quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SURGIMENTO DA ORDEM MAÇÔNICA DO TEMPLO E CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

Não é conhecida nenhuma evidência histórica que liguem os Cavaleiros Templários medievais e o Templarismo maçônico, nem as organizações Maçônicas de Cavaleiros Templários reivindicam qualquer ligação direta com a organização medieval original dos Templários.

A Ordem está aberta a Mestres Maçons que acreditem na Santíssima Trindade e que foram exaltados num Capítulo do Santo Arco Real.

O candidato deve ser regularmente proposto e apoiado em um Preceptório, e uma vez instalado (Iniciado), torna-se um Cavaleiro da Ordem do Templo.

História da Ordem dos Templários
A Ordem medieval original dos Cavaleiros Templários foi criada após a Primeira Cruzada, e existiu entre 1118 e 1312, para proteger os peregrinos que viajavam entre a Europa e a Terra Santa. Eles faziam voto de pobreza (que era raro para cavaleiros) e abasteciam-se de um cavalo, armadura e armas. Seu selo mostra dois cavaleiros em um cavalo para mostrar como eles eram pobres.

A Ordem se tornou uma instituição de caridade favorecendo toda a cristandade, e cresceu rapidamente em quantidade de membros e poder. Os Cavaleiros Templários, em seus característicos mantos brancos com uma cruz vermelha, estavam entre as mais qualificadas unidades de combate das Cruzadas. Devido à sua defesa desinteressada da Terra Santa e os seus votos monásticos, acumularam uma grande fortuna através de doações de seus benfeitores agradecidos. Uma vez que os cavaleiros tinham feito voto de pobreza, eles re-investiam o dinheiro e os membros não combatentes da Ordem conseguiram uma grande infra-estrutura econômica junto à cristandade, inovando com técnicas financeiras que eram uma forma inicial da atividade bancária, e construção de fortificações em toda a Europa e muitas na Terra Santa. Eles logo formaram um exército e uma frota de navios, bem como acumularam dinheiro em excesso.

A existência dos Templários era estreitamente ligada as Cruzadas, quando a Terra Santa foi perdida, o apoio da Ordem foi reduzida. Rumores sobre a cerimônia secreta de iniciação dos Templários criou desconfiança e o Rei Filipe IV de França, profundamente em dívida para com a Ordem, se aproveitou da situação. Em 1307, muitos dos membros da Ordem na França foram presos torturados para darem falsas confissões, e, em seguida, queimados na fogueira. Sob pressão do Rei Filipe o Papa Clemente V dissolveu a Ordem em 1312. O súbito desaparecimento de uma parte importante da infra-estrutura européia deu origem a especulações e lendas, que têm mantido o nome "Templário" vivo nos dias de hoje.

Em 2002, um documento conhecido como o "Pergaminho de Chinon" foi encontrado nos arquivos secretos do Vaticano. É um registro de 700 anos do julgamento dos Templários e mostra que o Papa Clemente V absolveu os Templários de todas as heresias em 1308 antes de formalmente dissolver a Ordem em 1312. Hoje a posição da Igreja Católica Romana é que a perseguição medieval dos Cavaleiros Templários foi injusta, que não havia nada de intrinsecamente errado com a Ordem ou a sua regra, e que o Papa Clemente foi pressionado em suas ações pela magnitude do escândalo público e dominando a influência do rei Filipe IV.

História Maçônica da Ordem do Templo
Os primeiros maçons especulativos foram, provavelmente, todos cristãos e isso era uma coisa natural. Embora as "Constituições" de 1723 e 1738 abrirem a porta da Maçonaria inglesa para "todos os homens bons e verdadeiros" que não são "ateus estúpidos", por volta de 1740, os Ritos Maçônicos Cristãos começaram a aparecer na França e, possivelmente, também na Inglaterra.

A maior parte desses ritos eram "cavalheirescos", e pelos vestígios de 1770, cerimônias dos Templários-Malta chegaram à Inglaterra. Estes foram originalmente trabalhados como um único grau, eventualmente em associação com outros com os quais estamos familiarizados hoje, e as cerimônias aconteciam em "Acampamentos" derivados de Capítulos do Arco Real no âmbito da Grande Loja dos 'Antigos'. Em 1791, provavelmente sete (há alguma dúvida sobre o número exato) destes Acampamentos se uniram para formar um Grande Conclave sob o governo de Thomas Dunckerley.

