domingo, 8 de junho de 2014

JUBILEU DE PRATA DA LOJA LUZES D´OESTE, 364 GLESP

Enquanto VM da ARLS Vale do Mirante do Paranapanema, 221, biênio 1.987/1.988,  localizada na cidade de Mirante do Paranapanema/SP, o Irmão Washington Luiz Palmeiras participou de uma sessão realizada em Presidente Prudente congregando as Lojas  da região, no Templo da ARLS 14 de Setembro,  que foi presidida pelo saudoso Ir.·. Orpheu Paravanti Sobrinho, então,  Sereníssimo Grão Mestre da nossa Grande Loja.
Ao termino da sessão foi oferecido um ágape fraternal aos Irmãos Presentes.
Durante o transcorrer do ágape, o Serenissimo convidou o Irmão Washington para tomar assento ao seu lado, quando passou a indagar a respeito da Loja que presidia, principalmente quanto as dificuldades que tinha em razão da distância sendo feita pelo Irmão algumas ponderações a respeito. O  Sereníssimo perguntou sobre a possibilidade de se fundar uma nova Loja Maçônica na cidade de Presidente Venceslau. O Irmão Washington já  tinha essa pretensão mas, lhe parecia até então impossível vez que era o único membro da Grande Loja do Estado de São Paulo residente naquela cidade.
O Serenissimo Grão Mestre chamou seu Grão Mestre Adjunto Irmão Salin Zugaib e o Delegado Distrital,  Irmão Célio Rossini Netto que se faziam presentes e, todos prometeram ajuda incondicional para que tal pretensão pudesse ser efetivada. O Irmão Washington percebeu que o sonho  já não lhe parecia  tão impossível. Asseverou que iria envidar esforçar para a fundação de uma nova Loja Maçônica em Presidente Venceslau, e, sob os auspícios da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.
Iniciou-se então pelo Irmão Washington uma caminhada longa e solitária.  Foram indicados inicialmente para ingressarem na sua Loja em Mirante do Paranapanema, os senhores:  Kesao Kasae, Dejair Lanutti, Geraldo Machado e Mario Kanehiro Kogima, pessoas do seu relacionamento,  visando a pretendida fundação.
Formado esse grupo de Irmãos, reuniram-se e decidiram pela fundação de uma nova Loja Maçônica nesta cidade de Presidente Venceslau, o que foi aceito e aprovado por todos. Iniciou-se os procedimentos para tal acontecimento.
O Irmão Célio Rossini Netto,  sugeriu ao Irmão convidar  outros cidadãos que fossem residentes em nossa cidade para ingressarem na Loja a ser fundada, cujos processos de ingresso pudessem acompanhar o processo de fundação de Loja, o que seria também um fato inédito.
Foram indicados então os senhores: Mauricio Freitas, Luiz Alberto Arcangelo, Ely Roberto Sanches, Raul Barbosa Coimbra, Gaspar Noriaki Matsumoto e Seizo Kasae e os processos de ingresso foram então elaborados e concluídos pelo Irmão Washington.
Para que esse processo de fundação fosse possível e concretizado, o Irmão Washington e os demais membros se desligaram da sua Loja mãe e teriam um prazo constitucional de 90 dias para efetuarem a fundação da nova loja, pois decorrido esse prazo se tornariam irregulares na Loja onde eram  filiados e consequentemente, junto a nossa  Grande Loja.
Vale ressaltar que esse grupo de Irmãos era formado pelo Irmão Washington mestre maçom instalado e Irmão Kesao Kasai mestre maçom e os Irmãos Dejair Lanutti, Geraldo Machado e Mario Kanehiro Kogima, aprendizes maçons.
No dia 27 de maio de 1.989, às 16:00 horas, nas dependências do prédio da Associação Comercial de Presidente Venceslau, sito à Rua Newton Prado, nº           foi realizada a sessão de  fundação da nossa Loja que receberia o titulo distintivo de ARLS  “Luzes D´Oeste”,  sob os auspícios e égide da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo, e que receberia posteriormente  o nº 364.
A sessão de fundação de Loja foi presidida pelo Irmão Célio Rossini Netto, na ocasião, Delegado Do 32º Distrito Maçônico, secretariada pelo saudoso Irmão Clovis Rossini. Participaram do ato de fundação mais de 40 Irmãos representando 11 Lojas Maçônicas da nossa região e outras regiões do Estado de São Paulo.
O nome “Luzes D´Oeste” foi escolhido pelo Ir.·. Washington que justificou essa iniciativa tomando como principio os seguintes significados: LUZES, desenvolvimento, progresso, ciência, Inteligência, vivacidade intelectual. OESTE,  Ponto cardeal situado à esquerda do observador voltado para o norte.  Região ou regiões situadas à oeste.     
Eis que, Presidente Venceslau se encontra situada na região oeste do Estado de São Paulo.          
É um breve e resumido histórico da fundação da Loja Maçônica Luzes D´Oeste que no dia 27 de maio p.p. completou 25 anos de existência, comemorando-se hoje, o seu Jubileu de Prata com a realização dessa sessão magna comemorativa.
Washington Luiz Palmeiras.
-Iniciado – 30 de maio de 1.981
-Elevado – 25 de agosto de 1.982
-Exaltado – 30 de abril de 1.983
-V.·. M.·. da ARLS Vale do Paranapanema- 221 no biênio 87/88
-V.·. M.·. da ARLS Luzes D ´Oeste – 364 nos biênios:
89/90 – 90/91 – 91/92 – 92/93 e 94/95;
-Delegado Distrital – gestão do Sereníssimo Grão Mestre Salim Zugaib período 1.995/1.998;
-Delegado Distrital – gestão do Sereníssimo Grão Mestre Pedro Luiz Ricardo Gagliardi – período 2.004/2.007
-Portador do Titulo de Maçom Benemérito da ARLS Luzes D ´Oeste
-Portador do Título de Maçom Emérito da Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo.
Gráus filosóficos
-Presidente da Loja de Perfeição “Herve Cordovil” de Dracena por 2 gestões;
-Presidente do Conselho de Cavaleiros  Kadoch “Trabalho” de Presidente Prudente;
-Investido no grau 33º do Supremo Conselho do Gráu 33 do REAA da Maçonaria para a Republica Federativa do Brasil ( Grande Inspetor Geral ) em 22/9/1.990;
-Consultor do Supremo Conselho da Ordem DeMolay “Capítulo Presidente Venceslau” – 1.998/1999.