sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Encontro histórico USP - MAÇONARIA

A Maçonaria em todo mundo tem ótimas relações com o setor universitário. Não apenas as varias Lojas Universitárias, mas também os inúmeros Irmãos que ocupam cargos como professores ou funcionários de nossas Universidades é um demonstrativo da harmonia e sintonia filosófica destes setores. Isto, no entanto, não basta. Para quem tem projetos de um mundo melhor aliado a uma forte convicção que é necessário difundir o bem para que o mal não vença, é necessário uma atuação conjunta mais intensa. É com este espírito que a Maçonaria procura hoje estreitar seus laços cooperativos com as Universidades Brasileiras. Esta nova empreitada, em especial com as Universidades Paulistas tem um significado especial e prioritário para o Grande Oriente do Brasil - São Paulo(GOB-SP). Com este nobre objetivo de estreitar o relacionamento o GOB-SP promoveu um encontro histórico e inedito no ultimo 27 de Agosto de 2009.Uma comitiva composta de dirigentes do GOB-SP ,de representantes da GLESP e GOP alem de membros da maçonaria que atuam hoje como lideranças universitárias foram recebidos na Reitoria da Universidade de São Paulo. Nesta ocasião, num ambiente de excelente receptividade, foram discutidos com a Magnífica Reitora, Profa. Suely Vilela, pontos importantes para o estabelecimento de uma cooperação mais abrangente envolvendo a Universidade e a Maçonaria.
A Universidade de São Paulo é hoje a maior e mais importante Universidade da America Latina. Classificada recentemente como a 38º em todo mundo, a USP foi fundada em 1934 ( comemorando este ano, seus 75 anos ). A USP é hoje composta de 37 unidades de ensino e pesquisa, sete institutos especializados, quatro hospitais, quatro museus, 39 bibliotecas, orquestras, centros de difusão, centros da terceira idade e muito mais. Possui 76.560 alunos e disponibiliza para a sociedade brasileira cerca de 6000 profissionais por ano. Sua intensa atividade de cooperação com o setor produtivo tem permitido a USP realizar contribuições relevantes na inovação tecnológica que contribui para desenvolvimento do pais. A presença da USP é tão marcante no panorama nacional, que é raro qualquer instituição ou setor, que não tenha em seus quadros profissionais formados pela USP. Com tal atuação e relevância, conclui-se, que a USP vai além de ser uma universidade, ela é “UM PROJETO DE NAÇÃO”, que se preocupa em atuar em todos os setores, provendo à sociedade paulista e brasileira, aquilo que melhor pode oferecer: profissionais e serviços de alta qualidade que preservem o bem estar do homem e da nação.
Por outro lado, a Maçonaria tem em seus valores e ações o mais elevado desejo de produzir uma nação mais justa de homens livres ,limpos e puros, adotando o ideal pela perfeição possível. A Maçonaria procura moldar homens com cujo conhecimento modificará a humanidade. Utilizando o homem como instrumento, a Maçonaria quer melhorar o mundo em que vivemos. Neste aspecto, equivalente a Universidade, a Maçonaria é claramente muito mais que uma instituição dentro da sociedade, ela é “UM PROJETO DE HUMANIDADE”. Projeto este que em determinados momentos tem sido capaz de mudar rumos e escrever a história.
Um projeto de Nação pode ser melhor desenvolvido se conjugado a um projeto de Humanidade, e este é o mais forte argumento pelo qual temos que realizar uma maior aproximação, com intuito cooperativo entre estas duas instituições.
Levando em conta a abrangência estadual da USP, e a grande vascularização representadas pelas Lojas associadas ao GOB-SP,GLESP e GOP, temos certeza que uma ação cooperativa em diversas frentes, deverá ser salutar e de grande impacto tanto para a Ordem quanto para a sociedade.
Neste ano de comemoração dos 75 anos da USP, queremos que seja marcado com uma nova etapa de atuação da Maçonaria do Estado de São Paulo. Obviamente, não queremos nos restringir apenas à USP. As demais Universidades Paulistas como UNESP, UNICAMP e outras, também serão contatadas, nas devidas oportunidades, para o estabelecimento do mais legitimo relacionamento em prol do bem e da melhoria social. Um grupo estará sendo formado para sugerir as diversas possibilidades de colaboração dentro de diversos setores, como o de divulgação da ciência, assistência e outros.
Como diz uma celebre frase anônima “É preciso que as coisas certas sejam feitas, e não apenas fazer certo as coisas”, e é com este intuito que nossa Ordem procurara abrir novas frentes de colaboração. Utilizando o envolvimento de diversos setores, pretendemos estabelecer um padrão de virtude em tudo que podemos, desde a política, passando pela educação e atingindo o setor produtivo.
Há momentos na historia que significam eternidades. Um destes momentos chegou até nos. A luta é por uma nação com humanidade. Temos que acelerar o processo para decidir como seremos ou se continuamos sujeitos a tirania e perversidade dos corruptos. Esta é a grande luta pela qual a Maçonaria deve estar sempre empenhada.
O texto acima foi preparado por Vanderlei S. Bagnato e Helio Dias.


Fernando Luis Barroso da Silva
FCFRP - Universidade de Sao Paulo