domingo, 7 de fevereiro de 2010

Museu a céu aberto na Inglaterra

Beamish é um museu a céu aberto na Inglaterra, um pouco como o nosso velho Sturbridge Village... onde apenas o calendário está estacionado em torno de 1900.
Em 19 de abril de 2006 aconteceu à reabertura, com uma “nova marca", do edifício maçônico, tornando a construção a primeira, permanentemente, aberta ao público na Europa! Sua Alteza Real o Duque de Kent (o Grão Mestre da Grande Loja Unida da Inglaterra) abriu a atração maçônica junto com centenas de maçons com seus paramentos completos.
Os maçons unidos em marcha ao longo da Rua Town, em Beamish, tornaram-se o maior grupo de maçons a se expor em publico, com os paramentos completos, nos últimos tempos.
O intrigante edifício maçônico é uma autêntica recriação do início do século XX do edifício maçônico, que foi criado em Park Terrace, Sunderland. Dele foi retirado tijolo por tijolo, pedra por pedra e reconstruído em Beamish. O simplesmente deslumbrante edifício maçônico foi construído por trás de uma fachada de tirar o fôlego, com decoração e o moveis maçônicos raros, pinturas e artefatos, proporcionando uma visão única sobre o mundo dos maçons em 1913. Co-financiado e desenvolvido em conjunto com os maçons, a nova atração foi criada com autenticidade completa a fim de replicar um verdadeiro edifício maçônico do início do século XX – preparado, como teria sido, para uma reunião maçônica da época.
O interior espetacular tem um impressionante piso em forma de tabuleiro de xadrez em mármore preto e branco, uma lareira gótica fantástica, deslumbrantes grandes cadeiras de meados do século XVIII, quadros e pinturas originais com itens da simbólica maçônica. O prédio também abriga outras salas tradicionais de uso maçônico, incluindo uma sala para troca de roupas, sala de recepção, e Museu em uma sala no andar de cima.
A abertura oficial do edifício aconteceu, com todo o esplendor, com uma procissão maçônica de 300 maçons com paramentos completos, levada por uma banda descendo a rua de paralelepípedos, que foi enfeitada com bandeiras e coberta de maçons, suas famílias e muitos visitantes do Museu. Na retaguarda da procissão seguiu uma carruagem puxada por quatro cavalos magníficos, dirigida pelo Lord Lieutenant de Durham, Sir Paul Nicholson, o qual provocou murmúrios de admiração dos 2.000 maçons e convidados reunidos na rua. Os ocupantes do carro eram o Grão-Mestre Sua Alteza Real o Duque de Kent, o Grão-Mestre Provincial de Durham, Dr. Alan Martin Davison, e o diretor do Museu Beamish, Miriam Harte e outros membros da comitiva.
Depois a carruagem parou do lado de fora do edifício maçônico e eles foram levados a um pódio onde foram recebidos pelo Deputado PGM de Durham, Derek Richmond. A abertura formal começou com a entoação da canção " Hail Eternal by whose Aid " tocada pela banda, liderada pelo Coro Provincial e o canto animado de 2.000 vozes.
Discursos de boas-vindas foram feitos por Miriam Harte e pelo Grão-Mestre provincial. Depois destes, o Grão-Mestre foi presenteado com um bonito jarro de Sunderland coberto com símbolos maçônicos, em nome dos maçons da província, para marcar esta ocasião especial. Saindo do pódio, a festa fez o seu caminho até a porta do prédio, onde o PGM assistente, Eric Heaviside, e o presidente do Museu Provincial, Tom Coulson, ambos os quais tiveram grande responsabilidade para com o projeto, foram apresentados ao Grão-Mestre.
A senhora Dorothy Hall, de quem foi à idéia de construir o edifício maçônico como o Projeto do Milênio da Província maçônica de Durham, foi então conduzida ao Grão-Mestre e lhe presenteou com a chave do edifício. Após o Grão-Mestre destrancou e abriu a porta principal, o publico presente na festa fez um passeio pelo interior do edifício impressionante, enquanto que do lado de fora a multidão juntou-se com a comunidade cantando acompanhadas pela banda e coro.
Saindo do edifício, o Grão-Mestre e o Grão-Mestre Provincial ficaram no topo da entrada, enquanto cantavam uma comovente 'God Save the Queen'. A procissão, em seguida, foi novamente formada, liderada pelo Duque de Kent e do Grão-Mestre Provincial, fez o seu caminho de volta cantando e animando o público. Foi um dia inesquecível que viverá em nossa memória
Fonte: Newsletter No.45 Page 12, Rural Lodge AF&AM, 8th Masonic District of Massachusetts - USA