sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Mestres Maçons da Marca fundam a Loja da Marca Cuiabana n.º 19

Na manhã de sábado, dia 18 de agosto de 2012, o Templo York do GOB-MT – Grande Oriente do Brasil – Mato Grosso, em seu Palácio da Concórdia, no Oriente de Cuiabá/MT foi o local da Consagração e Instalação da Loja de Marca Cuiabana nº 19, ligada a Grande Loja de Maçons da Marca do Brasil. A primeira e histórica Loja da Marca do Oriente de Mato Grosso. Os Irmãos MMM, Benedito Jr. (Venerável Mestre), e seus Principais Oficiais: Irmãos Handus Freitas (1º Vigilante), Fernando Di Loreto (2º Vigilante), Ney Arruda (Mestre Supervisor), Danilo Bortoncello (1º Supervisor) e Rodolfo Oliveira (2º Supervisor), foram devidamente instalados e empossados em seus respectivos cargos e funções pelo Soberano Grão Mestre da Grande Loja de Marca do Brasil, Irmão Gerson Magdaleno e sua digna comitiva. O Soberano Grão Mestre da Marca dirigiu todo o conjunto das três cerimônias, de forma didática e explicativa. Sem perder o tom de solenidade e emoção, próprios do Grau da Marca.

A comitiva do Soberano Grão Mestre, Gerson Magdaleno contou com a presença do Eminente Irmão Paulo Roberto de Medeiros, Grão Mestre Adjunto da Grande Loja de Marca do Brasil, do Muito Respeitável Irmão Marco Antônio Queixada, Grão Mestre Assistente, do  Muito Venerável Irmão Cezar Mingardi, 1º Grande Vigilante, do Venerável Irmão Luiz Carlos Casalotti, Grande 2º Diácono.

Vindo do Oriente de Mato Grosso do Sul, abrilhantou especialmente as cerimônias executadas, o Venerável Mestre da Loja Mato Grosso do Sul de Mestres Maçons da Marca nº 16 do Oriente de Campo Grande/MS, o ilustre Irmão MI Luiz Adive Palmeira que trabalhou ativamente no complexo cerimonial ofertando toda a sua segurança ritualística e carinho pela Loja da Marca recém inaugurada, em sua qualidade de fundador. O V.M. Irmão MI Luiz Adive Palmeira cimenta com sua visita ao Oriente de Cuiabá/MT, esse próspero irmanamento das Lojas da Marca de Cuiabá/MT e Campo Grande/MS, demonstrando a certeza do caminho integrativo a ser seguido.

A Loja da Marca Cuiabana n.o 19 nasce do compartilhamento de virtudes e princípios de Irmãos seriamente comprometidos com os Estudos Maçônicos no Pós-Simbolismo, destacando a tenacidade dos Mestres Maçons da Marca, Irmão Waldemar Pinheiro dos Santos e Irmão Valdemi Olindo que laboraram com grande energia em prol da fundação da Loja da Marca no Oriente de Mato Grosso, tendo assim a A.R.L.S. “Obreiros de Hermon n.o 3.175” como a primeira instituição maçônica patrocinadora do Grau da Marca em Mato Grosso.

Não é ocioso recordar que o Irmão MMM Ney Arruda em 2011, juntamente com os Irmãos MMM, Handus Freitas, Jairo Ribeiro, Rodolfo Oliveira, Weber Miranda, José Antonio do Carmo e Epaminondas Moraes haviam instalado os trabalhos do Núcleo de Estudos do Grau da Marca, com autorização do Eminente Grão Mestre Irmão Júlio Tardim,  na Biblioteca do GOB-MT no Palácio da Concórdia, no Oriente de Cuiabá/MT, quando compareceram sempre aos sábados pela tarde, para desenvolverem estudos iniciais das obras sobre o Grau da Marca de 03 autores internacionais, a saber: David Mitchell, Andrew Prescott e do Reverendo Neville Barker Cryer, todas as obras publicadas pela Editora Madras de São Paulo.

O compromisso dos Irmãos fundadores a ser seguido encontra-se na virtude de que os instituidores da Loja de Estudos da Marca Cuiabana n.o 19 possam realizar seus estudos a partir de idéias surgidas em suas respectivas Lojas Simbólicas e vivências maçônicas. Não importando aqui a "idade" de vida maçônica. De repente, tem se construído uma "falsa premissa" de que só o "Maçom velho" tenha possibilidade e maturidade de estudar e apresentar novos caminhos para a Maçonaria Brasileira.
A riqueza de Loja da Marca Cuiabana n.o 19, provavelmente encontra-se no fato de que, de forma inédita no Oriente de Mato Grosso, é ela que congrega Irmãos iniciados nos Ritos Schoreder, York, Adonhiramita e Escocês. Assim, todos tendo propostas guardadas de estudos no Pós Simbolismo, suspeitas maçônicas dogmáticas, vestígios temáticos a serem escavados numa investigação mais cuidadosa e profunda que somente o Grau da Marca pode ofertar a um Mestre Maçom.

Assim, foi muito marcante a inauguração dos trabalhos do Grau da Marca no GOB-MT – Grande Oriente do Brasil Mato Grosso, que se encerrou em lauto almoço de confraternização na Churrascaria Gaúcha.
Colaboração: Irmão Ney Arruda








Nenhum comentário:

Postar um comentário