sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ação Paramaçônica Juvenil - APJ

O que é?
A APJ é uma proposta para despertar, nos jovens, atitudes nobres, através de atividades ligadas ao civismo, música, canto, dança, artes cênicas, pintura, literatura, poesia, integrando-se na formação plena de cidadãos cultos, responsáveis, honrados e ajustados. Isso possibilita a cada um manejar a arte da vida com Sabedoria, Justiça e Amor.

Objetivo?
Congregar jovens de ambos os sexos, dos 7 aos 21 anos, com o propósito de se lhes oferecer em alternativa de vida social, paralela à educação convencional, com inspiração nos preceitos maçônicos.

Quem?
Cada um de nós, em condição de dar e de agir, pode influenciar beneficamente, colaborando para o melhor êxito do projeto, seja um jovem, que tem disposição e energia, seja um idosos que tem experiência e equilíbrio a oferecer.

Como?
Desenvolvendo teorias e práticas esportivas, promovendo torneios e campeonatos; desempenhando atividades que propiciem o conhecimento dos mecanismos do Poder e Normas que regem os destinos de um povo; montando e fazendo o desenrolar completo de uma peça teatral, quanto se dará oportunidade ao jovem para atuar, criar, pesquisar, criticar e ser criticado.

Por quê?
Ativa, participativa e Dinâmica, oferecendo princípios sábios, construtivos e dignos, a Maçonaria não permaneceria alheia e indiferente aos problemas sociais que vêm marginalizando a nova geração.
O que queremos para a APJ?
Que os jovens sintam justificado orgulho dessa Instituição como Escola de Vida, Fonte de Civismo, Berço da mais sadia Nacionalidade.

Para Quê?
Para que se possa desenvolver nos jovens o espírito de unidade e trabalho em equipe, tendência à camaradagem, ao companheirismo, à lealdade nas competições, à coragem ante os desafios, despertando-lhes a consciência da responsabilidade, perante si próprios e o próximo, diante da família, da comunidade, da nação e do mundo. Que adotem atitudes e comportamentos dignos, procurando descobrir o senso do dever e os caminhos em que se cuide de preservar os rumos e os destinos da Nação, exemplificando e testemunhando que o bem geral tem precedência sobre o bem particular, e possam, na idade adulta, tornar-se pessoas úteis, polidas e respeitadas.


História



A criação da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ/GOB) se deu em 15 de abril de 1983, através da lei 002/83 da SAFL (Soberana Assembléia Federal Legislativa) por iniciativa do Venerável Irmão Adisom do Amaral, sancionada pelo Soberano Irmão Mathatia Bussinguer, que já havia assumido o cargo de Grão Mestre Geral do GOB, após a desincompatibilização do cargo de Grão Mestre Geral o irmão Osires Teixeira para concorrer à reeleição, o que não ocorreu.
Em 24/01/85, através do Decreto no 007/85, foi regulamentada a APJ/GOB, e em 13/04/85 foi nomeado Diretor Geral, o seu idealizador Adisom do Amaral, através do Decreto-Lei no 91.412 de 09/07/85, o Título de Utilidade Pública Federal, fato esse que ocorreu após cento e sessenta e três anos de existência do GOB.
A APJ/GOB que sempre esteve sob a orientação da Grande Secretaria de Educação e Cultura, foi considerada a Máxima Obra Social Contemporânea pelo encontro nacional Compasso Para O Futuro a Suprema Congregação Mundial Maçônica.



Já no âmbito estadual, foi introduzida em setembro de 1988, tendo como Grão Mestre Estadual o Eminente Irmão Fadel Tajer Yunes, E como primeiro Diretor Estadual o Irmão Jair Ricardo, que prontamente desenvolveu sua divulgação implantando o primeiro núcleo APJ/GOB/MS na cidade de Corumbá em 12/10/88, tendo como preceptores (orientadores dos grupos juvenis) os Irmãos Mário Lagreca, Sandro Nemir e Raul Monteiro sendo seus fundadores os Irmãos Dílson Ferreira, José Milton da Silva e Nery Monteiro, ficando a Loja Constância e Esperança como mantenedora do referido núcleo.
Em 15/04/2004 foi aprovado o novo Regulamento Geral, bem como a sua Ritualística, quando do Segundo Encontro Nacional dos Grão-Mestres Estaduais e seus Diretores Estaduais.
A nova APJ/GOB deixou de pertencer à Grande Secretaria de Educação do GOB, ficando subordinada diretamente ao Gabinete do Grão Mestre do GOB que é o Presidente Nacional.
Veneráveis Mestres e demais Irmãos, enriqueçam suas Lojas com essas valorosas presenças.


Jair Félix da Silva

Secretário Geral de Entidades Paramaçônicas