quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul e seus 10 Anos de Fundação

Foi há dez anos atrás – na noite do 133º dia do ano de 1999, numa quinta-feira 13 do mês de maio - que foi fundada a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul (AMLMS) pelas Potências Maçônicas do Estado (Grande Oriente do Brasil, Grande Loja de Mato Grosso do Sul, e Grande Oriente de Mato Grosso do Sul) e contando com o providente e decisivo apoio dos três Grão-Mestres da época. Esta data cívica e mística (13 de maio) fora eleita por ser o marco da abolição da escravatura no Brasil – um dos tantos empreendimentos históricos da Maçonaria, que, embasada nos seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, foi indômita precursora da campanha abolicionista no nosso país: batalha esta consagrada com a vitória radiante da assinatura da “Lei Áurea” (em 13 de maio de 1888) pela Princesa Isabel, que, compartilhando dos anseios maçônicos e irmanada no sublime desígnio de engrandecimento da Pátria, assinou a louvável lei, quebrantando os grilhões do elemento servil e extinguindo a escravocracia brasileira.
A comemoração dos 10 anos de Fundação da Academia aconteceu na noite desta sexta-feira p.p. (15/05), no Salão do GOB-MS, com a presença de acadêmicos, familiares e convidados. Diversas personalidades maçônicas e autoridades prestigiaram o evento.
Com sede provisória na Rua São Félix nº 789 - Jardim Vilas Boas (Palácio Maçônico do GOB-MS) e com abrangência em todo o Estado, a Academia Maçônica de Letras de MS – que teve o seu Estatuto aprovado em Assembleia Geral Extraordinária realizada em 23 de julho de 1999 – possui, dentre outras finalidades, a missão de incentivar e difundir os trabalhos de seus acadêmicos e cultivar a filosofia e a literatura maçônicas, bem como interagir e colaborar com outras instituições que se dedicam às letras e ao vernáculo em geral, veiculando cultura de interesse da família e da sociedade.
Compromissada igualmente com os valores do futuro, a Entidade tem ainda o papel de apoiar as mais variadas criações artísticas, atividades literárias e linguísticas, contribuindo assim com a inteligência cultural do nosso Estado e do país.
Desde a sua fundação, A AMLMS teve os seguintes presidentes: Fadel Tajher Iunes (de 1999 a 2001, e atual Presidente de Honra); Cid Antunes da Costa (2001 a 2003); Orlamar Teixeira Gregório (2003 a 2006); e Cid Antunes da Costa (presentemente).
Aos moldes da Academia Brasileira de Letras e da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, a Academia Maçônica de Letras de MS possui quatro dezenas de Cadeiras Vitalícias, numeradas de 1 a 40 e ocupadas por Membros Efetivos, tendo cada uma o seu Patrono. Estes luminares patronímicos das Cadeiras da AMLMS – que, de acordo com a tradição, devem ser lembrados no Discurso de Posse dos novos acadêmicos – são elencados em dois grupos: Patronos nacionais (Cadeiras 01 a 20) e Patronos locais (Cadeiras 21 a 40).
A eleição de Sócios Efetivos (Acadêmicos) será precedida da aquiescência do candidato, que deverá ser apresentado por no mínimo dois sócios da mesma categoria, em dossiê contendo a identificação, bem como o currículo do proposto, relação de suas obras publicadas e uma justificativa assinada pelos proponentes. Além disso, a criteriosa análise observa várias outras condições e normas que são estabelecidas para a justa garantia do importante galardão. Conforme tradição acadêmica e norma específica, o candidato eleito destacará em seu discurso, no ato da sua posse solene, a importância do Patrono de sua Cadeira; e, caso não seja o primeiro ocupante do assento, deverá incluir em seu encômio o(s) ocupante(s) anterior(es).
Cumprindo seus preceitos estatutários, a AMLMS já apoiou e publicou – ao longo de sua existência – diversas obras literárias de seus membros, além de reeditar outras. Agora, no calor esplendente das festividades alusivas ao seu 10º aniversário, a Entidade trará a lume uma edição especial: o seu Livro Histórico. Obra esta que compendia os discursos de posse dos seus membros, como também apresenta as apologias proferidas aos respectivos Patronos (e biografias destes), reavivando a história e deixando, assim, gravado ad perpetum rei memoriam estas relevantes peças acadêmicas do Sodalício.
Em sessão pública no auditório da Grande Loja Maçônica de MS (Rua do Sucre nº 275 - Portinho Pache, nesta capital), na próxima noite de 19 de junho – quando acontecerá também a posse solene de quatro novos acadêmicos, que foram recém-eleitos – teremos o lançamento oficial deste emblemático livro (organizado pelo atual presidente Cid Antunes da Costa) que eternizará quinhão importante da identidade dinâmica desta guardiã da cultura maçônica do nosso Estado: a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.
De parabéns, portanto, a AMLMS, pelos seus 10 anos de atividade e pela produção do Livro Histórico que imortalizará a essência borbulhante da memória cultural maçônica estadual.

