sexta-feira, 25 de junho de 2010

Instalação do Irmão Eduardo Ayub como Venerável Mestre da Loja 8 de Maio nº2083 do GOB-MS

No dia 19 de julho de 2010, às 19 horas, ocorreu Sessão Magna de Instalação do Irmão Eduardo Ayub como Venerável Mestre da Loja 8 de Maio nº2083 do GOB-MS e Posse da nova Diretoria da, no Oriente de Campo Grande /MS.
A Comissão Instaladora presidida pelo Venerável Irmão Luis Marcelo Giumarressi, Juiz do Tribunal de Justiça do GOB-MS, que também representou o Grão Mestre do GOB-MS Eminente Irmão Gessírio Domingos Mendes e composta pelo Poderoso Irmão Luiz Adive Palmeira, Secretario de Planejamento do GOB-MS, 1º Vig., José Versage Neto, 2º Vig, Luiz Carlos Pereira, Cobridor e José Luiz Yule, Mestre de Cerimônias.
Com a presença inúmeros Irmãos visitantes, de diversos Orientes, a cerimônia teve duração de aproximadamente duas horas, nas quais as autoridades comentaram a pujança da Loja, alem de ressaltar o bom trabalho das administrações anteriores.
A instalação contou também com a presença das autoridades Maçônicas Eminente Irmão Marcio Lolli Ghetti, Presidente PAEL/GOB-MS e sua comitiva, Eminente Irmão Osamu Kato, Grão Mestre Honorário do GOB-MS, Poderoso Irmão Benilo Allegretti, Grão Mestre Adjunto Honorário do GOB-MS, Venerável Irmão Benjamin José Machado, Membro do MPEM-GOB-MS, Venerável Irmão João Baptista Maciel Monteiro, Conselheiro do TCE-GOB-MS, Poderoso Irmão Sabino Preza Junior, Secretário de Comunicação e Informática do GOB-MS, Ilustre Irmão Albertoni Martins da Silva, VM da ARLS União Campograndense nº 3.118 do GOB-MS, Ilustre Irmão Rodrigo D. Balejo, VM da ARLS Athamaril Saldanha n. 3119, Ilustre Irmão Luiz Mauricio dos Reis VM da ARLS Cavaleiros do Sol nº 3195, a comitiva da Loja Generosidade e Amor nº 2919 do GOB-MS, do Oriente de Anastacio/MS, composta pelo seu VM Ilustre Irmão Moesis José, Venerável Irmão Ernandes Peixoto, Deputado da Loja na PAEL, e Glaubi Araujo Leite, Coordenador da 16º região maçônica do GOB-MS dentre outros.
O Poderoso Irmão Benilo Allegretti, disse para que os Irmãos da Loja e o VM procurassem praticar os ensinamentos contidos na cerimônia de instalação e desejou ao Irmão Eduardo Ayub felicidades no novo caminho.
O Eminente Irmão Marcio Lolli Ghetti falou da alegria de participar pela primeira vez como Presidente da PAEL-MS, de uma sessão com tão grande harmonia e desejou ao novo VM votos de sucesso em sua administração.
O VM instalado após os cumprimentos aos presentes proferiu as seguintes palavras:
“Meus Irmãos este é o momento do agradecimento. E quero inicialmente agradecer as palavras ditas nesta noite, pois são realmente um incentivo para que suplantemos com ações, o panorama muitas vezes sombrio do que o futuro pode nos reservar. As evasões dos Irmãos, a falta de freqüência, a desconexão dos Irmãos com os Poderes e os inúmeros problemas discutidos intensamente em Loja, são fatores de preocupação e exigem nossa atenção.
Para mim, este é um momento especial. Não pelo cargo que me foi confiado, mas por poder, intensamente, como venerável eleito - agora instalado, participar de forma mais ativa, sejam nas inúmeras atividades que a ordem impõe, seja administrando os trabalhos dessa oficina junto aos valorosos Irmãos que compõe a Diretoria Eleita.
