domingo, 23 de fevereiro de 2014

INSTALAÇÃO NA ORDEM DA CRUZ VERMELHA DE CONSTANTINO

Aconteceu neste ultimo sábado, dia 22 de fevereiro de 2014, a instalação do novo Muito Poderoso Soberano do The Paths of Wisdom Conclave nº 514 da Ordem Maçônica e Militar da Cruz Vermelha de Constantino e as Ordens do Santo Sepulcro e de São João Evangelista da Inglaterra.
Muito Poderoso Soberano Ill. Kt. John Collakis 2013/2014 fez a instalação do Ill. Kt. John Charles Woodrow para o período 2014/2015. A Ordem chegou ao Brasil em 2012 num trabalho conjunto dos Irmãos do Distrito Inglês e do GOB, que estiveram em Londres para a fundação do Conclave Caminhos da Sabedoria, nº 514 e tem crescido bastante.
Participaram Irmãos de várias partes do Brasil, de Mato Grosso do Sul, o Poderoso Irmão Luiz Adive Palmeira, Grão Mestre Adjunto do GOB-MS, que é um Muito Poderoso Soberano Passado da Ordem se fez presente, ocasião em que recebeu seu certificado.
Reproduzimos abaixo um trabalho do V. Irmão Plinio Virgilio Genz, membro e grande conhecedor da maçonaria inglesa.



 A Ordem da Cruz Vermelha de Constantino pertence à classe “Oriente e Ocidente” dos Ritos Iniciáticos, consistindo basicamente de três graus: Cavaleiro, Sacerdote e Soberano-Príncipe, títulos que representam graduações na escala de iniciação. São suplementados por duas escalas adicionais de Cavalaria, as Ordens Complementares, e coletivamente completam o Rito:
Cavaleiro da Cruz Vermelha de Constantino
Cavaleiro do Santo Sepulcro
                                      Cavaleiro de São João Evangelista

            O primeiro Grau do Rito conduz desde a Revelação Pagã até a Cristã, usando a Lenda de Conversão de Constantino o Grande, como um símbolo da transição. O candidato, um Maçom do Arco Real, inicia uma jornada mística em busca de conhecimento divino, vendo seus esforços finalmente recompensados quando se compromete a seguir os inspirados passos do Grande Imperador Constantino.


            O segundo e terceiro graus de Cavaleiro do Santo Sepulcro e Cavaleiro de São João Evangelista constituem as Ordens Complementares e são conferidos respectivamente em um Santuário e numa Comandância (Commandery).
            O quarto grau é o de Venerável Eusébio e é um dos Sacerdócios simbólicos. Quando um Cavaleiro atinge essa condição, estará qualificado para o cargo de Vice-Rei de um Conclave. O quinto e último grau é restrito ao de Muito Poderoso Soberano, que representa Constantino, o Soberano Príncipe do Oriente e do Ocidente, e este significativo grau cristão é o ponto culminante deste importante Rito Maçônico.
            Trata-se de uma ordem cristã e os candidatos, Companheiros do Arco Real, devem confirmar que professam a crença na Santíssima Trindade. Para a cerimônia de admissão os candidatos devem usar os paramentos do Arco Real, isto é, Avental, Faixa e Joia.
            O grau da Cruz Vermelha de Constantino tem uma história bastante movimentada e sua existência é conhecida pelo menos desde 1770, porém somente em 1865 ela foi organizada como uma Ordem Maçônica soberana.   
            Caio Flávio Valério Aurélio Cláudio Constâncio (cerca de 270-337 D.C.) era filho de Flávio Valério Constantino Chlorus e de sua consorte Helena. Ele sucedeu seu pai como Governador da Espanha, Gália e Bretanha, tendo sido proclamado como Imperador do Ocidente pelas legiões romanas em York no ano 306 e, com a subsequente derrota de Maxêncio (na batalha da Ponte Mílvia próximo de Roma no ano 312), firmou a sua posição e foi aceito pelo Senado. Após discórdias e problemas internos, venceu o Imperador Licínio próximo ao Bizâncio em 323 e o Império do Oriente ficou sob seu controle, tornando-se Imperador do Oriente e do Ocidente. Após a transferência de sua sede de Roma para o Bizâncio em 328, procedeu a dedicação da nova capital, que foi renomeada para Constantinopla.

            Constantino foi o primeiro Imperador Romano a abraçar e promover abertamente o Cristianismo. Convocou uma série de Concílios de Bispos que estabeleceram uma base firme para a liturgia e crença cristã, e foi sob o seu comando que essas decisões foram promulgadas pelas igrejas como a pedra fundamental da cristandade. Ele foi batizado na nova fé pouco antes de sua morte, que ocorreu em Bitínia em 22 de maio de 337. 

fotos da rede colméia: www.redecolmeia.com.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário