domingo, 21 de fevereiro de 2010

Primeira Loja Maçônica do Rito Adonhiramita em Portugual

"O Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica Regular de Portugal, Mario Martin Guia, decretou autorização para que seja instalada a Primeira Loja Maçônica do Rito Adonhiramita, no país.
Segundo o Eminente Grão-Mestre do Pará, Waldemar Coelho, que é um dos maiores incentivadores para que o rito Adonhiramita cresça em todo o mundo, o sucesso da instalação em Portugal se deve ao apoio imensurável de inúmeros Maçons, tanto do Pará quanto do Rio de Janeiro e também “ao imprescindível apoio oferecido pelo amado irmão Luis Honrando Ramos, de Portugal”, ressalva o Grão-Mestre paraense em um dos parágrafos dos ofícios de agradecimentos pela instalação da Loja encaminhados ao Soberano Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB) Marcos José da Silva e ao Grande Patriarca Regente Adonhiramita, Florisvaldo Xavier. De acordo com Waldemar Coelho, Luis Ramos foi espetacular, a toda prova. “Ele recebeu com muita alegria a delegação de brasileiros que estivera num primeiro momento em Portugal entabulando propostas para a instalação do rito no país e ficou todo o tempo à nossa disposição”, lembra Waldemar, relatando que, até o “aprovo” do Grão-Mestre de Portugal, foram 40 dias de exaustivas reuniões. Waldemar diz ainda que o anfitrião Luis Ramos providenciou, além de lazer, uma série de passeios e visitas para a delegação brasileira. “A elegância do Ir. ’. Luis Ramos foi própria de um grande e honrado Maçom”, compara, agradecendo. Para retribuir tanta generosidade, o eminente Grão-Mestre paraense já pensa em reunir, em novembro, um número expressivo de obreiros do Grande Oriente do Pará e do Rio de Janeiro para irem participar de uma das sessões nessa primeira Loja Adonhiramita em Portugal, denominada por: ARLS José Estevão.
Já regularmente instalada e trabalhando sob os auspícios do GADU. ’., a ARLS José Estevão reúne-se na cidade de Aveiro, a 250 km de Lisboa. Na sessão magna de instalação, como forma de gratidão, seus obreiros investiram no cargo de Venerável Mestre o ilustre Irmão Luis Ramos que, também prestou significativa homenagem aos irmãos Marcos José da Silva, Soberano Grão Mestre do GOB; ao Eminente Grão Mestre do Grande Oriente do Pará, Waldemar Coelho; e ao Respeitável Grão-Mestre, Mario Martins Guia, oferecendo a cada um deles o honroso título de Membro Fundador da Loja José Estevão e os respectivos aventais personalizados do Rito, gravados com o nome de cada um.”
Fonte: Tribuna Maçônica - julho e agosto de 2009 - Edição nº 51 - Ano IX – Pág. 3