domingo, 23 de agosto de 2009

Terra do Pé de Cedro recebe Planejamento Estratégico do GOB-MS

Coxim, recebeu neste ultimo sábado, dia 22 de agosto, mais uma etapa dos Encontros do Planejamento Estratégico “A Maçonaria de queremos”.
A cerca de 251 quilômetros ao norte da Capital, Coxim é conhecida como a Cidade do Peixe, o paraíso das águas. O apelido é porque Coxim é um dos principais pontos de pesca do País atraindo diversos turistas que buscam diversão nas águas dos rios Coxim, Jauru e Taquari. Coxim ficou mesmo famosa na década de sessenta com o sucesso da música Pé de Cedro, de autoria de um dos mais ilustres filhos da terra, o poeta imortal Zacarias Mourão, e que lhe rendeu o apelido de Terra do Pé de Cedro.
O encontro o 9° realizado pela Secretaria de Planejamento do GOB-MS, reuniu as Lojas de Coxim e Sonora, pertencentes à 14° Coordenadoria do GOB-MS, cujo coordenador é o Irmão Roberto Barreto de Melo e foi patrocinado pela Loja Vigilantes do Taquari n° 3006 do GOB-MS, a qual tem por VM o Irmão Alvaro Santana.
Segundo o Irmão Carlos Cesar Alves, Ex VM da Loja Portal do Sul, o encontro serviu para “abrir novos horizontes para a melhor forma de resolver os problemas encontrados pelas Lojas”.
O evento servirá para orientar a Secretaria de Planejamento no desenvolvimento de planos de médio e longo prazo. Servirá também para a identificação dos dados fundamentais do GOB-MS e suas Lojas (Missão, Visão, Valores, Objetivos, Estratégias e Metas, entre outros), que deverão ser tratados com a consolidação do processo de planejamento em um Plano Estratégico.
Com a coordenação do Irmão Luiz Adive Palmeira, Secretário de Planejamento e sob a orientação dos Irmãos Herbert Assunção de Freitas e Abel Proença Junior, Secretário Adjunto de Planejamento os participantes elencaram os pontos a serem tratados pelo planejamento estratégico 2009/2011.
Ao final do encontro a Loja ofereceu aos participantes e cunhadas um delicioso churrasco na área de lazer da Loja que está em construção.





























3 comentários:

  1. Concordamos com a iniciativa dos abnegados Irmãos, pelo que formulamos nossas felicitações.
    Cada Irmão, por certo, apontará pelo menos um aspcto que deva ser objeto do referido Plano Estratégico.
    A título de contribuição, até para que o coordenador e os orientadores, smj, possam avaliar e priorizar, dinamicamente, os enfoques característicos da problemática abrangida, e considerando-se que "o que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas", indaga-se: Se o maior problema apontado ou constatado for, por exemplo, o financeiro, que resposta poderia ser engendrada, para satisfazer a maioria dos Irmãos?

    ResponderExcluir
  2. Caro Irmão Vidal,
    Por não ter entendido completamente o contexto da pergunta faço algumas considerações.
    A primeira é que se a pergunta foi feita no âmbito do planejamento estratégico que estamos realizando, a resposta, no meu entender seria
    que, só após um diagnóstico completo da situação do Estado é que se poderemos equacionar o problema, já que diversos fatores operam na questão financeira.
    Verificamos que algumas regiões do Estado não tem problemas financeiros, outras tem, mas desejam fortemente a ampliação de ações,
    fator que ocasiona um aumento de contribuição e/ou recursos disponíveis e não o inverso.
    Ademais, as informações obtidas na análise de cenário demandam um confronto com dados das secretarias do GOB-MS, posto que apesar de
    determinados grupos não apontarem questões financeiras como um problema , a análise das contas e pendências pode demonstrar o
    contrário, e provar que existe um problema real, mas não admitido.
    Quero esclarecer que diante de perguntas tão específicas não podemos senão externar possibilidades sem lastro metodológico , ou seja, podemos só dar palpites, contrariando o trabalho que estamos desenvolvendo, que é dar soluções plausíveis e fundamentadas para as reais necessidades do GOB-MS e de seus membros.
    Por outro lado, entendemos que a única forma de aplicar benefícios e isenções para Irmãos com dificuldades financeiras e aumentar a renda do GOB-MS, deve ser a implementação de
    ações e serviços com vista a diversificação e geração de rendas.
    Mas mesmo esta possibilidade não é viável sem o planejamento correto.
    O que não é possível é simplesmente baixar o valor de taxas sem
    qualquer projeção do impacto desta medida às contas do GOB-MS.

    TFA
    Luiz Adive Palmeira
    Secretário de Planejamento do GOB-MS

    ResponderExcluir
  3. Fico satisfeito com a resposta e no aguardo de resultados profícuos e benfazejos, que é o que desejamos para o bem da nossa Sublime Instituição. TFA. Vidal Grefe, M.´.M.´.

    ResponderExcluir