quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Parte para o Oriente Eterno o Irmão Ary Charuto

Lamentamos comunicar a passagem para o Oriente Eterno do querido Irmão Ary Azevedo de Moraes (Ary Charuto) nesta madrugada de 22 de outubro.
O Irmão estará sendo velado no cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, até as 15h00. Após, aguardará a cremação.
O Irmão Ary dedicou a maior parte de sua vida à causa maçônica. Sendo inclusive portador da mais alta condecoração Maçônica, do Grande Oriente do Brasil, a Medalha de D. Pedro I.
Ultimamente dedicava-se a escrever e publicar livros sobre sua longa vida na Ordem e estava prestes a publicar a "Histórias das Lojas do GOB".

Ary Charuto (Texto da Voz do Escriba em Junho/2008)
Não podemos falar de Maçonaria sem falar do Irmão Ary Azevedo de Moraes. Sempre que a reportagem do A VOZ DO ESCRIBA participa de uma cerimônia no GOB-Rio, registramos a presença do Irmão, conhecido carinhosamente como o Irmão Ary Charuto.
Ary Charuto foi iniciado na Ordem Maçônica em 17 de junho de 1944, uma época bastante tumultuada tanto no mundo profano em razão da Segunda Grande Guerra) como no Grande Oriente do Brasil com a gestão do Irmão Neves, que tinha como seu Adjunto o Irmão Álvaro Palmeira. Segundo Ary, o Moreira Guimarães fez a constituição do GOB, sem dúvida “uma constituição ditatorial.” Quando da morte do Irmão Moreira Guimarães, o Irmão Neves assumiu o Grão-Mestrado e foi reeleito.
Grandes fatos ocorreram na vida do Irmão Ary Charuto, mas um fato ele não esquece. Foi em 1948, quando participou da fundação do Grande Oriente Unido, na Loja Cayru, e isso ocorreu para protestar como o Grão-Mestre, Irmão Joaquim Neves. “Quando ele deixou o Grão-Mestrado, todos nós retornamos para o Grande Oriente do Brasil. Os Irmãos do Grande Oriente Unido eram o que existia de melhor dentro da Maçonaria”.
Ary Charuto não é Maçom de ficar indo a sua Loja apenas uma vez por semana. “O mais importante é visitar outras Lojas, outros orientes e ritos.”
Ary Charuto, com muito orgulho, é o decano da Loja Cayru no Méier, Deputado Federal e não perde uma sessão em Brasília. Membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33, ele é incansável. “Para mim não existe Loja longe, o importante é fazer aquilo que mais amo, que é fazer Maçonaria.”
Ary Charuto desabafa e diz: “Ninguém pode negar que o verdadeiro Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito é o nosso. O outro é uma cópia daquilo que sempre existiu no nosso Grande Oriente do Brasil. E isso é muito simples. Basta verificarmos a história e comprovar a verdade dos fatos. Como potência maçônica, o nosso Supremo Conselho tem mostrado, de forma muito cristalina, o seu poder e sua história de fatos reais e não criados em folha de papel.”
O abraço fraternal e o respeito do nosso A VOZ DO ESCRIBA.

Lojas de Paranaíba/MS promoveram reunião sobre segurança publica

As três lojas maçônicas de Paranaíba (Recanto Hospitaleiro, Acácia Paranaibense e Canaã) promoveram, dia 15 de outubro de 2009 , às 19h, na Loja Maçônica Recanto Hospitaleiro Nº 11, mais uma reunião que discutiu a segurança pública no município. No encontro, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Wantuir Francisco Brasil Jacini, ouviu as reivindicações da população e prometeu soluções.
O secretário estava acompanhado por Jorge Hasanalkas, delegado geral da Polícia Civil; coronel da Polícia Militar, Luiz Ubiratan Maia da Cruz, comandante do CPI (Comando do Policiamento do Interior); e André Matsushita Gonçalves, delegado da Superintendência de Segurança Pública. Jordão Abreu da Silva Júnior, Grão Mestre da Grande Loja Macônica do Estado de Mato Grosso do Sul, também participou da reunião, assim como representantes das três lojas maçônicas.
Vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Jalmir Batista Modesto, presidentes de associações de bairros e de sindicatos, representantes de clubes de serviço e de entidades da cidade também participaram da reunião.
A reunião começou com explanações sobre a segurança feitas por diversas autoridades locais: Flávio Cury, presidente da Acip (Associação Empresarial de Paranaíba); Wilmar Nunes Lopes, vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Paranaíba; Francisco Vieira de Andrade Neto, juiz de direito da Vara Criminal e de Execução Penal de Paranaíba; Samuel Garcia Alonso Filho, presidente do Conselho Municipal de Segurança e Cidadania; promotor de Justiça, Fábio Ianni Goldfinger, da Promotoria de Justiça Criminal; deputado estadual Diogo Robalinho de Queiroz (Tita); José Garcia de Freitas (Zé Braquiara), prefeito de Paranaíba. Logo em seguida, Wantuir fez os seus comentários.
Paranaíba-MS

Daniel Castro