domingo, 20 de março de 2011

ANO MAÇÔNICO

Irmão Antônio Carlos Rios 

Da Academia Maçônica de Letras de MS

Cadeira nº 19 Fundador da

A R L S Expansão da Luz Nº 35

G O M S- C O M A B


 
A tradição diz que o ano Maçônico no hemisfério sul inicia-se no equinócio de outono, próximo ao dia 20 de março, mais precisamente no dia 21 de março e que no hemisfério norte inicia-se no equinócio de primavera que corresponde ao mesmo período, ou seja, próximo ao dia 20 de março, mais precisamente no dia 21 de março e que a Abóbada Estrelada do Teto da Loja representa o céu no dia 21 de março, durante o equinócio de primavera no hemisfério norte.

Por constar nos principais documentos maçônicos do século XIX, a maçonaria brasileira adotou o calendário do Rito Adonhiramita que se inicia no dia 21 de março juntando 4.000 anos aos da E.˙.V.˙.
Na elaboração das pranchas é costume conter a data da Era Vulgar: E.˙.V.˙. e, poderão conter a data da Verdadeira Luz: V.˙.L.˙., que é a época que se começa a contar a era maçônica, que se obtêm, acrescentando 4.000 anos ao do Calendário Gregoriano, ou seja: 4.000 + 2.009 = 6.009 da V.˙.L.˙.

Vejamos um exemplo de texto:

Or.˙. de Campo Grande – Mato Grosso do Sul, 21 de março de 2.009 da E.˙.V.˙. e 6.009 da V.˙.L.˙.
Consta que o Calendário Maçônico usado nos antigos documentos do Grande Oriente do Brasil e do Supremo Conselho do REAA era baseado no calendário hebraico e começava no mês de “Niçan ¹” que tem seu inicio em: 21 de março e seu termino em: 20 de abril. Todos os meses subsequentes começavam no dia 21 e terminavam a 20 do mês seguinte.

“Em suma o calendário mais usado começa o ano no dia 21 de março e soma 4.000 à Era Vulgar ² ”.


Bibliografia:


• Aslan. Nicola. Grande Dicionário Enciclopédico da Maçonaria e Simbologia.
• Mellor. Alec. Dicionário da Franco-Maçonaria e dos Franco-Maçons. Tradução Sociedade das Ciências Antigas. Martins Fontes Editora Ltda. 1.989.
• José Castellani. As Origens Históricas da Mística Maçônica. Editora Landmark. 2003.
• ¹ - Nisan ou Niçan. Antigamente o nome hebraico era Adib e significava mês da espigas.
• ² - José Castellani. O Verdadeiro Ano Maçônico. Consultório Maçônico II.