sábado, 22 de maio de 2010

JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO NA AMLMS

Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul, acolhe dois ilustres maçons e, coube a este que vos fala a apresentação de um deles: JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, filho do gaúcho, José Sabino Maciel Monteiro (TC do EB, ex-combatente da 2.ª Guerra Mundial), e Lourdes Seraphim Maciel, uma família de militares (avo, pai e irmãos), natural da cidade de São Paulo-SP, onde nasceu aos 19 de janeiro de 1947, casado com: Selene Andréa Simioli Maciel Monteiro. Os Simioli de participações memoráveis no cenário da maçonaria sul-mato-grossense. Pai de Andréa Simioli Maciel Monteiro, Diego Simioli Maciel Monteiro e Leandro Simioli Maciel Monteiro (falecido).
Senhores e Senhoras comecei a conhecer o JOÃO BATISTA MACIEL MONTEIRO NETO, assim sem formalidades, em virtude de nos encontrarmos a época em determinado momento e dia, num mesmo local, era 1985, há exatamente vinte cinco anos atrás, isto é, estávamos com trinta e sete anos e mais, e com a mesma finalidade, a de fomentar nos filhos desde a infância, princípios norteadores de formação do cidadão: Honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.
Participávamos, ou melhor, ele e sua família e várias crianças, entre elas, meus dois filhos. Estou falando do Grupo de Escoteiros “Olavo Bilac”, cuja sede foi durante muito tempo nas instalações do Serviço Social da Indústria - SESI, na Avenida Afonso Pena com a Rua João Rosa Pires e Travessa Sesi, e, hoje o grupo atua a partir do campus do SESI, próximo do conjunto habitacional José Abrão. Uma escola de aprendizagem ao enfrentamento de desafios, solidariedade e de reconhecimento de limites.
Pois bem, todos os sábados o grupo tinha a presença de JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO e de seus familiares. Ele um voluntário, abnegado, sempre vibrante, um incentivador da pratica do civismo junto aos escoteiros, um “paizão” para os meninos e meninas integrantes da entidade e, que hoje são homens e mulheres da nossa sociedade, e muito aprenderam com os ensinamentos do JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, com certeza, empregando-os no dia a dia da vida.
Por questão de justiça, cumpre dizer que: devido minhas funções profissionais, quem respondia pelos meus filhos perante o grupo era a Delasnieve, minha esposa e em face disso, mantivera muitas conversações com JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, um dos lideres do Grupo, principalmente na busca de melhorias para os Escoteiros do “Olavo Bilac”, o primeiro grupamento de escoteiros de Mato Grosso do Sul.
Os meninos cresceram e, saíram do escotismo, o rumo passou a ser outro, onde cada qual deu seguimento as incumbências familiares, laboriosas e sociais do cotidiano. Pronto, não vi mais o JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, nem de longe.
Os janeiros foram passando e, eis que mais uma vez apareceu o JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, na minha vida. É verdade, Ele foi recebido maçom na ARLS – AURORA II, N.º 2017, do Grande Oriente do Brasil, nesta cidade morena. Gente, na minha Loja (sem qualquer pretensão), nos reencontramos. Daí para frente o JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO deu seqüência a sua caminhada na maçonaria, com brilhantismo e bem ao natural.
O JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, cursou o 2.º grau no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Tendo concluído em 1966. Em seguida, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, na cidade de Resende – Estado do Rio de Janeiro, onde conclui o curso em 1970 – com graduação e opção por Cavalaria.
Graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida – UVA, na cidade do Rio de Janeiro-RJ, em 1978.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO, também no Rio de Janeiro-RJ, com conclusão em 1980, obtendo mestrado em Cavalaria.
Cursou a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, em Campo Grande-MS, especializando-se em “Política e Estratégia”, em 1994.
E, em 2008, concluiu o curso de “Capelania Hospitalar” (curso de extensão), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS.
Obs.: Ele vai ao encontro dos enfermos e leva palavras de conforto, num exercício de entrega ao próximo, um sacerdócio. Falar com pessoa desconhecida e que precisa de um ombro amigo, transmitir confiança e saber ouvi-la; senhores e senhoras não é tarefa fácil, é preciso além da capacitação, ter vocação, vontade de ajudar pessoas quando elas mais necessitam, por vezes no momento do suspiro final, em suas visitas aos hospitais. Este é o JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, fraterno, solidário e justo, pronto e a ordem, para servir, mesmo antes de ser maçom. Parabéns. Fica o registro do reconhecimento pela sua dedicação, você faz a diferença.
Na condição de militar teve exercício em várias unidades da federação.
Estava na ativa, no posto de Tenente Coronel, quando foi para a reserva do Exército Brasileiro, após magnífica folha de serviços prestados a nação brasileira, no cumprimento do seu mister de militar.
Na iniciativa privada foi presidente do Circulo Militar de Campo Grande-MS, gerente geral da Gold River Mineração – Campo Grande-MS e Coordenador do XVI Ciclo de Política e Estratégia da Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra – Campo Grande-MS.
Na Maçonaria foi iniciado em 13 de agosto de 1994, na ARLS – AURORA II, N.º2017- Grande Oriente do Brasil, estabelecida à rua São Félix, 789, Jardim Vilas Boas, nesta capital.
Nos graus filosóficos, atingiu o grau 33.
É possuidor da Medalha do Pacificador (“Dê a César o que é de César”), tem Reconhecimento Maçônico e Grande Reconhecimento Maçônico, concedido pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33, para o Rito Escocês Antigo e Aceito.
Nas atividades culturais:
Tem proferido palestras em instituições privadas e maçônicas.
Produziu muitos artigos baseados em pesquisas e, boa parte deles deram origens às palestras.
Cito alguns dos artigos: “Nada ocorre sem causa”, “Excluídos, Miseráveis, Pobres e Necessitados”, “Nossos talentos”, “Atividade e trabalho”, “Em direção ao Infinito”, “Violência”, “Meu pai por minha Mãe”, entre tantos outros artigos, são mais de cinquenta.
Hoje, posso afirmar: Quão bom é ter você como irmão e doravante confrade, e o privilégio de contar com o seu conhecimento e experiência de vida, uma conquista impar para a AMLMS.
Seja bem-vindo JOÃO BAPTISTA MACIEL MONTEIRO NETO, a Academia Maçônica de Letras de Mato Grosso do Sul.
Muito obrigado.
Campo Grande – MS, 14 de maio de 2010.
Nelson Vieira de Souza
Membro da AMLMS – Cadeira n.º 16 – Patrono: José Bonifácio de Andrada e Silva








Um comentário:

  1. Bom dia,
    gostaria de fazer algumas perguntas à respeito da Maçonaria.
    Por favor,não me levem à mal,é apenas dúvidas a vosso respeito:
    A Maçonaria é uma entidade filantrópica ou Evangélica?
    Qual a visão da Maçonaria em se tratando da Bíblia Sagrada?
    Os Maçõns crêem na Salvação?
    Admiro muito o trabalho que é feito pelos Maçõns em ajudar as pessoas.
    Que Deus os abençoe,e,repito,não é crítica,é apenas dúvidas à vosso respeito.
    João Batista Maciel

    ResponderExcluir