E neste aspecto quero parabenizar a diretoria que hoje encerra o seu mandato, pelo trabalho desenvolvido, e de forma especial ao nosso querido Past Venerável Omar Shafic Ayub, meu IRMÃO que de forma metódica, decidida e austera manteve esta Loja em ascensão, com o mesmo vigor determinado pelas gestões anteriores. Hoje nos sentimos orgulhosos pela harmonia e fraternidade estabelecidos.
Hoje, no cargo de Venerável Mestre, eu a recebo, com a altíssima responsabilidade de conduzi-la na mesma vereda pela qual vem percorrendo nestes últimos 30 anos: um caminho de união, de fraternidade, de aprendizado, de filantropia, de exaltação à pátria, de celebração do bem, de exaltação do espírito e de construção do Templo Ideal.
É de notório saber que este desafio não é somente meu ou da diretoria ora empossada, é nosso. De todos os Irmãos da 8 de maio e dos desprendidos Irmãos que trazem suas luzes participando dos nossos trabalhos, dos nossos eventos.
É verdade que a Maçonaria se faz em Loja. É a gênese das idéias, que culminarão com sua pratica dentro da Ordem e também, ou principalmente, no mundo profano. Precisamos de Idéias, de ideais.
E é na pratica dos ideais maçônicos de fraternidade, igualdade e da liberdade que os ideais maçônicos devem se concretizar. Precisamos estabelecer metas, por meio de planejamento para que as dificuldades de nossa ordem possam ser apenas passado. Mas para isso os maiores corruptores das virtudes que são a vaidade e o orgulho devem ser combatidos, com estudos, disciplina, reforma interior fazendo com que efetivamente a maçonaria entre dentro de nós. E então, somente então, a partir deste momento podemos ser o fator transformador da sociedade. O tão almejado fator transformador!!!
Não sejamos omissos, estreitemos os laços que unem as nossas lojas, os nossos ideais. Façamos Filantropia, pratiquemos a caridade; pois são a essência, mas não tudo! Reinauguremos uma era operativa, participativa, ativa e efetiva!
Para que nos reunimos aqui? Para levantar templos a virtude e cavar masmorras ao vicio. Vamos corresponder a esta máxima, mas com ações reais, concretas e articuladas, sempre, pelo mister maior que nos norteia: o bem comum, a igualdade com o próximo, o Templo Ideal, uma sociedade merecedora de nossa Maçonaria e uma Maçonaria que mereça a nossa sociedade!
Por onde iniciar? Aqui. Tudo isto começa aqui. Em loja. Na Loja. No templo forte aos Ditadores e déspotas e sob a abóbada celeste, abaixo do Olho que Tudo Vê, sob a Proteção do Grande Arquiteto do Universo.
Iniciemos com o comparecimento dos irmãos às sessões, com a efetiva e indispensável participação nos trabalhos desenvolvidos, num ambiente de harmonia e fraternidade. Neste aspecto a nossa harmonia, está estabelecida: vamos elevá-la. Vamos fortalecer a coesão que nos suporta, aprofundar os estudos e conhecimentos que nos perpetuam. Nosso poder de ação, de convencimento e realização, carecem de efetividade: este é o grande desafio. Procuremos servir agindo e atuando de forma proativa.
Um semeador do bem nos traz a seguinte assertiva: “Procuremos servir, porque servindo sem exigências e sem elitismo, sem a sombra dolorosa das vaidades e do orgulho, exercitamos o dom do Amor”. (Chico Xavier)
Convicto do apoio dos Irmãos conclamo a todos para que juntos, cada qual em sua Loja, em seu circulo Social, possamos vencer os desafios que se apresentam. Confiemos no GADU para permitir que possamos aproveitar todo o momento que se apresente para praticarmos a mais pura maçonaria.
Que nos abençoe e guarde.”
Ao termino da sessão todos foram para o salão de eventos da Loja, onde houve a apresentação da nova diretoria da Loja aos convidados e cunhadas, seguido de um delicioso jantar com pratos árabes, origem do novo Venerável Mestre.