quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, comumente conhecida como Shriners

A Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico, comumente conhecida como Shriners e AAONMS (Ancient Arabic Order of the Nobles of the Mystic Shrine), estabelecida em 1870 é um corpo paramaçonico, com sede nos Estados Unidos. A organização é mais conhecida pelos Hospitais Shriners para Crianças que administram e pelos barretes árabe, vermelho, que vestem.
Em 1870, havia milhares maçons em Nova York, muitos dos quais almoçavam no chalé Knickerbocker em uma mesa especial, no segundo andar. Lá, a idéia de uma nova fraternidade de maçons salientando diversão e companheirismo foi discutida. Dr. Walter M. Fleming, DM, e William J. Florença levaram a idéia a sério o suficiente para ela ser criada.
Florença, um ator renomado no mundo, durante uma turnê em Marselha, foi convidado para uma festa dada por um diplomata árabe. A animação era uma elaborada encenação de uma comédia musical. Na sua conclusão, os participantes tornaram-se membros de uma sociedade secreta. Florença registrou inúmeras notas e desenhos em sua visão inicial e em duas outras ocasiões, uma vez que, em Argélia e uma vez no Cairo. Quando ele voltou para Nova York, em 1870, mostrou seu material para Fleming.
Fleming levou as idéias fornecidas por Florença e as converteram em que se tornaria a "Antiga Ordem Árabe dos Nobres do Santuário Místico” (AAONMS). Fleming criou o ritual, o emblema e os trajes. Florença e Fleming foram iniciados em 13 de agosto de 1870, e iniciaram outros 11 membros em 16 de junho de 1871.
O grupo adotou um tema do Oriente Médio e marcaram para breve uma reunião na sede do Templo Mesquita (embora o termo templo tenha sido agora substituído por Shrine Auditorium ou Centro do Santuário). O primeiro Templo estabelecido foi o Templo Mecca (hoje conhecido como Shriners Mecca), com sede no New York City Masonic Hall em 26 de setembro de 1872. Fleming foi o primeiro Soberano.
O barrete vermelho com um pendão preto, é conhecido com Fez, é o símbolo mais característico do Santuário, foi transmitido através dos tempos. Seu nome deriva do lugar onde ele foi fabricado na santa cidade de Fez, Marrocos. O barrete foi escolhido como a parte árabe do Santuário (Oriente Médio) a temática em torno do qual a cor e o esplendor do Santuário foram desenvolvidos.
Em 1875, havia apenas 43 Shriners na organização. Em um esforço para estimular a adesão, a 6 de junho de 1876 em uma reunião no Templo Meca, o Grande Conselho Imperial da Antiga Ordem dos Nobres do Santuário Místico na América do Norte foi criado. Fleming foi eleito o primeiro Soberano. Depois de algumas outras reformulações, em 1878 existiam 425 membros em 13 templos em oito estados, e em 1888, havia 7.210 membros em 48 templos nos Estados Unidos e Canadá. Pela Sessão Imperial, realizada em Washington, DC, em 1900, havia 55.000 membros e 82 templos.
Atualmente existem cerca de 375.000 membros e 191 templos nos EUA, Canadá, México e na República do Panamá.
O Shriners Internacional apóia os Shriners Hospitals for Children (Hospitais Shriners para Crianças), sistema internacional com 22 hospitais dedicados aos cuidados de saúde das crianças, proporcionando atendimento pediátrico, investigação inovadora e excelente programas de ensino.
Desde 1922, os Hospitais Shriners para Crianças tem melhorado significativamente a vida de mais de 865.000 crianças.



Shriners no Brasil
O Brasil Shriners Clube uma instituição paramaçônica que surge no pais com o objetivo de fazer mais um trabalho de benemerência digno de nossa sociedade. O objetivo da fundação do Clube é estar habilitado para encaminhar aos hospitais dos Estados Unidos pacientes de 0 a 18 anos, para serem tratados de problemas graves relacionados à ortopedia, queimaduras, lábio leporino e espinha bífida, dentre outras especialidades médicas sem custos de hospital. O transporte, do paciente e de um acompanhante, também será provido pelo clube que é formado por Mestres Maçons da Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul.
Os valores maçônicos, nossos princípios, muitas vezes corporificados na benemerência e a caridade que todo maçom deve proporcionar ao necessitado, deve sair das quatro paredes dos templos e chegar onde necessário no seio da sociedade onde plantamos nossos princípios e auxiliando aos necessitados, no caso dos Shriners, às crianças que precisam de cuidados, sejam elas filhas de Irmãos, sejam filhas de profanos.
http://www.brasilshriners.com.br