domingo, 1 de novembro de 2009

Bernard Williamson investiga o infame assassinato conhecido como caso Seddon

No esparso, de uma sala silenciosa, o juiz preparado para pronunciar a sentença de morte. Olhando diretamente para o preso, diz: "Nós pertencemos à mesma Irmandade, (ele vacilou aqui) e, no entanto, isso não pode ter influência sobre mim, isso é doloroso para mim, além das palavras, ter que dizer o que estou dizendo, mas a nossa Irmandade não incentiva o crime, ela condena-o."
Esta foi à culminação de um julgamento sensacional, sensacional, não só devido à natureza do crime cometido, mas porque era evidente que o acusado havia feito um apelo de clemência em nome da fraternidade ao juiz, um companheiro Maçom. No decurso do julgamento, ele havia sinalizado para o Juiz que estava em perigo, e assim nasceu uma lenda maçônica de conluio entre o crime e a justiça. Frederick Henry Seddon foi um agente de seguros e vendedor de hipotecas, que foi iniciado na Loja Stanley nº 1325 em 1901, tornando-se posteriormente um dos fundadores da Loja Stephens No. 3089, mas retirou-se de ambas em 1906. Em 1909 ele comprou uma casa de catorze quartos no numero 63 da Rua Tollington Park, área próxima ao Finsbury Park e da estrada Seven Sisters, em Londres, pela soma principesca de £220.
No ano seguinte ele conheceu uma solteirona de quarenta e nove anos de idade, Miss Eliza Barrow, para quem havia sido deixado um legado, que lhe permitia ter investimentos em imóveis e ações. Ela e Seddon tiveram pelo menos uma coisa em comum - ambos eram mesquinhos e difíceis de conviver. Ela morava em alojamentos com seu primo, o Sr. Frank Vonderahe, mas em uma conversa com Seddon deixo-o saber que estava tendo dificuldades com o custo de vida. Miss Barrow, que sofreu da mesquinhez que faz fronteira com excentricidade, que os bancos não confiam, e mantido, tanto que mantinham trezentas libras em seus quartos.
A inquilina
Seddon, não demorou a ver as possibilidades, e já tinha até pensado nas vantagens de ter uma solteirona endinheirada como inquilina, cujos pagamentos de aluguel podem ser invocados e liquidados em dinheiro. Ele foi convincente e bem apessoado, convenceu de que seria vantagem para ela vir morar com ele. Assim, Miss Barrow veio morar no número 63, em 26 de julho de 1910, trazendo com ela um menino adotivo, Ernest Grant, juntamente com seu tio e tia, o Sr. e a Sra. Hook de Edmonton. Ela imediatamente provou ser uma inquilina ideal, que ficava em seus aposentos, só sentada na cozinha, ocasionalmente conversando com a faxineira.
Algumas semanas se passaram e ela parecia ter resolvido em bem, quando uma manhã, repentinamente, Miss Barrow pegou uma carta para os Hook. Esta carta, que foi provavelmente enviada por Seddon, dizendo para embalar suas coisas e deixar o apartamento. Isto resultou em uma coluna furiosa, que culminou com os Hook acusando Seddon de tentar agarrar imobiliário de Miss Barrow. Mas as relações já tinham acabado completamente e os Hook deixados em uma atmosfera mais acirrada.
Com os Hook fora do caminho, o tortuoso Seddon parece ter manobrado Miss Barrow muito habilmente. Quando ela expressou preocupações com o valor dos investimentos em suas propriedades, Seddon foi muito solícito, e por uma anuidade e uma dispensa no aluguel, se ofereceu para supervisionar esses investimentos. No início de 1911 ele persuadiu Miss Barrow reduzir seu capital em £3, 000 em uma anuidade que, disse-lhe, proporcionaria uma renda de três libras por semana para toda a vida. Ele fez todos os arranjos sozinho, pagando a ela a cada trimestre em ouro, mas na verdade as £3,000 foram para próprio bolso de Seddon e não à companhia de seguros.
A Morte
Em setembro de 1911, na sequência da eclosão de uma epidemia na região, possivelmente cólera, Miss Barrow ficou muito doente. O médico foi chamado, que prescreveu bismuto e morfina para a doente. No sábado, nove dias depois, ele visitou-a novamente, e na segunda-feira seguinte ela estava mais fraca. No entanto, ela se recusou a ir ao hospital. Ela melhorou ligeiramente durante alguns dias, mas estava confinada à cama onde em 13 de setembro, ela fez um testamento ditado e administrado pelo sempre útil Seddon, testemunhado por seus parentes. As 06h15min horas, na manhã de 14 de Setembro, embora sendo atendida por Seddon, Miss Barrow morreu. Seddon foi ao médico, que emitiu uma certidão de óbito sem ver o corpo, alegando excesso de trabalho provocado pela epidemia em vigor.
Seddon dia seguinte visitou empresas funerárias e arranjou um funeral barato por £4.10s de que ele embolsou 12/6d de comissão. O enterro ocorreu em uma cova comum, apesar de haver um jazigo da família em Islington, e ela estava quase fria em seu túmulo, quando a família saiu para Seddon Southend para um feriado quinzenal. Pouco depois de Seddon retornar Frank Vonderahe, ao chegar para visitar seu primo, estava estupefato ao ouvir de sua morte repentina, e por saber que tudo tinha sido feito por Seddon. Vonderahe exigiu explicações mais completas, mas nenhuma era convincente, após o que expressou as suas suspeitas às autoridades. Em 15 de novembro de 1911 Miss Barrow foi exumada e examinada por Sir William Willcox e pelo jovem patologista Bernard Spilsbury, que descobriram dois grãos de arsênico no organismo, que, pelos seus cálculos, apontavam a existência de pelo menos cinco grãos presentes na hora da morte. A investigação foi encerrada em 29 de Novembro, Seddon foi preso em 4 de dezembro, e sua esposa, seis semanas depois. Ambos foram a julgamento em Old Bailey, em março, pelo Juiz Bucknill.
O julgamento
O julgamento iniciado, a liderança da acusação foi feita pelo procurador-geral, Sir Rufus Issacs, que iniciou o caso, observando que, embora o caso não tivesse provas concretas, quem mais no mundo tinha a ganhar com a morte de Miss Barrow? Ele tentou demonstrar que Seddon era uma pessoa desonesta, insensível e cruel, que seria perfeitamente capaz de matar, e que se apropriara de dinheiro e valores pertencentes à Miss Barrow. O renomado advogado Edward Marshall-Hall abriu a defesa, tentando pôr em dúvida as provas referentes ao arsênio encontrado no corpo, que Sir William Willcox tinha encontrado. Ele propôs que o valor poderia ter sido menor e ingerido durante um período de tempo no decurso normal do tratamento, em vez de uma dose projetada para matar. Seddon foi aconselhado a não depor, mas ele ignorou este conselho, e com seu presunçoso e condescendente comportamento perdeu a simpatia de quase todos na sala de audiências.
Quando a senhora Seddon entrou no banco das testemunhas, a imagem que ela apresentou foi de uma mulher cuja passagem pela vida fizeram dela um burro de carga. Ela parecia muito mais velha que seus 34 anos de idade, e um comentarista escreveu, "A impressão que deu foi que ela não sabia por que ela estava lá, e que ela nem tentou encontrar uma maneira de cair fora nem evadir de perguntas perigosas. Acho que isso é o que realmente a salvou. Como o Juiz Bucknill resumiu ele deixou para o júri uma brecha para ela dizendo: "Eu deveria estar surpreso se vocês não absolverem ela".”
Seddon sozinho provou ser o seu pior inimigo, dando provas de ter fornecido a acusação a sua melhor testemunha. Levou o júri uma hora para decretar Frederick Seddon culpado e absolver a sua esposa. Ao ouvir a palavra "culpado", Seddon empalideceu, mas não se comoveu. Ao ouvir que sua mulher era livre, ele a beijou, e com isso ele finalmente ganhou a simpatia dos presentes na sala do tribunal, mas é claro que aí já era tarde demais.
A Sentença
Antes de a sentença ser aprovada, foi perguntado a Seddon se ele tinha algo a dizer, e de acordo com os registros “um cuidadoso e bem elaborado discurso, durante a qual ele recorreu ao juiz, como um irmão maçom, para uma inversão do resultado do júri”. Bucknill de repente parecia totalmente confuso, e olhando diretamente para Seddon, abateu-se completamente. Seddon concluiu seu discurso com as palavras, 'Eu declaro perante o Grande Arquiteto do Universo: Eu não sou culpado “e neste momento ele levantou o braço e deu um sinal maçônico.

O relatório continua “O silêncio que se seguiu a esse evento incomum foi total e parecia durar para sempre quando... O Juiz Bucknill, de forma empolada e emocional, pronuncia a sentença da morte”. Quando, cerca de meia hora depois de o Tribunal ter sido desfeito, o secretário do tribunal veio ao encontro o juiz em seu gabinete, ele descobriu que Bucknill, totalmente vestido, estava sentado à sua mesa e “seus olhos estavam vermelhos de chorar”.
Nenhum adiamento veio e Seddon foi enforcado por John Ellis e Pierrepoint Thomas em Pentonville Prison, a poucos passos de sua casa, em 18 de abril de 1912, com mais de 7.000 pessoas reunidas.
A multidão, sem dúvida, poderia ter sido maior, não fosse pelo fato de que a notícia do naufrágio do Titanic três dias antes, eram o mais importante na mente de todos.

FREEMASONRY TODAY Nº 25 (VERÃO DE 2003)

Bernard Williamson é um jornalista free-lance, e iniciado na Loja String Man No. 45. Ele é membro fundador da Sociedade Goose and Gridiron Society, uma organização maçônica que pesquisa pousadas e tabernas, têm escrito vários artigos sobre temas maçônicos e teve trabalhos publicados nas operações da Quatuor Coronati Lodge. Ele vive em uma pacata vila de Essex, onde ele dedica seu tempo à pesquisa maçônica.