sábado, 12 de setembro de 2009

Segredos da maçonaria são desvendados em exposição

“O segredo e a rua: a maçonaria cearense 1870-1930” é o título da exposição em cartaz no Museu do Ceará. Objetos ritualísticos, pinturas, materiais impressos e memórias revelam os conflitos, idéias e projetos em 60 anos de maçonaria no Ceará.
“Queremos trazer à tona um tema pouco conhecido e encoberto de mistérios. Há uma falta de conhecimentos sobre o papel da maçonaria na História do Brasil”, explica a professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Berenice Abreu. Ela divide a concepção e pesquisa histórica da exposição com o professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Marcos Diniz. A assessoria museográfica é de André Scarlazzare.
De acordo com Berenice, a exposição é dividida em dois momentos. O primeiro, aborda o segredo, a ritualística e aquilo que é próprio da sociabilidade maçônica. “Parte do acervo foi de empréstimos de maçons, como objetos usados nos rituais, como aventais, esquadros, compassos, símbolos ligados à tradição das corporações de ofício medievais”, diz Berenice. O segundo momento, de 1870 a 1930, aponta para um período em que os maçons buscam visibilidade. Participam ativamente da imprensa periódica, como na revista O Malho, ou lançando no Ceará a revista Fraternidade. As disputas com a Igreja Católica no século XIX, que se relacionam com a queda da monarquia brasileira, e no início do século XX, em torno da organização do movimento operário, são ponto central nesse momento.
De acordo com a professora, também há materiais da Grande Oriente do Brasil, mais antiga entidade que congrega lojas maçônicas, além de acervos de jornais e pinturas. Serão expostas atas da Loja Igualdade, no Ceará, da qual foi orador Raimundo de Farias Brito, escritor e filósofo cearense, assim como objetos da Aliança Artística e Proletária de Quixadá. Na ocasião, Berenice Abreu lança o livro “Intrépidos Romeiros do Progresso: Maçons Cearenses no Império”, e Marcos Diniz o livro “No compasso do progresso. A maçonaria e os trabalhadores cearenses”.
A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 31 de dezembro. O Museu do Ceará funciona de terça a sábado, das 09h às 17h.

O segredo e a rua: a maçonaria cearense 1870-1930
Museu do Ceará (rua São Paulo, nº51).
De terça a sábado, das 09h às 17h.
Entrada franca