domingo, 20 de dezembro de 2009

ARLS Ordem e Progresso nº 25 da GLMEMS promove banquete solsticial

Aconteceu nesta ultima sexta-feira dia 18 de dezembro de 2009, o tradicional banquete solsticial da ARLS Ordem e Progresso nº 25, do Oriente de Campo Grande, da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso do Sul.
A sessão foi dirigida pelo VM Irmão Mario Troi e contou com uma grande quantidade de Irmãos visitantes da Grande Loja, Grande Oriente do Brasil e Grande Oriente de Mato Grosso do Sul.
O Irmão Orador fez um breve relato sobre os banquetes maçônicos abordando a história e liturgia, esclarendo que os banquetes resgatam antigas tradições por narrativas do surgimento das festas solsticiais, dos ágapes fraternais e dos brindes de saúde.
“No século XVIII, em França e Inglaterra, países de onde a Maçonaria Brasileira importou em grande parte seus costumes, os trabalhos das Lojas Maçônicas, principalmente, nas sessões de recepção de candidatos – Iniciação –, completavam-se com celebrações por ágapes fraternais. Consolidavam ao redor de mesa comum o espírito de solidariedade e igualdade entre seus membros. Esses ágapes ganharam importância tal que ritualistas no decorrer dos anos formalizaram e instituíram procedimentos para estas ocasiões, inspirados no misticismo dos cultos agrários e na ciência das antigas escolas esotéricas. Com o advento das Lojas Militares resgataram-se, por herança das Ordens Cavalheirescas, os imemoráveis brindes à saúde e homenagens. A liturgia ganhou história e razão, adquiriu terminologia própria e alegorias de exaltação às lembranças das conquistas Militares e da Arte da Construção.”
Maçonaria - Loja de Mesa - Brindes de Saúde. Origens, História e Liturgia
Paulo R.M. de Almeida
O Poderoso Irmão Luiz Adive Palmeira, Secretário de Planejamento do GOB-MS, falou em nome dos visitantes agradecendo a fraternal recepção, e da alegria em estar numa Loja que é tida com modelo de paz e concórdia desejando a todos um profícuo ano novo.
O VM Irmão Mario agradeceu os Irmãos visitantes e desejou a todos um feliz natal e ano novo junto aos seus familiares.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário