terça-feira, 8 de outubro de 2013

UMA INTRODUÇÃO À MAÇONARIA DA MARCA

O Grau de Marca é um dos Graus mais populares na Maçonaria. Hoje temos mais de 1.500 Lojas da Marca na Constituição Inglesa e em torno de 20 Lojas filiadas a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil.

O grau é conhecido como o grau da Amizade e todos os Mestres Maçons ativos e regulares do GOB são elegíveis para serem avançados ao grau. Este grau é um pouco menos formal do que os Graus Simbólicos ( Craft ) e não há dúvida de que entre os Mestres Maçons da Marca você sempre vai encontrar amigos.

Da mesma forma que a Maçonaria simbólica, o Grau da Marca transmite lições de moral e ética, utilizando uma alegoria ritualizada em torno da construção do Templo do Rei Salomão antes da morte de Hiram Abif .

Iniciação ao Grau de Marca é classificado como "Avançamento" e em um sentido cronológico a cerimônia segue a do Grau de Companheiro .

Da maneira como é trabalhado hoje o ritual da Marca na verdade abrange dois graus. O candidato é primeiro reconhecido como uma Homem da Marca e em seguida é "Avançado" como um Mestre Maçom da Marca .

O Grau de Marca é uma das duas Ordens Maçônicas que demonstra o trabalho dos Talhadores de Pedra ou Maçonaria Operativa e a cerimônia de Avançamento descreve a trajetória um Companheiro ambicioso buscando promoção em se oficio, demonstrando as sua habilidades e capacidade .

A tradição maçônica nos informa que, na construção do Templo do Rei Salomão, a cada Maçom foi fornecido uma marca peculiar para sua identificação. Que ele colocava em seu trabalho, a fim de distingui-lo da marca de seus companheiros.

Com a ajuda destas marcas os Supervisores (ou Mestres da Marca) eram capazes de rastrear qualquer trabalho defeituoso e o responsável pelo mesmo.

No início da cerimônia os talentos do candidato não são reconhecidos e suas esperanças são frustradas, mas com decorrer dos fatos, ele triunfa sobre a adversidade e é justamente recompensado pelo seu trabalho.

O conceito dos Maçons como "pedras vivas" e que está sendo construído em uma casa espiritual, em paralelo com a construção do Templo. É um poderoso tema no Grau .

É uma cerimônia maravilhosa com elementos de drama e humor e acima de tudo, fortes lições de moral!!!!!

Fraternalmente como sempre.

Joselito Romualdo Hencotte
Grande Secretário de Relações Exteriores da Grande Loja de Maçons da Marca do Brasil