sábado, 12 de setembro de 2009

Segredos da maçonaria são desvendados em exposição

“O segredo e a rua: a maçonaria cearense 1870-1930” é o título da exposição em cartaz no Museu do Ceará. Objetos ritualísticos, pinturas, materiais impressos e memórias revelam os conflitos, idéias e projetos em 60 anos de maçonaria no Ceará.
“Queremos trazer à tona um tema pouco conhecido e encoberto de mistérios. Há uma falta de conhecimentos sobre o papel da maçonaria na História do Brasil”, explica a professora do Departamento de História da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Berenice Abreu. Ela divide a concepção e pesquisa histórica da exposição com o professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), Marcos Diniz. A assessoria museográfica é de André Scarlazzare.
De acordo com Berenice, a exposição é dividida em dois momentos. O primeiro, aborda o segredo, a ritualística e aquilo que é próprio da sociabilidade maçônica. “Parte do acervo foi de empréstimos de maçons, como objetos usados nos rituais, como aventais, esquadros, compassos, símbolos ligados à tradição das corporações de ofício medievais”, diz Berenice. O segundo momento, de 1870 a 1930, aponta para um período em que os maçons buscam visibilidade. Participam ativamente da imprensa periódica, como na revista O Malho, ou lançando no Ceará a revista Fraternidade. As disputas com a Igreja Católica no século XIX, que se relacionam com a queda da monarquia brasileira, e no início do século XX, em torno da organização do movimento operário, são ponto central nesse momento.
De acordo com a professora, também há materiais da Grande Oriente do Brasil, mais antiga entidade que congrega lojas maçônicas, além de acervos de jornais e pinturas. Serão expostas atas da Loja Igualdade, no Ceará, da qual foi orador Raimundo de Farias Brito, escritor e filósofo cearense, assim como objetos da Aliança Artística e Proletária de Quixadá. Na ocasião, Berenice Abreu lança o livro “Intrépidos Romeiros do Progresso: Maçons Cearenses no Império”, e Marcos Diniz o livro “No compasso do progresso. A maçonaria e os trabalhadores cearenses”.
A exposição é gratuita e fica em cartaz até o dia 31 de dezembro. O Museu do Ceará funciona de terça a sábado, das 09h às 17h.

O segredo e a rua: a maçonaria cearense 1870-1930
Museu do Ceará (rua São Paulo, nº51).
De terça a sábado, das 09h às 17h.
Entrada franca

Um comentário:

  1. moro aqui em sao paulo pretendo mudar para fortaleza no proximo ano gostaria de reçeber um convite ai dos irmaos para que eu possa ingreçar na maçonaria serar que tem jeito aguardo resposta. wferreiraalbuquerque@hotmail.com

    ResponderExcluir