Após a união dos "Antigos" e os "Modernos" em 1813, o duque de Sussex se tornou o Grão Mestre, mas foi apenas após sua morte em 1843 que as Ordens floresceram com vigor renovado. Mais tarde os "Acampamentos" ficaram conhecidos como 'Preceptórios', e o 'Grande Conclave' mudou seu nome para "Grande Priorado", este último é, após a Grande Loja, a mais antiga autoridade maçônica estabelecida na Inglaterra. Ele preside mais de 600 Preceptórios na Inglaterra e no exterior, cada um dos quais (com exceção de 'Baldwyn' em Bristol e "Antiquity" em Bath) funciona com “ritual oficial”, e estão agrupados em 39 Priorados Provinciais.

Ordem de S. João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta

Uma vez que se é um membro da Ordem dos Cavaleiros Templários o Cavaleiro é elegível para participar da Ordem de S. João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta, e assim se tornar um membro das Ordens Unidas. Antes de receber "o grau de Malta”, uma curta introdução ao grau de Cavaleiro de São Paulo é conferida, baseado na história de São Paulo e sua viagem à ilha de Malta. Os candidatos para os Cavaleiros de Malta recebem, então, "o passe do Mediterrâneo", para que os peregrinos possam distinguir um do outro aqueles que tentaram barrar a passagem para a Terra Santa. A cerimônia principal de Malta ocorre em uma Casa do Capítulo da Ordem, e durante a cerimônia, a história da Ordem é explicada, incluindo a fusão com a Ordem dos Templários e sua chegada a Malta em 1530.

A Ordem dos Cavaleiros de São João foi originalmente fundada em Jerusalém durante a primeira Cruzada pela associação de muitos cavaleiros piedosos com os Irmãos do Hospital de S. João, um estabelecimento previamente fundado ,em 1048, para o alívio de peregrinos visitavam a Terra Santa. Mais tarde fundou o que talvez seja sua memória mais conhecida, o Hospital de São João de Valeta, em Malta, que ainda é capaz de ser visitado e visto hoje. Cada Preceptório tem um Priorado de Malta anexado a ele, mas nem todos os Priorados realizam a cerimônia de Malta completa.

Fonte: Priorado Provincial de Sussex
Kt Luiz Adive Palmeira, Membro do RIO DE JANEIRO PRECEPTORY Nº 532 (under the autority of de Great Priory of England)

No Brasil temos Preceptórios no Rio de Janeiro, RIO DE JANEIRO PRECEPTORY Nº 532, SÃO SEBASTIÃO PRECEPTORY Nº 636, São Paulo, CRUX MERIDIONALIS Nº 412, CAMPOS SALLES PRECEPTORY Nº 639, Vitória-ES, ESPIRITO SANTO PRECEPTORY Nº 635 e Florianópolis-SC, SANTA CATARINA PRECEPTORY Nº 634, ligados à Inglaterra.
Todos esses Preceptórios fazem parte do Priorado Provincial da América do Sul, cujo Prior Provincial é R.E.Kt. John Collakis.








No âmbito do Grande Oriente do Brasil funciona o GRANDE PRIORADO DO BRASIL – GOB cujo titulo completo é Unificadas Ordens Religiosas, Militares e Maçônicas do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rhodes e Malta do Brasil.
Hoje o Grão Mestre dos Templários é o Irmão Manoel de Oliveira Leite, e o Senescal o Irmão Mario Sergio Nunes da Costa. São Past Grãos Mestres Francis McCormick, Marcos José da Silva e Santiago Ansaldo de Aróstegui de Lerin y de Contreras. O Grande Priorado do Brasil parcipou em setembro de 2009 da Conferência Trienal dos Cavaleiros Templários que foi realizada em Winchester, antiga capital da Inglaterra. A Ordem tem tido franco progresso com a consagração de inúmeros Preceptórios pelo Brasil.