quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Uma Introdução aos Graus Maçônicos Aliados

A grande maioria dos graus "adicionais" trabalharam na Inglaterra no início do século XIX e estavam originalmente sob o patrocínio dos 'Antigos', que consideravam que as Lojas Simbólicas tinham direitos a trabalhar qualquer grau maçônico  de que tinham conhecimento e que seus membros poderiam trabalhar esses Graus. Após a formação da Grande Loja Unida vários graus foram gradualmente organizados em ordens separadas, cada um com seu próprio corpo diretivo. Até o final desse século, um grande número de graus independentes de qualquer órgão diretivo estavam sendo trabalhados em diferentes partes do país. No final da década de 1870, foi acordado pelos então Grandes Secretários da Grande Loja Unida, Grande Loja de Marca  do e Rito Antigo e Aceito para que se estabelece-se um ‘Grand Council of the Allied Masonic Degrees in England and Wales and the Colonies and Dependencies of the British Crown’ (Grande Conselho dos Graus Maçônicos Aliados da Inglaterra e no País de Gales e as colônias e dependências da Coroa Britânica). A sede seria no Mark Masons’ Hall. Também foi acordado que nenhum novo organismo que pretendesse ser um organismo maçônico e ser legalmente estabelecido na Inglaterra, poderia faze-lo sem o consentimento dos Órgãos Diretivos da Ordem dos Templários, Rito Antigo e Aceito,  Marca,  Cruz Vermelha de Constantino,  Royal and  Select  Masters, e do novo Grande Conselho, e que qualquer novo orgão criado com o consentimento deveria ser sob a direção do Grande Conselho. Assim nasceu o Grande Conselho, que conhecemos agora como o Grand Council of the Allied Masonic Degrees of England and Wales and Districts, and Councils Overseas.

Os Graus

São Lourenço, o Mártir

Há cinco graus que são trabalhados nessa Ordem, que está aberta para os irmãos que são Maçons da Marca e Companheiros do Arco Real de qualquer fé. O Grau de São Lourenço Mártir deve ser conferido em primeiro lugar e explica como Lawrence deu a sua vida em vez de trair seus princípios; responsabilidade, integridade e coragem são as lições a serem aprendidas nesse Grau.
Joia – Um grelha em prata suspensa a partir de uma fita laranja com a borda em azul Royal.
Os outros graus podem ser conferidos em qualquer ordem.


Cavaleiro de Constantinopla

Trata-se de um Grau que trata da relação entre o Imperador Constantino e seus súditos. A cerimônia é divertida e engraçada, mas no final, o candidato fica em dúvida sobre a importância da virtude da humildade.

Joia - Cruz de Malta em ouro ou dourada sobreposta por uma Lua em quarto crescente suspensa em uma fita verde em que são 3 punhais em ouro ou dourados apontados pra baixo.



Grande Cobridor de Salomão

Este Grau é muito dramático e o ocorre sobre a abóboda secreta sob o templo. Ele reflete sobre o perigo do julgamento apressado.
Joia – Um triângulo com o vértice apontando para baixo em esmalte preto e as bordas em ouro ou douradas. O numero 27 inscritos com os caracteres hebraicos e no reverso o Nome Inefável em Ordem Cabalística. Ela é suspensa a partir de uma fita cor de fogo com um cinza claro de cada lado e uma mão segurando um punhal com a ponta para baixo e encimado por três coroas, tudo em ouro ou dourada.


Cruz Vermelha da Babilônia

Este grau preenche a lacuna entre o Simbolismo e o Santo Arco Real com Zorobabel conseguindo autorização para iniciar a reconstrução do Templo. A lição aqui é de que é suprema a importância da verdade.
Joia - consiste de uma estrela de sete pontas em que são duas espadas cruzadas, apontadas para cima, em ouro ou douradas, dentro de um círculo de esmalte verde suspensas a partir de uma fita verde.



Grande Alto Sacerdote

Muitos acreditam que este deveria ser o último grau a ser concedido, o candidato é ungido, consagrado e separado para o serviço de Deus com sumo Sacerdote. Esta é uma cerimônia verdadeiramente edificante, que é bastante especial.
Jóia - consiste de uma mitra sobreposta uma um triângulo, vértice apontando para cima, em ouro e dourada, suspensa em uma fita vermelha.




A estrutura

O trabalho administrativo de um Conselho da Ordem é procedido no Grau de São Lourenço o Mártir. O Mestre de um Conselho é eleito como tal numa Loja de São Lourenço o Mártir. A única cerimônia de instalação atualmente praticada na Ordem é a de Mestre de uma Loja de São Lourenço o Mártir, o qual se torna constitucionalmente o Mestre do Conselho, nomeando os Oficiais não eletivos da Loja de São Lourenço o Mártir. Toda reunião do Conselho deve ser aberta pela Loja de São Lourenço o Mártir. As Lojas ou Conselhos de qualquer outro dos quatro graus são abertas somente quando houver uma cerimônia de admissão para o grau.
        Os candidatos para admissão na Ordem dos Graus Maçônicos Aliados deverão ser Mestres Maçons da Marca e Companheiros do Sagrado Arco Real. Um candidato deve ser admitido primeiramente no Grau de São Lourenço o Mártir. Os outros quatro graus podem ser conferidos subsequentemente em qualquer sequência.
       Muito embora antigamente houvesse a determinação de usar paramentos vistosos e complicados para cada um dos cinco graus, os membros da Ordem que não sejam Oficiais devem agora usar apenas as joias dos diferentes graus em que tenham sido admitidos.
        A vinda da Ordem dos Graus Maçônicos Aliados ao Brasil é um projeto conjunto entre o Grande Oriente do Brasil e a Maçonaria Inglesa no Brasil com o objetivo de trazer para o nosso país as diversas Ordens e Graus Maçônicos existentes na Inglaterra e no mundo e que, com certeza, contribuirão para enriquecer o cenário maçônico brasileiro. 
     Nesta ultima segunda-feira o Saint Paul's Council nº 254, consagrado em Londres, em abril de 2012, para trabalhar no Brasil e dar inicio a Ordem em território nacional, promoveu avançamento de diversos candidatos no Palácio Maçônico Piratini, sede do GOSP. Na ocasião o Grão Mestre do Rio Grande do Sul, Eminente Irmão Jorge Colombo Borges, o Grão Mestre de Santa Catarina, Eminente Irmão Wagner Sandoval Barbosa, o Grão Mestre do Paraná, Eminente Irmão Dalmo Louzada e o Grão Mestre Adjunto do MS, Poderoso Irmão Luiz Adive Palmeira foram instalados com Veneráveis da Ordem que é dirigida no Brasil pelo Eminente Irmão Mario Sergio Nunes da Costa, Grão Mestre do GOSP.





IMAGENS DA CONSAGRAÇÃO DO CONSELHO EM LONDRES - ABRIL 2012




Fonte:
Informações do MR Irmão Plínio V. Genz
Imagens:
Rede Colmeia:
Revista Universo Maçonico: