domingo, 6 de novembro de 2011

GRANDE PRIORADO DO BRASIL

Neste ultimo dia 05 de novembro de 2011, pela manhã, seus Preceptores com paramentos de Templários, suas condecorações, seus estandartes e acompanhados de seus cavaleiros estiveram presentes na Sessão Magna de Instalação e Posse do novo Grão-Mestre dos Templários, Wagner Veneziani Costa, no GRANDE PRIORADO DO BRASIL, cujo titulo completo é Unificadas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rhodes e Malta do Brasil, na Rua São Joaquim, 457, Palácio Maçônico, Templo Piratininga - São Paulo.
O Grande Priorado do Brasil, foi consagrado em 17 dezembro 2004, em Brasilia, na ocasião foram instalados cerca de 600 Cavaleiros, pelos Cavaleiros Ingleses e teve como primeiro Grão Mestre o Irmão Francis Maccormick.
Nesta manhã, estiveram presentes o Soberano Grão Mestre Geral do GOB Marcos José da Silva (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Passado), o Grão Mestre do GOB-SP Mário Sergio Nunes da Costa (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre), o Grão Mestre Adjunto do GOB Sapientíssimo Irmão Cláudio Roque Buono Ferreira (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Passado), o Irmão Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerín y de Contreras (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Passado), o Irmão Manoel de Oliveira Leite (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Passado), Tullio Colacioppo (Eminentíssimo e Supremo Grão-Mestre Passado), O Eminente Grão Mestre do GOB-PR Irmão Dalmo Lousada, o Irmão John Collakis - Grande Prior da Provincia da America do Sul no Supremo Grande Priorado da Inglaterra e o Irmão Malcolm Leo Curtis - Past Aid-Champ no Supremo Grande Priorado da Inglaterra.
Após sua instalação o Grão Mestre Wagner Veneziani, instalou o Grão Mestre Passado, Irmão Mário Sergio Nunes da Costa, o MADE Grande Senecal Ricardo Trecco, e todos  os Oficiais do Priorado.
História e Origem do Grau na maçonaria
Não é conhecida nenhuma evidência histórica que liguem os Cavaleiros Templários medievais e o Templarismo maçônico, nem as organizações Maçônicas de Cavaleiros Templários reivindicam qualquer ligação direta com a organização medieval original dos Templários.
A Ordem está aberta a Mestres Maçons de fé cristã e que foram exaltados num Capítulo do Santo Arco Real. O candidato deve ser regularmente proposto e apoiado em um Preceptório, e uma vez instalado (Iniciado), torna-se um Cavaleiro da Ordem do Templo.
Apesar das referências maçônicas mais antigas da atividade de Cavaleiro Templário nas Ilhas Britânicas se encontram na Irlanda, os arquivos conhecidos mais antigos na Inglaterra estão em Portsmouth, no condado de Hampshire, datam de 1777. Na maioria dos casos estes rituais parecem ter sido trabalhados sob a autoridade de Cartas Patentes existentes de certos Capítulos do Arco Real como graus acessórios e não estavam maçonicamente organizados em qualquer sentido estrito da palavra. Somente em 1791 se constituiu um Grande Conclave com sete Acampamentos Independentes, quando Thomas Dunckerley foi eleito e instalado como Grão Mestre.
A expansão ao princípio foi sumamente lenta, particularmente baixo a Grão Maestria de SAR o Duque de Sussex (1812-1843), quem não desejou convocar o Grande Conclave e, por conseguinte a atividade foi pequena até depois de sua morte. A razão para esta inatividade era possivelmente devida ao estado delicado dos assuntos maçônicos, imediatamente depois da União. As condições normais restauraram-se em 1845; o ritual foi estandardizado e houve um crescimento firme das Ordens Unidas. Atualmente entra-se nas Ordens por convite, sendo altamente valorados.
O grau de Cavaleiro Templário comemora as ações de um grupo de Cavaleiros aos quais lhe foram concedido um lugar de hospedagem dentro dos sagrados recintos do Templo de Salomão, por Baldwin II Rei de Jerusalém em 1118. O Candidato para a Armadura tem o caráter e vai vestido de peregrino, exigindo-se dele sofrer um período de peregrinação e guerra, assim como assumir os votos de um Cruzado. Tendo-se comportado valentemente, instituí-lhe que a penitência e a meditação são partes vitais na preparação para a Cavalaria cristã. Finalmente se lhe recebe, arma e proclama como um Cavaleiro do Templo.



BIBLIOGRAFIA
Ritual nº1 da Ordem do Templo (2º Edição 2006)
Rito & Rituais (Volume 1) Francisco de Assis Carvalho – Editora "A Trolha" Ltda. - Londrina -1993.
Alem da Maçonaria Simbólica – Keith B. Jackson, Editora Madras, 2006.
FOTOS
Rede Colmeia - http://www.redecolmeia.com.br/.