quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e seus 10 Anos de Fundação

Foi há dez anos atrás – na noite do 133º dia do ano de 1999, numa quinta-feira 13 do mês de maio - que foi fundada a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul (AMLMS) pelas Potências Maçônicas do Estado (Grande Oriente do Brasil, Grande Loja de Mato Grosso do Sul, e Grande Oriente de Mato Grosso do Sul) e contando com o providente e decisivo apoio dos três Grão-Mestres da época. Esta data cívica e mística (13 de maio) fora eleita por ser o marco da abolição da escravatura no Brasil – um dos tantos empreendimentos históricos da Maçonaria, que, embasada nos seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foi indômita precursora da campanha abolicionista no nosso país: batalha esta consagrada com a vitória radiante da assinatura da “Lei Áurea” (em 13 de maio de 1888) pela Princesa Isabel, que, compartilhando dos anseios maçônicos e irmanada no sublime desígnio de engrandecimento da Pátria, assinou a louvável lei, quebrantando os grilhões do elemento servil e extinguindo a escravocracia brasileira.
A comemoração dos 10 anos de Fundação da Academia aconteceu na noite desta sexta-feira p.p. (15/05), no Salão do GOB-MS, com a presença de acadêmicos, familiares e convidados. Diversas personalidades maçônicas e autoridades prestigiaram o evento.
Com sede provisória na Rua São Félix nº 789 - Jardim Vilas Boas (Palácio Maçônico do GOB-MS) e com abrangência em todo o Estado, a Academia Maçônica de Letras de MS – que teve o seu Estatuto aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 23 de julho de 1999 – possui, dentre outras finalidades, a missão de incentivar e difundir os trabalhos de seus acadêmicos e cultivar a filosofia e a literatura maçônicas, bem como interagir e colaborar com outras instituições que se dedicam às letras e ao vernáculo em geral, veiculando cultura de interesse da família e da sociedade.
Compromissada igualmente com os valores do futuro, a Entidade tem ainda o papel de apoiar as mais variadas criações artísticas, atividades literárias e linguísticas, contribuindo assim com a inteligência cultural do nosso Estado e do país.
Desde a sua fundação, A AMLMS teve os seguintes presidentes: Fadel Tajher Iunes (de 1999 a 2001, e atual Presidente de Honra); Cid Antunes da Costa (2001 a 2003); Orlamar Teixeira Gregório (2003 a 2006); e Cid Antunes da Costa (presentemente).
Aos moldes da Academia Brasileira de Letras e da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a Academia Maçônica de Letras de MS possui quatro dezenas de Cadeiras Vitalícias, numeradas de 1 a 40 e ocupadas por Membros Efetivos, tendo cada uma o seu Patrono. Estes luminares patronímicos das Cadeiras da AMLMS – que, de acordo com a tradição, devem ser lembrados no Discurso de Posse dos novos acadêmicos – são elencados em dois grupos: Patronos nacionais (Cadeiras 01 a 20) e Patronos locais (Cadeiras 21 a 40).
A eleição de Sócios Efetivos (Acadêmicos) será precedida da aquiescência do candidato, que deverá ser apresentado por no mínimo dois sócios da mesma categoria, em dossiê contendo a identificação, bem como o currículo do proposto, relação de suas obras publicadas e uma justificativa assinada pelos proponentes. Além disso, a criteriosa análise observa várias outras condições e normas que são estabelecidas para a justa garantia do importante galardão. Conforme tradição acadêmica e norma específica, o candidato eleito destacará em seu discurso, no ato da sua posse solene, a importância do Patrono de sua Cadeira; e, caso não seja o primeiro ocupante do assento, deverá incluir em seu encômio o(s) ocupante(s) anterior(es).
Cumprindo seus preceitos estatutários, a AMLMS já apoiou e publicou – ao longo de sua existência – diversas obras literárias de seus membros, além de reeditar outras. Agora, no calor esplendente das festividades alusivas ao seu 10º aniversário, a Entidade trará a lume uma edição especial: o seu Livro Histórico. Obra esta que compendia os discursos de posse dos seus membros, como também apresenta as apologias proferidas aos respectivos Patronos (e biografias destes), reavivando a história e deixando, assim, gravado ad perpetum rei memoriam estas relevantes peças acadêmicas do Sodalício.
Em sessão pública no auditório da Grande Loja Maçônica de MS (Rua do Sucre nº 275 - Portinho Pache, nesta capital), na próxima noite de 19 de junho – quando acontecerá também a posse solene de quatro novos acadêmicos, que foram recém-eleitos – teremos o lançamento oficial deste emblemático livro (organizado pelo atual presidente Cid Antunes da Costa) que eternizará quinhão importante da identidade dinâmica desta guardiã da cultura maçônica do nosso Estado: a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.
De parabéns, portanto, a AMLMS, pelos seus 10 anos de atividade e pela produção do Livro Histórico que imortalizará a essência borbulhante da memória cultural maçônica estadual.

Rubenio Marcelo em 16/05/2009.
Membro Efetivo da AMLMS - Academia Maçônica de Letras de MS - Titular da Cadeira Vitalícia nº 13 – Patrono Rui Barbosa