sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Casa do Maçom "João Baroni"

A Casa do Maçom "João Baroni", uma iniciativa da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Paulista, GOP-COMAB, já começou a receber pacientes de várias cidades do país. O espaço, inaugurado na manhã de domingo, 27 de abril de 2008, oferecerá hospedagem a maçons e familiares de todo o Brasil que passam por tratamento no Hospital de Câncer da Fundação Pio XII de Barretos. Está localizada na rua Paraguai, nº 1.800 a cerca de 800 metros do Hospital.
A cerimônia de inauguração reuniu representantes das Maçonarias de vários estados, entre eles os Grãos-Mestres José Maria Dias Neto, do Grande Oriente Paulista, Benedito Marques Ballouk Filho do Grande Oriente de São Paulo, Luiz Flávio Borges D'Urso, Presidente da OAB de São Paulo e representante do Grão-Mestre da Grande Loja; Rogério Ferreira da Silva, Venerável Mestre da Loja Maçônica Fraternidade Paulista, além de autoridades locais, como o Prefeito Emanoel Carvalho e Secretários, bem como membros das várias Lojas Maçônicas de Barretos. A faixa da inauguração foi descerrada por Adolpho de Almeida Fernandes, Maçom há vários anos na Fraternidade Paulista. Padre Desumar fez a bênção da moradia. "Este é um projeto que contou com o apoio das Lojas Maçônicas de todo o país", destacou Rogério.
A casa é formada por onze apartamentos totalmente mobiliados, apropriados para receber pacientes com acompanhantes.
Cinco deles são adaptados para cadeirantes. O espaço conta ainda com recepção, lavanderia, área de convivência, sala de TV, cozinha e refeitório, num terreno de 1.100 m2, com total de 460 m2 de área construída.
A casa, concebida com base nos símbolos usados na Maçonaria (esquadro, compasso e régua), foi projetada pelo o engenheiro André Ponciano, colaborador do projeto.
A construção foi realizada no período de dois anos. A pedra fundamental foi lançada no dia 23 de abril de 2006.
Após a inauguração foi servido um almoço no Berrantão do Parque do Peão, onde várias homenagens foram prestadas a todos aqueles que incentivaram e contribuíram para a edificação da casa. "Queremos agradecer a ajuda e o apoio que tivemos, conseguimos com esta casa unir ainda mais todos os maçons, de todas as potências e de todos os estados em único ideal", destacou Rogério.
CASA MAÇOM "JOÃO BARONI"
RUA PARAGUAI NUMERO 1800
BAIRRO NOVA AMERICA
CEP:14783-171 - BARRETOS - SP
Telefones:(17)33257522,TelefonePúblicointerno.(17)33230565
e-mail: casadomacom@barretos.com.br
PARA SUAS DOAÇOES:
Banco do Brasil Agência: 0031-0 C/C: 32542-2