sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O Duque de Kent, Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra

HRH The Duke of Kent, KG, GCMG, GCVO, ADC
Sua Alteza Real o Duque de Kent, Edward George Nicholas Paul Patrick, nasceu em outubro de 1935, filho mais velho de Sua Alteza Real Príncipe George, duque de Kent, KG, e da Princesa Marina da Grécia. Ele é neto de Sua Majestade o Rei George V e primeiro primo da Rainha e de Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, KG.

Tendo sido iniciado Maçom na Royal Alpha Lodge No. 16 foi seu Venerável Mestre, foi nomeado Primeiro Grande Vigilante em 1966. Para grande satisfação da maçonaria foi eleito Grão-Mestre em 1967 e sua instalação foi o ponto alto de uma grande reunião no Royal Albert Hall com a participação de cerca de 7.000 irmãos em 27 de junho de 1967 para comemorar o 250 º aniversário da formação da Grande Loja Unida da Inglaterra. Desde 1967 ele tem sido anualmente re-eleito como Grão-Mestre.

Além dos deveres cerimoniais, Sua Alteza Real tem tido um interesse vital em todos os aspectos da gestão da maçonaria. Foi por sua iniciativa que, em 1971, o Comitê Bagnall foi criado para proceder a uma revisão fundamental da caridade maçônica para assegurar que as enormes somas de dinheiro levantadas estavam a ter um efeito e não simplesmente a duplicar os esforços de outras agências. O relatório Bagnall resultou em uma profunda reorganização da caridade maçônica nacional.

Quando a maçonaria foi atacada no início de 1980 o Grão-Mestre deu seu total apoio à política de abertura, tornando-se o primeiro Grão-Mestre a ser entrevistado na rádio nacional, e tem continuado a apoiar as várias iniciativas para melhor informar o público em geral. Ele tem dado apoio incondicional ao Pró Grão-Mestre no grupo de trabalho estratégico e as iniciativas para recrutar e reter novos membros.

A maçonaria teve a sorte de poder ter tido um dedicado Grão-Mestre por mais de 40 anos, e as instituições de caridade maçônica central têm beneficiado da mesma forma o seu papel como Grande presidente de cada uma delas. Todos nós esperamos que ele possa continuar por muitos anos ainda.