quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cerimônia de Iniciação de três novos Obreiros realizada no dia 11/08/09 na A.•. R.•. L.•. S.•. D´Artagnan Dias Filho nº 148 - GLMERJ
Rito Schröder - Reuniões: Toda 2ª e 4ª Terça-feira do mês - 20:00 hs
Rua do Riachuelo nº 239 - Bairro de Fátima - Or.•. do Rio de Janeiro - RJ
PS: Fotos cedidas pelo Ir.'. MM Alexandre Albuquerque.
TFA
Rodrigues

O nome do Rito Schröder, pronuncia-se em português “chreder”, é em homenagem ao sobrenome de seu criador FRIEDRICH ULRICH LUDWIG SCHRÖDER.
“O Irmão Schröder gozava de grande prestígio como Maçom e como profano (foi considerado “o maior ator que a Alemanha já teve”) e era reconhecido como um profundo conhecedor da História e dos Antigos Rituais da Maçonaria. Estudou principalmente os livros "As Três Batidas Diferentes na Porta da Mais Antiga Franco-Maçonaria – The Three Distinct Knocks at the Door of the Most Ancient Free-Masonry" (1760), e "Maçonaria Dissecada - Masonry Dissected" (1730), de Samuel Prichard, que continham as práticas maçônicas utilizadas pelas Lojas de Londres entre 1730 e 1760. Examinou também, os rituais dos diversos sistemas de graus complementares que proliferavam na Europa daqueles tempos. Suas pesquisas o levaram a abolir os chamados “altos graus”, bem como todo o ocultismo e misticismo que dominavam a Maçonaria Alemã, restaurando o Antigo Ritual Inglês e adaptando-o para o idioma germânico e para a cultura da sua época.
Os Rituais de Schröder foram aprovados em 29 de junho de 1801 pela Assembléia dos Veneráveis Mestres das Lojas da Grande Loja Provincial de Hamburgo e da Baixa Saxônia, ligada a Grande Loja de Londres, e rapidamente conquistaram inúmeras Lojas de língua germânica por toda a Europa. Posteriormente, foram adotados por alemães e seus descendentes em diversos países e, no Brasil, com a colonização germânica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o Rito estabeleceu-se inicialmente no idioma Alemão. Mais tarde, os rituais foram traduzidos para o Português e foram adotados por diversas Grandes Lojas Estaduais - C.M.S.B., pelo Grande Oriente do Brasil - G.O.B., e por diversos Grandes Orientes Estaduais Independentes - C.O.M.A.B.”
http://www.estreladosul192.com.br/pagina/index/id/46/

Nenhum comentário:

Postar um comentário