para a cidade de Regina, que teve lugar no dia 4 de outubro de 1906, tem-se revelado de grande bem-estar para a Maçonaria. Desde a reunião de 4 de outubro a Loja aumentou de dezesseis para cinqüenta.

A Loja é agora N.W.M. Polícia só no nome, mas o nome será um marco, quando a Polícia foi para a província de Saskatchewan.

Em 1904, o Rei Edward VII membro honorário da Força conferiu o título de "Real" de modo que a força era conhecida como a Real Polícia Montada do Noroeste. A Loja, no entanto, manteve o nome N.W.M. Polícia.

Em 1920 a Força aumentou de tamanho e foi rebatizada para Real Polícia Montada do Canadá. Poucos anos depois, as Províncias lhes pediram para assumir o trabalho da polícia e em 1932 a Polícia Montada policiada de seis províncias, em 1950 as restantes províncias de New found land e British Columbia seguiram o exemplo.
Por muitos anos, uma equipe de Grau da Royal Canadian Mounted Police realizava anualmente uma média de dez cerimônias de Graduação e duas ou três exemplificações. A 'equipe' tem realizado em muitas lojas no Canadá, bem como nos Estados Unidos: em Indiana, Ohio, Massachusetts, Nova York e Vermont. Nos últimos anos, porém a equipe foi dissolvida, por Montada, no entanto muitos continuam maçons ativos, qualquer apoio oficial ou incentivo à sua participação já desapareceu.
Nelson King é editor do proeminente jornal americano de investigação maçônica, The Philalethes. Ele também é um autor e um orador bem conhecido dos grupos maçônicos na América do Norte.