segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Conferência Trienal dos Grandes Priorados Regulares do Mundo


“A BANDEIRA DO BRASIL ao centro é a maior prova de que a Maçonaria no nosso país está no caminho certo.” Harley Correia.
No inicio de setembro de 2012 uma comitiva de Cavaleiros Templários, capitaneada pelo seu Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa, partiram para a França rumo a Conferência Trienal dos Grandes Priorados Regulares do Mundo, e como o nome já diz esta é uma conferência que é realizada a cada três anos por um dos Grandes Priorados do mundo e dá a ordem à oportunidade de partilhar ideias, renovar e fazer amizades e dar direção para o futuro da Ordem.
A Conferência de 2012 foi realizada em Avignon, uma cidade ao sul da França e está situada na margem esquerda do rio Ródano, no departamento de Vaucluse, a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. Tem cerca de 95 000 habitantes. Habitada desde o tempo dos Celtas, é famosa por se ter convertido na residência dos Papas em 1309, quando se encontrava sob governo dos reis da Sicília pertencentes à casa de Anjou. Em 1348, o Papa Clemente VI adquiriu a cidade à rainha Joana I da Sicília e permaneceu como propriedade papal até 1791, quando foi incorporada ao resto de França durante a Revolução Francesa. As muralhas da cidade, em bom estado de conservação, foram construídas pelos Papas imediatamente a seguir da mudança de residência para este lugar. O palácio papal, Palais des Papes, é um enorme edifício gótico com muros de 5 a 5,5 m de espessura, que foi construído entre 1335 e 1364. Depois de regressar a Roma a corte papal, foi utilizado como quartel e atualmente é um rico e muito visitado museu.
Nesse local aconteceu uma reunião restrita aos Grãos Mestres e Oficiais do Grandes Priorados participantes, onde o Grão-Mestre da França, Irmão André Bassou, entrega a ESPADA SIMBOLO que fica sob a guarda, por três anos, do Priorado sede da próxima conferência, em 2015, ao Irmão Wagner Veneziani Costa.
Em 2009 a Trienal aconteceu em Winchester, antiga capital da Inglaterra, com a participação do Brasil, com a maior comitiva do mundo, onde o Grão-Mestre Inglês Irmão Leslie Felgate Dring fez a entrega da Espada ao Grão-Mestre da França, Irmão André Bassou.
O Grande Priorado do Brasil, cujo titulo completo é Unificadas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rhodes e Malta do Brasil, foi consagrado em 17 dezembro 2004, em Brasília, e na ocasião foram instalados cerca de 600 Cavaleiros, pelos Cavaleiros Ingleses e teve como primeiro Grão Mestre o Irmão Francis Maccormick. Também foram Grãos Mestres os Irmãos Marcos José da Silva, Soberano Grão Mestre Geral do GOB, Mário Sergio Nunes da Costa, o Grão Mestre do GOB-SP, Cláudio Roque Buono Ferreira, Grão Mestre Adjunto do GOB, Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras, Manoel de Oliveira Leite e Tullio Colacioppo.
Hoje há um trabalho acompanhado por diversos Irmãos do Brasil inteiro, tais como Carlos Guardado, Gerson Magdaleno, Saulo Ortega Trevisan, Cezar Mingardi, Mário Holderegger de SP, Harley Correia (RJ), Luiz Adive Palmeira (MS), Wagner Sandoval Barbosa (SC), Dalmo Louzada (PR).
A Ordem tem tido franco progresso com a consagração de inúmeros Preceptórios pelo Brasil. Uma quantidade enorme de planejamento e organização será necessária para nos permitir ser destaque em todas as modalidades e eventos ao longo da conferencia, contamos com a determinação do Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Wagner Veneziani Costa para mais esse trabalho que auguramos seja coroado de pleno êxito.
"Um Cavaleiro Templário é verdadeiramente, um cavaleiro destemido e seguro de todos os lados, para sua alma, é protegida pela armadura da fé, assim como seu corpo está protegido pela armadura de aço. Ele é, portanto, duplamente armado e sem ter a necessidade de medos de demônios e nem de homens." Bernard de Clairvaux, c. 1135, De Laude Novae Militae—In Praise of the New Knighthood