terça-feira, 29 de junho de 2010

Mais sobre a Sessão na Cabeça da Coruja em Quebec no Canadá

Cerca de cento e cinqüenta Maçons de todo o Quebec e de lugares mais distantes fizeram a peregrinação anual neste último sábado, 19 de junho de 2010, para o topo da Owl's Head Mountain (Montanha Cabeça da Coruja), com vista magnífica para o lago Memphremagog.
A Owl's Head, se eleva a mais de 2.400 metros acima do nível do mar, é o único lugar na província de Quebec que se abre uma Loja em céu aberto. Em 1857, para a Golden Rule Lodge, de Stanstead, Quebec, foi concedida uma dispensa especial da extinta Grande Loja do Canadá para realizar uma comunicação "anual", ou reunião, no topo da montanha. A Tradição é tão importante para os maçons, que a Golden Rule Lodge ainda assegura este acontecimento, 153 anos mais tarde.
Ao longo dos anos, o número de maçons presentes ao evento, em meados do verão anual, aumentou. A reunião na Owl's Head rotineiramente atrai maçons de Quebec, Ontário, a Maritimes, Vermont, New Hampshire, Maine, e até mesmo de países distantes como a Austrália. Na verdade, o evento é uma tradição tão importante se tornou um dos destaques do calendário maçônico em Quebec.
O Templo da Loja em cima da Owl's Head é na verdade uma fenda natural, mais ou menos em forma de anfiteatro, no lado da montanha. Só a Mestres Maçons regulares é permitida a entrada no evento e as precauções são tomadas para garantir sempre que os não-maçons sejam proibidos de participarem.
Ao longo dos anos, o tempo tem sido um fator aliado uma série de vezes, mas nunca esse encontro famoso foi cancelado devido a condições adversas do tempo. Na verdade, uma série de eventos na Owl's Head foram realizadas sob a chuva ou temperaturas frias. A Reunião deste ano teve lugar sob o céu ensolarado e temperatura quente.
Enquanto a maioria dos Maçons tomam o teleférico para o topo da colina de esqui, os demais fazem o caminho para o cume reais a pé, um grupo de durões subiu a montanha pelo fundo. Esta é uma boa caminhada, principalmente para o candidato, que está prestes a ser iniciado maçom, e que tradicionalmente é convidado a carregar um fardo pesado para o cume da montanha.
Após o encontro no topo, um churrasco e bebidas são servidas na base da montanha por membros e amigos da Golden Rule Lodge. Como sempre, o evento foi considerado um grande sucesso por todos os presentes.
Grant Myers, Oficial Presidente para a ocasião (o mestre do passado da Golden Rule Lodge) ficou encantado com os procedimentos. "Participar de uma tradição anual que antecede a Confederação", disse ele, "é ao mesmo tempo gratificante e uma experiência de humildade. Há um sentido de responsabilidade e de conexão com o tempo e lugar que é difícil de descrever. Eu não perderia isso por nada."
Esse sentimento foi notado por muitos que fizeram a viagem para Owl's Head este ano. Alguns, de fato, já estão planejando voltar no próximo ano.
Texto de Matthew Farfan

Fotos recebidas por email do Irmão Nelson Carvalho