Rubenio Marcelo em 16/05/2009.
Membro Efetivo da AMLMS - Academia Maçônica de Letras de MS - Titular da Cadeira Vitalícia nº 13 – Patrono Rui Barbosa












































Um comentário:

  1. Caros Acadêmicos
    A Editora Iluminatta faz parte do "PORTAL DO POETA BRASILEIRO". A marca da Editora é criar oportunidades para Poetas e Instituições poderem realizar seus projetos e sonhos. Somos inovadores em criação de projetos,
    ex: 1º DVD DE POESIA FALADA DO BRASIL, LIVRO RETRATO DE MÃE, CINEMA DE BONECOS, COLETÂNEAS UNINDO POETAS DE TODO O BRASIL, etc. Participamos de várias Bienais, e em 2011 já estávamos com estande próprio na Bienal Internacional de Alagoas, onde transformamos nosso estande em um ponto cultural dentro da Feira. E seguindo essa evolução, já estamos com nosso estande na Bienal Internacional de São Paulo, a segunda maior Bienal do mundo, com uma expectativa de público de mais de 750.000 pessoas. Possuímos um parceiro, a FUNDAÇÃO RAIMUNDO MARINHO, que se encantou ao conhecer nosso trabalho e dedicação. Em nosso estande na Bienal de São Paulo iremos realizar vários lançamentos de livros de projetos por nós criados. Um deles será o PROJETO IMORTAIS, que será o registro literário em forma de coletânea ou livro solo dos Imortais das Academias que povoam nosso País. Em nosso estande será servido um coquetel de lançamento para que os envolvidos no projeto possam receber seus convidados (limite de número de pessoas à combinar). A Editora Iluminatta cuidará também de credenciais para os autores da obra, da diagramação, capa, revisão, ISBN (Registro Internacional da Obra com código de barra) é o que garante os direitos autorais da Obra, serviços gráficos, etc. O custo da edição varia de acordo com o tamanho do projeto, como: quantidade de páginas, tipo de capa, cores, dimensões do livro, etc.
    Colocamo-nos a disposição para qualquer orientação.
    A maneira mais viável para decolar o projeto é a forma de cooperativismo (coletânea), o investimento é muito baixo e o retorno é em forma de exemplares do livro.
    Se desejarem nos visitar para uma reunião em nossa Editora (Campinas - SP) serão bem vindos ou podem entrar em contato pelos nossos telefones ou ainda agendar uma reunião para irmos até a cidade de vocês.
    Cordialmente,

    EDITORA ILUMINATTA
    "PORTAL DO POETA BRASILEIRO"
    R. Botafogo, 429
    San Conrado - Sousas - Campinas - SP
    ALINE ROMARIZ
    (PRESIDENTE)
    TECO SEADE
    (DIRETOR CULTURAL)
    F: (19) 32352554 92089976

    ResponderExcluir