sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mestre Escocês de Santo André

Nesta próxima segunda-feira dia 28 de maio de 2012, teremos no Templo da Loja Madras, na Rua Jaraguá nº 115, no bairro do Bom Retiro em São Paulo/SP, iniciação ao Grau de Mestre Escocês de Santo André do Rito Escocês Retificado, também conhecido com Mestre X.
O Regime, assim denominado este sistema maçônico, nasceu na França na segunda metade do sec. XVIII.
O Rito é ecumênico. Nos três primeiros graus, como é óbvio, admite nas suas Oficinas Irmãos visitantes de outros Ritos, sejam eles Cristãos, Judeus ou Muçulmanos. Nos graus IV, V e VI somente se admite como visitantes Irmãos da Ordem do Templo e Malta assim como Grau 33 - Inspetor Geral do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito. Nos trabalhos está presente o Evangelho segundo São João (incluindo nas Lojas de Santo André), aberto no primeiro Capítulo. O Rito é fundamentalmente Joanita. Está ligado à mensagem de Amor e Tolerância do Novo Testamento sem detrimento da Justiça vinculada pelo Antigo Testamento. Está ligado à "Tradição Templária" em termos de Herança Espiritual e próximo da "Gnose".
É provavelmente o Rito mais próximo da Maçonaria Operativa de origem Medieval, ou seja da Maçonaria anterior a 24 de Junho de 1717.
Em Loja Simbólica os obreiros, além de avental e luvas, usam todos, uma espada e um chapéu triangular embora só a partir do grau de Mestre se possam cobrir.
O Regime é resultante dos trabalhos de vários Maçons ilustres em que se deve destacar Jean Baptiste Willermoz,
O IV Grau, o de Mestre Escocês de Santo André  faz referência à tradição divina do Templo de Salomão e a presença permanente da Santa Shekinah. Também se deduz que enquanto o primeiro Templo foi destruído, dentro das ruínas permanecia o sagrado conhecimento do Deus de Israel. Também indica a chegada da Nova Jerusalém, a mística Sión.
O Grau está dividido em: Mestre Escocês e  Mestre Escocês de Santo André.
O demais Graus são conferidos em uma Jurisdição do Comandante e Capítulo da Ordem Interna e são:
V. Escudeiro Noviço
VI. Cavaleiro Beneficente da Santa Cidade
Cada Grande Priorado é governado por um Mui Reverendo Grão-Prior/Grande Mestre Nacional, que são eleitos. Ele é apoiado por um Grão-Prior Adjunto, um Grande Chanceler (Grande Secretário) e um conjunto de Grandes Oficiais, enquanto os membros são denominados Reverendos Cavaleiros. O ingresso a essa Ordem é cuidadosamente controlado, estando à prerrogativa do convite nas mãos da Hierarquia; dessa forma, raramente se faz referência à Ordem nos círculos maçônicos, com exceção talvez dos próprios membros do CBCS.
Hoje, o Grande Priorado do Brasil das Ordens dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa tem como Grão Prior e Grão Mestre Nacional o Mui Revendo Cavaleiro Irmão Wagner Veneziani Costa, tendo com Grão Prior Adjunto o Revendo Cavaleiro Irmão Custódio Junqueira Ferraz.
A Ordem tem feito grandes avanços no Brasil, neste ultimo dia 19 de maio de 2012 (sábado), às 09:00h, no Templo localizado na Rua Curupis, 971, Santa Quitéria, Curitiba – PR, foi realizada no PARANÁ a primeira EXALTAÇÃO de novos Irmãos ao Grau de Mestre Escocês de Santo André, assim como a FUNDAÇÃO da Loja de Mestre Escocês de Santo André “Luz Invisível”, vinculado ao GRANDE PRIORADO DO BRASIL DA ORDEM DE CAVALEIROS BENFEITORES DA CIDADE SANTA – C.B.C.S.