domingo, 4 de outubro de 2009

BANDEIRA DA ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL


A bandeira da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul – AMLMS tem a forma retangular e suas dimensões têm referencial no tamanho padrão da bandeira nacional brasileira. É dividida em duas partes por duas linhas de iguais sinuosidades. O lado superior tem coloração verde e o inferior azul.
Na parte superior cuja cor predominante é o verde, tem inserido a esquerda um conjunto de figuras, ou seja, um livro aberto com uma pena de escrever sobre o mesmo, ornado com folhas de louros. Na posição oposta, ainda no mesmo segmento há as configurações de um compasso e um esquadro.
Duas linhas pretas, sinuosas, semelhantes, com distâncias simétricas entre ambas, dividem o retângulo. No espaço interior, existente ao longo dos segmentos lineares na tonalidade branco, fica o registro relativo ao nome da instituição e a data da fundação: ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL – FUNDADA EM 13 DE MAIO DE 1999, com todos os caracteres em preto.
Na parte inferior de predominância da cor azul, tem a aplicação de uma estrela amarela, localizada mais a direita da bandeira.
O SIGNIFICADO DAS CORES
O verde: a flora (campos e matas) Sul-Mato-Grossense, a beleza da natureza.
O branco: a harmonia, a paz que deve coexistir entre a humanidade.
O azul: a união, a irmandade sob a abóbada celeste.
O amarelo: as riquezas territoriais (na região onde tem sede a AMLMS).
O preto: as curvas dos rios (manancial) e limites naturais.
O SIGNIFICADO DAS FIGURAS
O livro aberto com uma pena de escrever sobre ele, acrescido de uma coroa de louros: a liberdade de buscar o conhecimento fruto da sabedoria do homem. A vitória pelo saber na cultura maçônica.
O compasso e o esquadro: utensílios, ferramentas (de cunhos simbólicos na doutrina da maçonaria que dão dimensões dos contornos para resguardo das virtudes e no traçar de linhas de condutas retilíneas) que servem respectivamente no auxílio dos mestres (sejam eles pedreiros ou não) na arte de construir obras de arquitetura.
A estrela: a presença firme, reluzente do ser supremo sobre todas as coisas.
Ressalta-se que da ligação das figuras dispostas na bandeira, mediante linhas imaginárias, poder-se-á obter a figura de um triângulo.
Assim, podemos concluir que as representatividades e significados alusivos às cores, figuras, linhas e caracteres que formam a bandeira, permite afirmar que: a ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS DE MATO GROSSO DO SUL, pode marcar presença através da sua bandeira em lugar de destaque onde a CULTURA é escrita com letras maiúsculas. Voltada para a difusão dos feitos de ontem, estando no presente, mas com olhar no futuro, neste rico e maravilhoso Mato Grosso do Sul.

Colaboração do Irmão Nelson Vieira de Souza
Membro da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, ocupante da cadeira n.º 16, cujo patrono é José Bonifácio de Andrada e Silva.