sábado, 13 de março de 2010

Brazil's Grand Chapter

Alguns anos atrás o Supremo Grande Capítulo recebeu um pedido do Grande Oriente do Brasil solicitando que o mesmo constitui-se um Grande Capítulo no Brasil para trabalhar o Arco Real no sistema Inglês.
A Maçonaria Inglesa do Arco Real é muito popular no Brasil e tem havido uma pressão considerável para a consagração de mais capítulos dentro do Distrito da América do Sul Divisão Norte.
No Outono passado, um pedido formal foi recebido do Grande Oriente. Um mínimo de três capítulos é necessário para formar um Grande Capítulo. Como ponto de partida para alcançar este objetivo, o Supremo Grande Capítulo concordou com a consagração de um novo capítulo em Londres, para ser anexado a Loja Pegasus No. 2205, que se reunirá no Rio de Janeiro - inicialmente sob a autoridade do Distrito.
Além disso, dois capítulos da província de Cheshire e um em Middlesex estavam planejando encerrar suas atividades, mas concordaram com a transferência da Inglaterra para o Rio de Janeiro para se tornarem capítulos fundadores do novo Grande Capítulo.
O Capítulo Ashfield n º 4.129 e o Capítulo Leasowe n º 3.761, em Cheshire, e o Capítulo Woodcock Hill n º 5576, em Middlesex, cada um emitido um aviso por escrito da moção, assinada por sete companheiros, para serem transferidos da Inglaterra para o Rio de Janeiro.
Os Companheiros também votaram a favor da petição para o Supremo Grande Capítulo de que, quando canceladas, as Cartas de cada capítulo deveriam ser retidas pelos capítulos para dar continuidade histórica em sua nova casa.
Na seqüência da aprovação dessas resoluções, cada capítulo realizou, em seguida, uma reunião de emergência para filiar membros, Companheiros residentes no Brasil, para ter os capítulos formados na sua nova casa.Enquanto isso, em 20 de novembro de 2002, o Capítulo Pegasus n º 2205 foi consagrado em Londres, pelo reverendo Peter Hemingway, Terceiro Grande Principal Passado, juntamente com Alan Englefield, Grande Superintendente, de Oxfordshire, como Primeiro Principal.
O Capítulo Pegasus posteriormente realizou uma reunião de emergência para filiar membros residentes no Brasil, incluindo os companheiros designados para serem os Grandes Principais do Supremo Capítulo do Brasil.
Em 5 de fevereiro de 2003, no Rio de Janeiro, o Pro Primeiro Grande Principal, Lord Northampton, constituía o Supremo Grande Capítulo do Brasil, na presença de cerca de 80 companheiros.
Ele foi assistido pelo Terceiro Grande Principal Passado David Williamson e pelo Reverendo Peter Hemingway, na qualidade de Segundo e Terceiro Grandes Principais. Dez companheiros da Inglaterra estavam presentes e a cerimônia foi conduzida em Inglês.
Lord Northampton instalou Laelso Rodrigues como Primeiro Grande Principal do Supremo Grande Capitulo do Brasil.
Ele, por sua vez, instalou Sergio Romay como Segundo Grande Principal e, Claudio Ferreira como Terceiro Grande Principal e, Tullio Colacioppo como Pro Primeiro Grande Principal e investiu os primeiros Grandes Oficiais.
Masonic Quarterly Magazine
Issue 5 / April 2003





















































































Nota: Participaram juntamente com Lord Northampton os Irmãos Rev. Peter Hemingway, Peter Lowndes, atual Pro Grão Mestre, Peter Bodman Morris, Past Grão Mestre Distrital do Distrito América do Sul Divisão Norte, David Williamson, atual Grão Mestre Assistente, Richard Fildes, Nicholas Bosanquet e Ronald Cayless que atuou como organista. O Irmão Ronald Cayless, desde que se tornou coroinha da Igreja da Anunciação, perto de Marble Arch em Londres, manteve-se como músico de igreja. Nos anos cinquenta e sessenta, ele era organista e maestro do coro na Igreja da Santíssima Trindade em Sloane Street,. Desde 1960, ele é tesoureiro honorário da Associação dos Músicos da Igreja e continua no cargo até os dias atuais. Ele era diretor da St Peter's Eaton Square CE Primary School, em Londres até sua aposentadoria em 1992. Lá, ele esteve muito envolvido com o Departamento de Música e regia uma orquestra da escola com cerca de 30 crianças. Desde então, tornou-se um organista e atualmente é Diretor de Música na Christ Church em West Wimbledon.