terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cidade Branca recebe Planjamento Estratégico do GOB-MS

A cidade de Corumbá é conhecida como cidade branca por causa da cor clara de suas terras ricas em calcário.
Localizada no estado de Mato Grosso do Sul, Corumbá é a terceira cidade mais importante em termos econômicos, culturais e populacionais, depois de Campo Grande (capital) e Dourados. É também a cidade que abriga o porto mais respeitável do Mato Grosso do Sul. Localizada na fronteira oeste com a Bolívia, Corumbá possui 65 mil km2 de extensão, dos quais 70% de Pantanal, daí o apelido de Capital do Pantanal.
A cidade é banhada pelo rio Paraguai, considerado o principal rio do Pantanal, que é a maior área inundável do mundo (230 mil km²), estendendo-se por Mato Grosso, Bolívia e Paraguai.
Miscigenada por imigrantes, índios e povos das fronteiras vizinhas do Paraguai e Bolívia, sua cultura está presente em danças típicas, cantigas e culinária exótica. Seus habitantes agradam aos visitantes pela tradicional hospitalidade pantaneira. Corumbá é uma das cidades do Brasil que detém o privilégio de possuir uma coleção significativa de recursos naturais, históricos e culturais que, aliado a sua posição estratégica no cone sul-americano, naturalmente colocam-na como uma das localidades de maior potencial turístico das Américas.
Foi nesse cenário que aconteceu, neste ultimo sábado, dia 22 de agosto, mais uma etapa dos Encontros do Planejamento Estratégico “A Maçonaria de queremos”.
O 11º encontro realizado pela Secretaria de Planejamento do GOB-MS, reuniu as Lojas de Corumbá e Ladário, pertencentes à 1° Coordenadoria, cujo representante é o Irmão Eduardo Silva Rocha e foi patrocinado pela Loja Constância e Esperança n° 2019 do GOB-MS, cujo VM é o Irmão Antonio Roberto Rodrigues Mauro.
Com a coordenação do Irmão Luiz Adive Palmeira, Secretário de Planejamento e sob a orientação dos Irmãos Abel Proença Junior, Secretário Adjunto de Planejamento e Herbert Assunção de Freitas, Conselheiro do Tribunal de Contas do GOB-MS os participantes elencaram os pontos a serem tratados pelo planejamento estratégico 2009/2011.
O Irmão Palmeira disse que o evento servirá para orientar a Secretaria de Planejamento no desenvolvimento de planos de médio e longo prazo. Servirá também para a identificação dos dados fundamentais do GOB-MS e suas Lojas (Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Metas, entre outros), que deverão ser tratados com a consolidação do processo de planejamento em um Plano Estratégico.
Para o Irmão Antonio Roberto Rodrigues Mauro, VM da Loja Constância e Esperança, “O trabalho é inédito e mostra que o GOB-MS começa avaliar o grau de satisfação das Lojas”. Já para o Irmão Carlos de Oliveira de Souza, VM da Loja Pharol do Norte, os aspectos positivos foram “Atitude em rumo a mudanças e uma nova visão do poder central”. O Irmão José Milton da Silva, VM da Loja Alvorada do Pantanal relata que “com quase 30 anos de Ordem, pela primeira vez tivemos trabalho de porte. Parabéns aos Irmãos que iniciaram esse trabalho”.