quinta-feira, 25 de setembro de 2014

LOJAS CIDADE DE BELÉM DE MESTRES MAÇONS DA MARCA E NAUTAS DA ARCA REAL

A Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil assentou sua pedra angular no estado do Pará.
Neste ultimo dia 20 de setembro de 2014, na cidade de Belém, foi constituída e consagrada a Loja Cidade de Belém de Mestres Maçons da Marca 24 e a Loja Cidade de Belém de Nautas da Arca Real 24. Num dia de profícuo trabalho os Grandes Oficiais capitaneados pelo Soberano Grão Mestre Irmão Fernando Cavalcante Gomes fizeram sessões de avançamento ao Grau da Marca, elevação ao Grau da Nautas da Arca Real, consagram as Lojas e instalaram o Venerável Mestre e o Venerável Comandante.
As cerimônias do Grau da Marca foram presididas pelo Soberano Grão Mestre Irmão Fernando Gomes e seus Grandes oficiais, enquanto que as da Nautas da Arca Real pelo presidente da Antiga Ordem da Fraternidade da Arca Real Irmão Roberto Expedito Casemiro.
Num trabalho do Irmão Carlos Flores, que depois de participar de todas as Ordens de Aperfeiçoamento presentes no Brasil viu seu sonho ser realizado ao levar aos Irmãos do Pará, em especial aqueles ligados ao Rito de York, os ensinamentos desses bonitos Graus. Depois de muitas viagens e contatos as Lojas foram consagradas neste ultimo final de semana para júbilo dos Irmãos do Pará.
As cerimônias contaram com a participação do Soberano Grão Mestre Irmão Fernando Cavalcante Gomes, do Eminente Grão Mestre Adjunto Irmão Gerald Koppe Junior, do Eminente Grão Mestre Assistente Irmão Luiz Adive Palmeira, do Muito Respeitável Presidente da Antiga Fraternidade da Arca Real Irmão Roberto Expedito Casemiro e dos Respeitáveis Grande Oficias Douglas Cetertik, Grande Fiel de Registros, Stefano Mordendi, Grande Primeiro Vigilante e Joselito Romualdo Arcorde, Grande Chanceler de Relações Exteriores, que desse modo estabeleceram mais um marco na maçonaria da Marca no Brasil.
Os trabalhos foram realizados no Templo da Loja Aurora 242 do GOB-PA e correram num clima entusiasmo pelos novos conhecimentos e congraçamento pelas características dos Graus que são a Amizade e a Fraternidade, assim os Maçons paraenses já podem usufruir dos ensinamentos dos Graus da Marca e da Nautas da Arca Real.
Ao final o Irmão Carlos Flores falou de sua caminhada para atingir esse momento e agradeceu o Soberano Grão Mestre e sua comitiva por permitir que os Irmãos do Pará tenham mais uma Ordem de Aperfeiçoamento e quem ficar de fora perderá o bonde da história.
O Irmão Fernando Cavalcante Gomes falou em nome da Grande Loja agradecendo os Irmãos do Pará pela calorosa acolhida da sua equipe, enalteceu o trabalho do Irmão Carlos Flores e conclamou a todos para que trabalhem em prol da maçonaria da Marca lembrando que um dos seus objetivos é levar aos Irmãos do Grande Oriente do Brasil uma das mais tradicionais ordens da maçonaria inglesa. Falou da ligação da Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil com outras Ordens de aperfeiçoamento maçônico presentes no Brasil e do trabalho do Irmão Wagner Veneziani Costa e que o momento requer serenidade e trabalho. Disse ainda que o espírito da amizade, presente no Grau da Marca, e da fraternidade, foco do Grau da Nauta, sejam os guias para esse novo universo aberto aos Maçons do Pará.
Ao final dos trabalhos os Irmãos fizeram um tour pela bela Belém do Pará e apreciaram as iguarias da região amazônica.

Continuemos marcando bem!