sexta-feira, 15 de julho de 2011

Loja Pharol do Norte comemorou seu 136º aniversário

A ARLS Loja Pharol do Norte nº 356, do GOB-MS, comemorou seu 136º aniversário, neste ultimo dia 29 de maio de 2011, ocasião em que prestou homenagem ao seu filho ilustre Sapientíssimo Irmão Fadel Tahes Yunes, fundador e Grão Mestre Ad vitam do GOB-MS, com a inauguração do seu busto, que foi doado pelo Irmão Ruiter, Prefeito de Corumbá/MS. O Irmão Eli Luiz Jarzon, foi condecorado com uma medalha de honra ao mérito pelo Eminente Irmão Luiz Sergio Fraga Freitas, Grão Mestre do GOB-MS.
Na bonita sessão estiveram presentes o Grão Mestre do GOB-MS, eminente Irmão Luiz Sergio Fraga Freitas, o Presidente da PAEL-GOB-MS, eminente Irmão Marcio Lolhi Gethi, o Grão Mestre do GOB-MT, eminente Irmão Júlio Tardin e sua comitiva, além de Irmãos de diversas Lojas de Corumbá e do Estado de MS.
A história da Pharol do Norte
A Inglaterra e a Lojas Maçônicas Navais.
Segundo o escritor G. L. Blanc (2008) a Inglaterra foi o único pais a proteger integralmente a Maçonaria. Tanto o rei quanto a nobreza e a burguesia viam na fraternidade uma oportunidade de garantir seus interesses comerciais e políticos. Em 1732, o pais deu um passo decisivo, com a criação de sua primeira Loja Militar, instalada no Primeiro Regimento da Infantaria. Em 1800, praticamente todos os regimentos possuíam Lojas.
Na Marinha Real não foi diferente. Lojas Maçônicas funcionavam a bordo de diversos navios. Eram flutuantes e contribuíram incrivelmente para a disseminação da Maçonaria pelo mundo.
As origens e a fundação da Loja Maçônica Pharol do Norte.
As origens da Loja Maçônica Pharol do Norte remota à Loja Maçônica Cruz, localizada na ilha do Cerrito, hoje pertencente a Republica Argentina e que durante a Guerra do Paraguai foi arsenal da marinha brasileira.
A Maçonaria na Ilha do Cerrito
A Loja Maçônica Cruz localizada na ilha do Cerrito, foi fundada em 27 de agosto de 1871, na residência do capitão de fragata José Marques Guimarães.
Segundo o GRANDE ORIENTE DO PARAGUAI (2007): “En el pueblo de Cerrito, islã que fue del Paraguay y actualmente en la República Argentina, ubicada en la conjunción del Río Paraguay, se instaló la Logia CRUZ que posteriormente fue trasladada al Matto Grosso bajo otro nombre.” Com o fim da guerra oficiais brasileiros e ingleses trouxeram para a base naval de Ladário, MS, Brasil, as insígnias do templo Fundação da Loja Maçônica Pharol do Norte.
Segundo a LOJA MAÇÔNICA PHAROL DO NORTE (1976) foi à mesma guarnição que fundou o Arsenal de Ladário que fez o translado da Loja Cruz, para a atual localização, porem agora com o nome de Pharol do Norte em Ladário, MS, Brasil.
Conforme a LOJA MAÇÔNICA PHAROL DO NORTE (1976) os fundadores da Loja se reuniam em uma casa de pau a pique, com apenas um cômodo, uma cozinha e uma área menor que servia como sala. À luz do candieiro de carbureto passavam horas estudando e discutindo até que no dia 29 de maio de 1875 foi instalada a Loja. A carta constitutiva foi autorizada pelo Grande Oriente do Brasil em sessão do dia 14 de setembro de 1876 e sancionada na data de 18 de setembro de 1877.
 Posteriormente a pequena casa foi demolida para, no mesmo local, erguerem o templo atual. O novo templo foi inaugurado em 19 de fevereiro de 1881. Ele esta situado na antiga rua do Portão que hoje tem o nome de avenida 14 de março. As sessões maçônicas ocorriam sempre à noite. Alguns irmãos pioneiros moravam em Corumbá, MS, e precisavam viajar em barcos precários, conhecidos como chalana.
Fonte: A PARTICIPAÇÃO DE OFICIAIS INGLESES NA GUERRA DO PARAGUAI E FUNDAÇÃO DA LOJA MAÇÔNICA PHAROL DO NORTE, Roberto Aguilar M. S. Silva, Membro da Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.