segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Loja Fé a primeira Loja regular paraguaia

Em 1869, Nuestra Señora de La Asunción, hoje Assunção, capital da República do Paraguai, foi ocupada pelas forças da Argentina e do Brasil, juntamente com o Uruguai, os aliados vitoriosos na Guerra da Tríplice Aliança.
Na cidade sitiada reinava o caos e confusão: os doentes e feridos chegavam de todo o país muitas vezes não encontravam abrigo e cuidados médicos.
Ao mesmo tempo, se constituía o primeiro governo nacional encabeçado pelo paraguaio Cirilo Antonio Rivarola, o Marechal López seguia rumo a Amambay com sua pequena força de soldados.
Para superar tal grau de caos e miséria, surge o primeiro movimento maçônico na capital do Paraguai, que foi iniciado pelo Dr. José Roque Pérez, Primeiro-Ministro da Argentina, Dr. José Maria Paranhos, Ministro Plenipotenciário do Brasil, seu compatriota Don José Segundo Decoud e outros compatriotas e estrangeiros, criando um asilo, sob a direção da primeira Loja maçônica regular, chamada Fé, fundada em maio desse ano, a fim de proteger, suavizar e dar abrigo a todas as famílias que vinham chegando à Assunção.
Terminada definitivamente a Guerra da Tríplice Aliança e com a morte do marechal López em Cerro Cora, Amambay, em 1870, começa no Paraguai a ação maçônica, impulsionada pelas forças brasileiras de terra e mar que contavam entre seus chefes e oficiais com muitos maçons
Assim, nesse ano, o Supremo Conselho se instala tendo como primeiro Soberano Grande Comendador o Ilustre Irmão Dr. João Adriam Chaves, Chefe do Corpo Médico da Marinha brasileira no Paraguai, e seu Lugar-Tenente, Ilustre Irmão Hermes Ernesto da Fonseca, Coronel do Exército Brasileiro na ocupação, ambos Grau 33.
Os dignitários e oficiais, quase todos, são comandantes e oficiais dos navios brasileiros.
Logo em seguida se instalaram as seguintes Lojas: FRATERNIDAD MASONICA, ASILO A LA VIRTUD, FE E LAVORO, que juntamente com a Loja Fé completaram quatro entidades. Na cidade de Humaitá ao sul da República, foram instaladas as Lojas ESPERANZA,CARIDAD e AMOR A LA VIRTUD.
Na cidade de Cerrito, uma ilha que pertencia ao Paraguai e atualmente à Argentina, localizada na junção do rio Paraguai, e que servia como arsenal para a marinha brasileira, se instalou a Loja CRUZ que posteriormente foi transferida para Mato Grosso, hoje Pharol do Norte e está estabelecida em Ladário, Mato Grosso do Sul (ainda em atividade e sob os auspícios do GOB).
Em 1876, no mês de julho, a Loja Fé passou a ser Capitular. Neste mesmo ano as forças aliadas terminaram a ocupação de Assunção, capital do Paraguai, e abandonaram as atividades nas lojas maçônicas.
Na seqüência destes fatos são estabelecido na capital algumas Lojas, algumas sob a égide do Grande Oriente Unido e Supremo Conselho do Brasil, outras no âmbito do Supremo Conselho do Uruguai e outras independentes que não pertenciam aos Supremos Conselhos do Grau 33 confederados em Lausanne, todas as quais se reuniram em 22 de fevereiro de 1896 colocando-se sob os auspícios do Supremo Conselho do Paraguai reconstituído e estabelecido definitivamente em 3 de Janeiro de 1897, e patrocinado pelo Supremo Conselho da República Oriental do Uruguai, fazendo parte da Confederação das Potências Maçônicas escocesas.
Fontes:
LOJAS MAÇÔNICAS MILITARES
Roberto Aguilar M. S. Silva
Membro Vitalício da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, Brasil
http://www.glsp.org.py
http://www.galeon.com/masoneriapya/index.html