quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

179 ANOS DO SUPREMO CONSELHO DO BRASIL PARA O GRAU 33º DO REAA - SÃO CRISTOVÃO



O Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito foi fundado em 12 de novembro de 1832, tendo funcionado, até o ano de 1976, no prédio da Rua do Lavradio nº 97, na cidade do Rio de Janeiro, sede do Grande Oriente do Brasil. Atualmente, tem sede no Campo de São Cristóvão nº 114, na cidade do Rio de Janeiro, RJ - Brasil. É pessoa jurídica de direito privado, e uma instituição maçônica de caráter iniciático, filosófico, educativo e filantrópico, sem finalidade lucrativa, com jurisdição em todo território nacional, tendo foro na cidade do Rio de Janeiro.
      Sua fundação, em 12 de novembro de 1832, deu-se por intermédio de FRANCISCO GÊ ACAIABA DE MONTEZUMA, o Visconde de Jequitinhonha, autorizado que fora por uma Carta-Patente expedida em 1829 pelo então Supremo Conselho dos Países Baixos, atual Bélgica, quando Montezuma se encontrava exilado na Europa desde 1823, em face de seu descontentamento com a situação política à época reinante no governo do Império. Em seu retorno ao Brasil, em 1831, após abdicação de D. Pedro I, pôde Montezuma desenvolver todos os atos necessários para a instalação do nosso Supremo Conselho, o que veio a ocorrer no ano seguinte. 
      Sua doutrina, que tem por base as Grandes Constituições Gerais de 1762 e 1786, com as resoluções aprovadas em congressos internacionais posteriormente realizados, é fundamentada na hierarquia de 33 (trinta e três) graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, sob o lema "DEUS MEUNQUE JUS", tendo por objetivo desenvolver entre os maçons, através da prática de um culto ecumênico, os seguintes princípios:

 • A existência de um Princípio Criador, o Grande Arquiteto do Universo;
 • A investigação constante da verdade;
 • O culto da fraternidade;
 • A obediência à lei e a prática da justiça;
 • O combate à intolerância;
 • O trabalho incessante em prol da Ordem, da Pátria e da Humanidade.
       O Supremo Conselho do Brasil é administrado por um grupo de membros denominado Sacro Colégio, presidido e dirigido por um Soberano Grande Inspetor Geral do Rito, com o título de Soberano Grande Comendador, eleito pela maioria absoluta dos membros dessa Administração.
      Atualmente o Supremo Conselho do Brasil tem 48 Órgãos: 29 Delegacias Litúrgicas, 2 Representações e 17 Colégios dos Grandes Inspetores Gerais sediados nas regiões mais desenvolvidas de cada Estado. Há também 851 Corpos Filosóficos: 356 Lojas de Perfeição, 310 Capítulos Rosa-Cruz, 114 Conselhos Filosóficos de Kadosch e 71 Consistórios de Príncipes do Real Segredo, totalizando mais de 27000 Obreiros em harmônica união com um Grande Oriente Do Brasil, cujo universo de Obreiros é superior a 80% de maçons do Rito Escocês.
     Por intermédio do trabalho digno e eficiente de seus Delegados Litúrgicos e Diretores dos Órgãos e Corpos de suas jurisdições, nosso Supremo Conselho do Brasil, difunde os objetivos salutares da doutrina e estudo do Rito Escocês, cultivando a fraternidade, o labor incessante em prol da Ordem Maçônica e a permanente pregação da esperança e da solidariedade entre os povos de todas as partes do Mundo.