quarta-feira, 19 de maio de 2010

TRATADO DA GRANDE LOJA UNIDA DA INGLATERRA COM O GOB FAZ 75 ANOS

Neste ultimo dia 15 de maio de 2010, na sede do Grande Oriente do Brasil, em Brasília, houve a comemoração dos 75 anos do Tratado entre a Grande Loja Unida da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil.
A sessão publica de comemoração contou com a presença dos granadeiros da guarda presidencial e banda do batalhão da guarda presidencial que executou o hino nacional brasileiro e algumas peças musicais e o hino à bandeira no final dos trabalhos.
O Venerável Irmão William Carvalho, fez a leitura de um resumo do Tratado de reconhecimento mutuo entre a Grande Loja Unida da Inglaterra e o Grande Oriente do Brasil que foi assinado em 6 de maio de 1935, esclarecendo que as relações entre a Grande Loja Unida e o GOB datam de janeiro de 1880. Desejou que a relação mantenha-se para sempre. A seguir o Venerável Irmão Jaime Rodrigo, fez o mesmo pronunciamento em inglês.
O Eminente Irmão Jafé Torres, Grão Mestre do GOB-DF, fez entrega de lembranças alusivas ao ato ao Soberano Irmão Marcos José da Silva e ao R.W. Irmão Colin V. Foster.
O R.W. Irmão Colin V. Foster, Grão Mestre Distrital do Distrito América do Sul - Divisão Norte, criado em 6 de maio de 1935 pelo tratado, fez um pronunciamento começando por apresentar documentos, datados de 1888 e 1915 e 1925 que indicam a ligação da maçonaria inglesa com o Grande Oriente do Brasil, mostrou também uma jóia de membro efetivo da Loja Morro Velho, de Minas Gerais, confeccionada em ouro e diamantes retirados a mina Morro Velho em Minas Gerais.
O R.W. Irmão Colin, lembrou também que a presença da maçonaria inglesa no Brasil é anterior ao tratado que se comemora hoje, 15 de maio 2010, e que o primeiro tratado com o GOB ocorreu a mais de 130 anos atrás. Disse que o atual Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra está á 44 anos no poder e que a Grande Loja Unida irá completar 300 anos.
Disse que quer reforçar os laços de amizade entre a GLUI e o GOB existente há tanto tempo, agradecendo ao GOB e o GOB-DF pela bonita comemoração, falou que na semana passada a comemoração foi no RJ e que o Soberano Irmão Marcos José da Silva recebeu o titulo de membro honorário do Distrito Inglês no Brasil.
Em seguida o Soberano Irmão Marcos José da Silva, falou do significado do tratado que é oficial por 75 anos, mas que os laços fraternais existem a mais de 130 anos entre o GOB e GLUI, que os ingleses implantaram a maçonaria no interior do Brasil quando da construção das estradas de ferro. Lembrou do trabalho do Irmão Murilo Pinto, enquanto Grão Mestre do GOB, junto a potencias mundialmente reconhecidas, e que agora esse trabalho é feito pelo Irmão Túlio Colacioppo e com grande empenho e dedicação.
Na seqüência o Irmão Marcos José da Silva, pediu ao Irmão Túlio Colacioppo que fizesse a entrega da Medalha Cruz da Perfeição Maçônica ao Grão Mestre do Distrito Inglês Irmão Colin Foster, no que foi ajudado pelo Grão Mestre do Distrito Federal Irmão Jafé Torres.
Ao final foi servido um coquetel aos presentes no pátio interno do palácio maçônico.